Connect with us

Guia de Carreiras

Experiência internacional: qual a importância para a educação

Quais são as habilidades que o mercado de trabalho exige hoje? Sem dúvida, podemos dizer que não são mais as mesmas de dez ou até mesmo cinco anos atrás. O mundo globalizado e interconectado pede profissionais prontos para lidar com o diferente, capazes de trabalhar com as possibilidades e desafios que ele oferece.

Uma experiência internacional é, com certeza, a melhor forma de desenvolver essas habilidades, afinal, ela pode colocar você completamente fora da sua zona de conforto. Conhecer outro país, vivenciar uma forma diferente de ensino em sala de aula — esses e muitos outros pontos mostram que a experiência vale a pena.

Quer saber quais são as principais vantagens de estudar fora e como conseguir essa experiência tão importante é muito mais fácil do que você imagina? Continue a leitura!

Quais são as principais vantagens de uma experiência internacional?

A primeira e mais óbvia vantagem é o upgrade no currículo. Experiências no exterior são muito valorizadas pelo mercado de trabalho e podem contar pontos a seu favor para contratações ou promoções.

Além disso, o aprendizado adquirido durante um intercâmbio ou um curso fora do país ajuda você a desenvolver habilidades muito úteis em processos seletivos e no dia a dia do ambiente de trabalho, como determinação, resiliência, organização, calma diante de imprevistos e capacidade para resolução de problemas.

Contato com outra cultura

Nenhuma cultura é igual, por mais que tenha semelhanças. Da mesma forma, na sua vida acadêmica e profissional ninguém nunca será exatamente igual a você. Conhecer modos diferentes de vida é fundamental para exercitar a tolerância, necessária em todas as esferas da vida.

A imersão em uma cultura diferente traz grandes aprendizados e inspirações, desenvolvendo em você habilidades que você sequer imaginava que podia ter. Aprender a observar as coisas de outros pontos de vista também ajuda a aumentar a criatividade e o pensamento estratégico.

Crescimento pessoal

Além de tudo isso, é preciso destacar também o grande crescimento pessoal que é trazido pela vivência no exterior. A possibilidade (e necessidade) de resolver seus problemas sozinho, lidar com imprevistos e com situações adversas desenvolve em você outra habilidade fundamental para o mercado de trabalho: a inteligência emocional.

Além disso, estar longe do conforto de casa também é uma grande oportunidade para desenvolver o autoconhecimento, já que conhecer outras formas de pensar certamente é algo que faz com que você reflita sobre seus próprios modos de ser e agir.

Contato com novas formas de ensino e aprendizagem

Apesar de em alguns casos existirem muitas semelhanças, nenhum sistema de ensino é completamente igual. Seja no formato das aulas, na organização das salas e divisão de turmas, no material usado ou no contato entre professor e aluno, por exemplo, é certo que, ao estudar no exterior, você encontrará muitas coisas diferentes das aulas que está acostumado a ter no Brasil.

Essas diferenças demonstram que existem diversas formas de aprender, e podem, inclusive, ajudar você a perceber com qual delas se identifica mais. O contato com outros modos de pensar o ensino é uma forma de ampliar nosso ponto de vista, estimula o autodidatismo e a busca por inovação.

Imersão em outro idioma

Estudar em casa ou mesmo passar anos em diferentes escolas de idiomas certamente proporcionará a você um nível satisfatório de fluência em outro idioma, mas nada se compara à prática da língua nas situações do dia a dia.

Caso escolha como destino um país cuja língua oficial não é o português, você terá a chance de viver uma imersão completa na língua, capaz de acelerar o aprendizado muito mais do que qualquer técnica de estudo.

Ampliação da rede de contatos

As universidades europeias e norte-americanas, principalmente, são famosas pelo alto nível de internacionalização. Elas recebem, todos os anos, centenas de estudantes de todas as partes do mundo.

Estudar no exterior, mesmo que por pouco tempo, te coloca em contato com um mundo de possibilidades — e pessoas — diferentes. Uma breve experiência de intercâmbio pode garantir bons contatos em todos os cantos do mundo.

Pontos para o currículo

Como já dissemos, uma experiência no exterior é uma excelente forma de investir em um upgrade no currículo. Por todas as vantagens já citadas aqui, a vivência internacional é vista com muito bons olhos por grandes empresas dos mais diferentes mercados.

Além disso, é possível agregar ainda mais valor ao currículo buscando cursos no exterior que não existem no Brasil, ou que são aplicados por uma perspectiva diferente. Assim, além da experiência de ter estudado fora do país, você também poderá trazer para a empresa uma nova visão, novas ideias e perspectivas de atuação.

Autoconhecimento

Já falamos aqui sobre o crescimento pessoal proporcionado por uma experiência no exterior, no entanto, existe um ponto que merece destaque: o autoconhecimento. Estudar no exterior significa ficar longe de todos aqueles com quem você convive e sair definitivamente da zona de conforto. Nessa posição, você é obrigado a conviver mais consigo mesmo.

Além disso, as adversidades vivenciadas quando se está fora do país de origem obrigam você a se entender melhor, avaliar sua postura e comportamento, afinal, você estará em contato com pessoas que podem ter crenças e hábitos totalmente diferente dos seus, e precisa descobrir formas de se adaptar ao novo contexto.

Em resumo, a vivência no exterior forma profissionais multifacetados, que tendem a ser muito mais tolerantes e flexíveis. Também ensina a lidar com imprevistos, além de melhorar as habilidades linguísticas e incentivar a criatividade ao possibilitar o contato com ideias diferentes e inovadoras.

Estudar fora do país é um investimento que certamente vale a pena. É uma experiência única e engrandecedora, que fará toda a diferença na sua vida profissional. A Faculdade Unyleya oferece programas que possibilitam que você vivencie todas essas vantagens com grande qualidade e de forma rápida.

Agora que você já conhece as principais vantagens de ter uma experiência internacional, que tal começar a se preparar com antecedência? Entre em contato com a Faculdade Unyleya e conheça todos os detalhes sobre nossos programas. O mundo espera por você!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD