Vestibular agendado: como funciona?

  • 05/fev/2019

Vestibular agendado: como funciona?

Na busca pela continuidade dos estudos, seja para se inserir no mercado ou mesmo para a realização pessoal, entrar em uma faculdade se torna uma etapa essencial para toda pessoa. No entanto, para concretizar esse objetivo é preciso enfrentar os processos seletivos de ingresso das universidades, como vestibulares ou o Exame Nacional no Ensino Médio (Enem).

Essas provas têm o objetivo de selecionar — por meio da avaliação do nível de conhecimento — os candidatos mais preparados para fazer uma graduação. Portanto, ao optar por ingressar em uma instituição de ensino superior, é necessário muito preparo e estudo, além de organização dos horários e compromissos para comparecer no dia marcado para a realização do exame. Entretanto, para simplificar esse último ponto, temos o chamado vestibular agendado.

Essa prova surgiu para facilitar o acesso daqueles interessados em uma graduação, mas que possuem muitas obrigações e nem sempre conseguem prestar os exames nas datas tradicionais. Dessa forma, se torna mais uma das possibilidades de se ingressar em uma universidade, o que é ideal também para quem não está terminando o Ensino Médio e, por isso, não está acompanhando as datas dos vestibulares tradicionais.

Quer saber como funciona o vestibular agendado, quais são suas características e suas principais vantagens? Então, continue a leitura deste post e confira!

O que é o vestibular agendado?

Existem várias formas para se entrar em uma faculdade, no entanto, os dois principais tipos de vestibulares são o tradicional e o agendado. O tradicional é aquele em que o candidato comparece ao local de prova no dia determinado e faz o exame junto aos demais concorrentes.

Quando for fazer uma ou várias provas de um exame seletivo tradicional, você possivelmente terá de alterar atividades, postergar ou adiar viagens, faltar ao trabalho ou cancelar uma série de outros compromissos, caso as datas desses coincidam com a do vestibular. Esse processo pode gerar muita dor de cabeça, até mesmo gastos e estresse, contudo, para evitar alguns desses transtornos, temos o chamado vestibular agendado.

Esse é um tipo de processo seletivo realizado pelas universidades particulares, normalmente, após os períodos de vestibulares tradicionais. Nele, é você quem escolhe o dia e até mesmo a hora da aplicação da(s) prova(s), podendo encaixá-la(s) em seus horários.

A principal finalidade do vestibular agendado é simplificar a entrada do aluno na faculdade, assim, além da flexibilidade para escolher o momento de realização do exame, o seu agendamento pode ser feito por telefone ou nos próprios sites das faculdades.

Quais são as principais características do vestibular agendado?

No momento de se inscrever para o vestibular agendado, o candidato já tem a oportunidade de se decidir pela data e hora em que deseja realizá-lo, podendo escolher o que melhor se adapta às suas necessidades. Desse modo, poderá evitar todos os problemas descritos anteriormente de modo a se concentrar inteiramente na realização da prova (ou das provas).

Nesse ponto, vale destacar que o exame não difere das modalidades tradicionais, sendo composto, geralmente, de uma prova com questões de diferentes disciplinas — as quais podem ser de múltipla escolha ou discursivas — e, dependendo da instituição de ensino, uma redação. Há casos, inclusive, em que somente a redação é aplicada. É o caso da Faculdade Unyleya.

O resultado costuma sair rapidamente, com o gabarito das respostas sendo divulgado após o término da realização do exame ou mesmo no dia posterior à aplicação.

Embora, na modalidade de vestibular agendado, data e hora fiquem a critério do aluno, que escolhe o que for mais cômodo e possível para ele, há épocas específicas em que as provas são aplicadas. Isso ocorre, usualmente, no começo e no meio do ano, para que o aluno possa ingressar na faculdade e pegar a matéria desde o começo, ou seja, para que não fique atrás dos colegas que entraram pelo vestibular tradicional.

