O que é a obtenção de novo título? Descubra como tudo funciona!

  • 19/jun/2017

O que é a obtenção de novo título? Descubra como tudo funciona!

A diminuição de vagas de emprego é um dos fenômenos que mais assustam muitos profissionais que já estão inseridos ou que querem uma posição no mercado de trabalho. Nesse cenário, é preciso usar a criatividade e investir em inovação para conquistar o tão sonhado destaque na carreira, e a obtenção de novo título pode ser a saída para manter-se no mercado com uma boa posição.

Claro que algumas pessoas se assustam só de imaginar como seria prestar o vestibular novamente, entrar em uma faculdade e passar por todo o processo necessário para conseguir ingressar em uma nova graduação.

Entretanto, existem alternativas que tornam essa tarefa mais fácil do que você pensa. Quer saber como? Então, continue a leitura deste post e descubra como é possível a obtenção de novo título!

O que é a obtenção de novo título e por que fazer essa escolha?

Para quem já concluiu o ensino superior e deseja continuar a formação na área escolhida, existem diversas opções de curso, como pós-graduações, MBAs, mestrados ou doutorados. Em alguns casos, porém, essas opções não suprem as demandas do profissional e, nessa hora, uma segunda graduação pode ser uma boa alternativa.

Assim, a possibilidade de adquirir uma nova qualificação e de desenvolver habilidades diferenciadas tem atraído muitas pessoas que desejam ir além do campo de conhecimento abordado em seu primeiro curso superior.

As regras para ingressar em um novo curso podem variar de acordo com a instituição escolhida, mas, na maioria dos casos, as faculdades oferecem um processo seletivo exclusivo para quem já possui um diploma de ensino superior, diferente daquele destinado aos alunos que buscam a sua primeira graduação.

E os segredos para começar acertando na escolha são avaliar com bastante atenção os seus objetivos pessoais e profissionais, verificar os cursos disponíveis e, também, o perfil da faculdade para que você consiga selecionar a opção ideal para o seu futuro.

Que vantagens profissionais um novo título pode trazer?

Uma segunda graduação pode trazer muitas vantagens para a sua vida profissional. Da reciclagem de conhecimentos até a guinada na carreira, você pode abrir as portas para o sucesso e garantir a permanência no mercado de trabalho com um diferencial relevante em seu currículo profissional.

A seguir, vamos listar algumas dessas vantagens de acordo com as diferentes motivações para investir em um segundo título. Confira!

Para quem quer se aperfeiçoar em sua área de atuação

A obtenção de novo título é uma excelente solução para quem deseja se aperfeiçoar na carreira. Um profissional formado em Engenharia, por exemplo, pode procurar um curso de Administração para ter um foco em gestão e se candidatar a cargos de gerência na empresa em que atua.

Já um profissional da área de Publicidade e Propaganda, um segmento repleto de nichos e oportunidades, pode se interessar por uma graduação em Cinema ou em Rádio e TV, para aprofundar seus conhecimentos e ampliar as suas possibilidades de atuação.

Como você pode perceber, independentemente da sua área de atuação, sempre haverá uma ou mais opções de graduação que poderão complementar a sua formação e garantir um ponto de destaque ainda mais atrativo para o seu currículo.

Os novos títulos também são importantes para quem deseja ingressar na carreira de servidor público, pois, mesmo com um conhecimento vasto em determinada área do conhecimento, os concursos costumam exigir um diploma específico para cada vaga.

Por fim, outro público potencial são as pessoas que possuem um perfil empreendedor. Alguns cursos são ótimos para quem quer abrir o próprio negócio e podem ser combinados com várias áreas de atuação.

Para quem deseja se tornar um profissional polivalente

Ser um profissional com habilidades diversas é um diferencial que pode ser bastante vantajoso no mercado de trabalho, independentemente da sua área de formação. Afinal, indica a possibilidade de atuar em diferentes funções, ampliando as suas oportunidades de atuação.

Nesse contexto, obter uma segunda titulação acrescenta ao currículo características que podem dar um impulso a mais na carreira, além de somar os conhecimentos necessários para se destacar profissionalmente.

Para quem sonha em mudar de carreira

Outra situação em que a obtenção de novo título se apresenta como uma opção interessante é quando o profissional opta por uma mudança drástica em sua carreira.

Um advogado que decide virar chef de cozinha, por exemplo, vai encontrar na graduação em Gastronomia o melhor caminho para entrar nesse novo mercado com um respaldo de conhecimentos e um diploma que ateste essa condição.

Existem casos, porém, em que é possível realizar essas mudanças sem a necessidade de obter um novo título. No entanto, áreas como Psicologia, Engenharia e Arquitetura exigem um diploma de graduação para o exercício da profissão, ou mesmo, uma certificação fornecida por órgãos de classe específicos.

