Connect with us

Guia de Carreiras

Entrevista de emprego: 9 erros que você não pode cometer

Uma entrevista de emprego pode ser uma experiência estressante. Convencer um desconhecido de que você é um adulto competente e qualificado, é sempre um desafio. Entretanto, há uma série de atitudes que se pode tomar para ir bem nessa etapa.

Você já montou o currículo perfeito e sabe que tem as habilidades necessárias para preencher a vaga com excelência, todavia ainda teme a entrevista. Quer conquistar o emprego dos seus sonhos? Então prepare-se e não cometa os 9 erros a seguir!

1. Parecer desinteressado

Isso enlouquece qualquer empregador. A maioria deles tem mais candidatos do que precisam ou querem, portanto, se você não consegue demonstrar seu interesse, eles provavelmente não o contratarão.

Existem inúmeras formas de mostrar que você é a pessoa certa para uma determinada posição. Chegue no horário combinado (ou mesmo com antecedência), vista-se adequadamente, desligue seu celular e mostre interesse na empresa e na vaga ofertada.

Cerca de 50% dos candidatos a emprego chegam atrasados em suas entrevistas. E esse é um dos maiores erros que você pode cometer. Passar muito tempo ao telefone na área de espera também envia uma mensagem poderosa ao recrutador: a de que assuntos pessoais são mais importantes que estar ali.

Faça perguntas inteligentes, que indicam que você fez alguma pesquisa, mas evite questionar coisas que você poderia ter descoberto com uma simples busca no Google.

2. Estar despreparado

A falta de preparação geralmente se torna óbvia rapidamente. Por isso, analise a descrição da vaga e sua correspondência com ela, e prepare suas respostas às perguntas-padrão de entrevistas de emprego.

Esteja preparado para que o recrutador pergunte: “o que você sabe sobre a empresa?”, e “por que gostaria de trabalhar aqui?”, por exemplo. Se você tiver um plano de carreira, ótimo. Ele pode ajudar a responder questões como “onde você se vê em 5 anos?”, entre outras.

Para se preparar, leia artigos orientando como responder às perguntas mais comuns em entrevistas, e faça uma boa pesquisa sobre o empregador. Confira no site da empresa a missão, visão e valores, onde estão localizados e se eles fazem parte de uma organização maior ou têm subsidiárias. Anote o nome dos principais produtos/serviços e familiarize-se com eles.

Se você souber o nome do entrevistador, confira seu perfil no LinkedIn e veja se vocês têm algo em comum. Para garantir que nada dê errado no grande dia, verifique quanto tempo você levará para se locomover até o local da entrevista, e procure chegar com pelo menos 10 minutos de antecedência.

3. Mascar chicletes

Um número surpreendente de candidatos a emprego acaba mascando chicletes durante a entrevista. Esse erro pode acometer mesmo profissionais mais experientes, e diminuir suas chances de serem aceitos para o trabalho dos sonhos. Deixe a goma de mascar em casa.

Mascar chicletes durante uma entrevista de emprego faz você parecer desinteressado, demonstra uma postura pouco profissional e pode prejudicar a sua carreira.

4. Receber um telefonema

Já recomendamos que você desligasse o telefone em outro tópico, e agora vai ficar claro o porquê. Se o seu telefone toca no meio de uma entrevista, você pode dizer adeus àquela vaga.

Além de mostrar falta de preparação, esse é um dos erros mais fáceis de se evitar, e por isso pesa tanto contra o candidato. Nunca tire seu telefone do bolso durante uma entrevista de emprego. Deixe telefonemas e mensagens de texto para depois.

5. Esquecer que a entrevista é uma via de mão dupla

Não vá para a entrevista pensando que você é o único tentando convencer alguém ali. Você deve fazer perguntas que ajudem a descobrir se o trabalho, as pessoas e o empregador se encaixam nas suas expectativas.

Trata-se de um momento de decisão, tanto para contratantes quanto para contratados, e sua oportunidade de decidir se seria feliz trabalhando naquela organização. Tenha uma lista de perguntas prontas e observe o local.

Os funcionários e clientes estão sorrindo? As pessoas parecem ocupadas ou entediadas? Essa é a sua chance de descobrir se este é um local agradável para passar grande parte dos seus dias.

6. Fazer as perguntas erradas no momento errado

Tão ruim quanto não ter nenhuma pergunta a fazer, por desconhecimento, é fazer as perguntas erradas. Durante sua primeira entrevista, falar apenas de salário, promoções, férias e benefícios pode não pegar bem. Essas perguntas indicam que você está à procura de uma vaga pelos motivos errados.

Em vez disso, faça as perguntas que ocorreram quando você estava pesquisando sobre a empresa, na fase de preparação. Peça detalhes sobre o trabalho, procure entender como é um dia normal, descubra se alguém já ocupou anteriormente a posição para a qual você se candidatou. Seja criativo!

7. Reforçar uma linguagem corporal negativa

Se você nunca sorri, tem um aperto de mão frouxo e não faz contato visual com as pessoas que encontra pelo caminho, será tido como tímido ou desinteressado. Aproveite o momento da entrevista de emprego para mostrar seu interesse e entusiasmo, e mesmo que seja tímido ou introvertido, tente fazer um esforço.

8. Mentir ou exagerar a verdade

Você pode achar que mentir durante uma entrevista de emprego não trará nenhum problema futuramente, mas a verdade é que você sempre estará preso a qualquer mentira que tenha contado durante esse primeiro contato. Pode não ser imediatamente, mas mais cedo ou mais tarde, ela cobrará seu preço.

Além disso, entrevistadores experientes sabem quando um candidato está dando a resposta que acha que eles querem ouvir em vez da realidade. E eles não gostam disso. Não minta: se você é qualificado para o trabalho, suas realizações falarão por si.

9. Esquecer de mostrar ao recrutador o que você pode fazer por ele

Outro erro, que você não pode cometer na sua próxima entrevista de emprego, é deixar de vender suas habilidades. Todos nós temos uma série de características que nos diferenciam, e que foram forjadas ao longo de muitas experiências por aí.

Quando você pesquisa seu futuro empregador, deve descobrir como esses diferenciais podem ser uma vantagem para ele. Seja prático e vá direto ao ponto. Mostre como executou de forma bem-sucedida projetos similares e por que é a pessoa mais capacitada para assumir a vaga em questão.

Gostou de conhecer os 9 erros que você não pode cometer em uma entrevista de emprego? Então não se esqueça de deixar um comentário!

5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD