Vestibular agendado: como funciona?

• 07/abr/2017

Vestibular agendado: como funciona?

Na busca pela continuidade dos estudos, da inserção no mercado ou da realização pessoal, entrar em uma faculdade se torna uma etapa essencial para toda pessoa. No entanto, para concretizar esse objetivo é preciso enfrentar os processos seletivos de ingresso das universidades, como vestibulares ou o Exame Nacional no Ensino Médio (Enem). Isso exige preparo, estudo e organização de horários para se fazer as provas. Contudo, para simplificar esse último ponto, temos o chamado vestibular agendado.

Esse exame surgiu para facilitar o acesso daqueles interessados em uma graduação que possuem muitos compromissos e nem sempre conseguem prestar os exames nas datas tradicionais. Dessa forma, ele se torna mais uma das possibilidades de se ingressar em uma universidade, o que é ideal também para quem não está terminando o Ensino Médio e não está acompanhando as datas dos vestibulares tradicionais.

O que é o vestibular agendado?

Quando for fazer uma ou várias provas de um exame seletivo tradicional, você possivelmente terá de alterar compromissos, postergar ou adiar viagens, faltar ao trabalho ou cancelar uma série de outros compromissos caso as datas desses coincidam com a do vestibular. Esse processo pode gerar muita dor de cabeça, até mesmo gastos e stress, contudo, para evitar alguns desses transtornos, temos o chamado vestibular agendado.

Ele é um tipo de processo seletivo realizado pelas universidades particulares, geralmente após os períodos de vestibulares tradicionais. Nele, é você quem escolhe o dia e até mesmo a hora da aplicação das provas, podendo encaixá-la em seus horários.

Quais são as principais características do vestibular agendado?

No momento de se inscrever para o vestibular agendado, o candidato já tem a oportunidade de se decidir pela data e hora em que deseja realizá-lo, podendo escolher o que melhor se adapta às suas necessidades. Desse modo, poderá evitar todos os problemas descritos acima de modo a se concentrar inteiramente na realização da prova (ou das provas).

Nesse ponto, vale destacar que o exame não difere das modalidades tradicionais, sendo composto geralmente de uma prova com questões de diferentes disciplinas contendo múltiplas escolhas e, dependendo da instituição de ensino, uma redação. Há casos em que somente a redação é aplicada.

O resultado costuma sair rapidamente, com o gabarito das respostas sendo divulgado após o término da realização do exame ou mesmo no dia posterior à aplicação.

Embora, na modalidade de vestibular agendado, a data e a hora fiquem a critério do aluno, que escolhe o que for mais cômodo e possível para ele, há épocas específicas em que o vestibular agendado é aplicado. Isso ocorre geralmente no começo e no meio do ano, para que o aluno possa ingressar na faculdade e pegar a matéria desde o começo, ou seja, para que não fique atrás dos colegas que entraram no método normal após terem feito o vestibular tradicional.

A prova, ou provas, de um vestibular agendado frequentemente é aplicada presencialmente em um local definido pela instituição.

Quais são as vantagens de optar por essa modalidade?

O vestibular agendado tem vantagens não só em relação à data de escolha das provas, como também no momento da prova. Veja melhor algumas das principais a seguir:

Maior flexibilidade para quem não tem muito tempo livre

É importante ressaltar que o vestibular agendado é uma possibilidade muito usada por cursos de graduação a distância, dando a oportunidade de os próprios alunos (que não costumam ter muito tempo disponível) se organizarem para conquistar uma vaga. Desse modo, quem não tem muito tempo livre pode se organizar melhor para encaixar as provas em alguma brecha dentro de sua agenda.

Quem também não conseguiu estudar muito tem a possibilidade de ganhar uns dias a mais para rever ou se aprofundar em determinados conteúdos.

Diminuição do stress e cansaço na prova

Não há stress ocasionado por ter de faltar ao trabalho, desmarcar compromissos, deixar os filhos pequenos em casa (caso os tenha) e outras situações que precisam ser revistas caso coincidam com a data de um vestibular tradicional. Isso porque, como mencionado, no vestibular agendado é você quem escolhe a data e o horário que melhor lhe aprouver para a realização do exame.

O vestibular agendado é uma modalidade de seleção quem tem ganhado destaque junto às Instituições de Ensino particulares por oferecer mais comodidade e flexibilidade aos alunos. Graças a ele, muitas pessoas conseguem conciliar o trabalho com as provas, tendo a chance de enfrentar o processo seletivo com maior tranquilidade, segurança e conveniência, o que pode até mesmo influenciar em seus desempenhos nos exames.

Desse modo, continuar os estudos se torna uma realidade mais possível, seja para melhorar a qualidade de vida, conseguir uma boa colocação profissional ou se formar na faculdade dos sonhos. Portanto, na hora de decidir por diferentes opções de vestibulares, busque saber quais universidades oferecem a modalidade, pois isso poderá se tornar mais vantajoso para você dependendo de suas necessidades, exigências e possibilidades.

Quer ficar por dentro de mais conteúdo como esse sobre vestibular agendado? Então curta nossa página no Facebook e receba nossos posts em sua timeline!