Para quem quer adquirir as habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho

Que o mercado de trabalho está em constante transformação não é nenhuma novidade. Mas, justamente por essa mutabilidade, é importante que os profissionais estejam sempre atualizados, para acompanhar e, também, para se adequar a tais mudanças.

E, dependendo da área de atuação, investir em um novo diploma é uma decisão que pode contribuir fortemente para que o profissional adquira novos conhecimentos de forma mais aprofundada e desenvolva as características que o mercado atual busca.

Para quem busca realização pessoal

É muito comum, especialmente entre os mais jovens, a preocupação em escolher uma área de atuação que traga segurança financeira e possibilidades de crescimento profissional.

Entretanto, com o passar dos anos e com a estabilidade conquistada, muitos voltam a estudar para realizar um sonho e buscam obter um novo título por motivos de realização pessoal.

Nesse aspecto, cursar uma graduação exclusivamente pelo prazer de aprender pode deixar a vida pessoal e profissional muito mais feliz!

Por isso, independentemente da situação em que você se encontra, se o desejo de iniciar um novo curso de graduação apareceu, vale a pena investir nesse processo e procurar a melhor opção para o seu perfil.

Como é o processo seletivo?

Cada Instituição de Ensino tem os seus próprios critérios para o ingresso em uma nova graduação: algumas oferecem o vestibular para a Educação a Distância, enquanto outras optam pela análise do currículo acadêmico ou, ainda, por uma entrevista com os coordenadores do curso.

A dica aqui é procurar a Instituição de Ensino que mais se encaixa nos seus objetivos e conhecer as possibilidades que ela oferece e que podem contribuir com a sua formação. Assim, é possível encontrar a melhor opção para o seu caso. Acredite, pode ser mais simples do que você imagina!

Como conciliar uma segunda graduação com a rotina de trabalho?

Esse é um ponto delicado para quem já possui uma rotina de trabalho pesada. Cuidar da carreira, da casa, da família e ainda encontrar tempo para a obtenção de novo título pode acabar parecendo uma missão impossível, não é mesmo?

Entretanto, algumas opções que as Instituições de Ensino oferecem podem facilitar esse processo. Uma boa dica é contar com a modalidade EAD, a Educação a Distância.

O ensino a distância tem a mesma qualidade de um curso profissional e vem se destacando por oferecer características como tecnologia e praticidade, além de contar com alguns benefícios extras que mostraremos no tópico a seguir. Confira!

Quais as vantagens de um segundo título na modalidade EAD?

As demandas dos dias atuais sobrecarregam qualquer pessoa, e a agenda apertada costuma ser o maior empecilho para quem já está no mercado de trabalho e deseja continuar estudando.

Nesse ponto, a modalidade EAD é uma ótima opção, pois dá ao aluno maior autonomia na gestão do seu tempo. Com aulas online, materiais didáticos e atividades avaliativas disponíveis em uma plataforma online, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos têm mais facilidade para organizar os estudos dentro da sua rotina e podem seguir o seu próprio ritmo de aprendizagem.

Outro fator importante é o aproveitamento da primeira graduação: mesmo que você tenha realizado um curso presencial, é possível validar algumas disciplinas na obtenção de novo título.

Mas é interessante lembrar que isso fica mais fácil se você permanecer na mesma área de estudo. Quem possui uma graduação em Jornalismo, por exemplo, consegue validar uma parte das matérias em outros cursos de Comunicação, principalmente as disciplinas básicas oferecidas nos primeiros semestres.

É essencial ressaltar, também, que um diploma na modalidade a distância tem reconhecimento e validade idênticos ao de um curso presencial. O que vai contar aqui são, principalmente, a qualidade e a idoneidade da Instituição de Ensino que você escolher para a obtenção do seu novo título.

Quem decide ingressar em segunda graduação tem um belo desafio pela frente — isso é inegável. Ainda assim, esse caminho pode ser extremamente gratificante e enriquecedor, basta ter dedicação e manter o foco no objetivo de agregar um diferencial à sua formação.

Vale a pena, ainda, realizar uma pesquisa mais aprofundada para verificar a existência de soluções que podem facilitar a sua conquista, como alguns benefícios oferecidos pelas próprias faculdades.

E lembre-se: profissionais que se mantêm ativos são mais bem valorizados pelo mercado, se destacam na hora de concorrer a vagas de trabalho e, além disso, desenvolvem uma postura mais otimista para lidar com os desafios do dia a dia das empresas.

Por isso, se você está interessado na obtenção de novo título, entre em contato conosco. Tire todas as suas dúvidas e encontre a melhor opção para investir na sua carreira, realizar seus sonhos e ganhar destaque no mercado.



Nosso App

Nossas Redes Sociais