A prova de um vestibular agendado é, frequentemente, aplicada de forma presencial, em um local definido pela instituição. Outra forma possível é o envio da redação para o aluno — esse é o método adotado pela Faculdade Unyleya.

Quais são as vantagens de se optar por essa modalidade?

O vestibular agendado tem diversas vantagens, não só em relação à data de escolha das provas, como também no momento do exame. Veja, a seguir, as principais vantagens dessa modalidade de processo seletivo.

Liberdade de escolha

Como já falado, o primeiro e principal benefício do vestibular agendado, com relação ao tradicional, é a liberdade de escolher o melhor dia e horário para fazer a prova. Muitas vezes, as instituições de ensino marcam seus exames para as mesmas datas a fim de impedir a participação de uma parte dos candidatos no processo de seleção de faculdades concorrentes.

Dessa forma, o agendamento da prova possibilita que o futuro graduando monte o seu calendário de exames, evitando o conflito de datas entre outros vestibulares que deseja fazer.

Essa autonomia de escolha também propicia ao candidato escolher o horário em que, habitualmente, está mais concentrado, o que pode favorecer o seu desempenho durante a realização do exame.

Maior flexibilidade para quem não tem muito tempo livre

Atualmente, muitas pessoas não conseguem ingressar em uma faculdade logo depois que terminam o Ensino Médio, precisam trabalhar e cuidar da família, por exemplo. Com tantos compromissos, pode ser difícil participar de um processo seletivo tradicional. Portanto, mais uma das principais vantagens do vestibular agendado é a maior flexibilidade que ele proporciona.

É importante ressaltar que esse tipo de vestibular é uma possibilidade muito usada por cursos de graduação a distância, dando a oportunidade de os próprios alunos (que não costumam ter muito tempo disponível) se organizarem para conquistar uma vaga. Desse modo, aqueles que são bastante atarefados podem se planejar melhor para encaixar as provas em alguma brecha dentro de sua agenda.

Mais tempo para se preparar

Na maioria das vezes, o vestibular agendado ocorre depois da prova tradicional. Por isso, outra vantagem de se agendar o exame é ganhar uns dias a mais para rever ou se aprofundar em determinados conteúdos. O estudante pode, inclusive, buscar as questões do exame aplicado a partir do método tradicional e tentar solucioná-las no tempo pré-determinado pela faculdade.

Assim, esse tempo extra pode ser fundamental para o vestibulando sanar as suas dúvidas, conhecer mais o estilo de prova da instituição, treinar por meio de perguntas já aplicadas e ganhar mais confiança para realizar o exame.

Menor pressão psicológica

Fazer uma prova que pode decidir os próximos anos da sua vida traz bastante ansiedade, não é mesmo? Ainda mais quando há trânsito para chegar ao local do exame, correria para não se atrasar, salas lotadas de concorrentes e dificuldade para encontrar a sua sala de prova.

Essas circunstâncias geram um clima de competição pelas vagas oferecidas pelas faculdades, o que pode provocar um efeito negativo em muitas pessoas. Contudo, quando o vestibular é agendado, não ocorre nenhuma dessas situações descritas.

Como você escolhe a data e o horário da aplicação da prova, não será preciso enfrentar aquele trânsito de carros que ocorre em dias de vestibular e a sala onde será o exame não estará cheia de candidatos. Tudo isso diminui a pressão sobre o vestibulando e pode até contribuir para o seu desempenho.

Diminuição do estresse e cansaço na prova

Os preparativos para o dia do vestibular podem ser muito angustiantes. O candidato tem que deixar tudo programado, de acordo com a data definida e, muitas vezes, isso provoca exaustão e atrapalha o rendimento durante a realização do exame.

Quando a prova é agendada, não há estresse ocasionado por ter de faltar ao trabalho, desmarcar compromissos, deixar os filhos pequenos em casa e outras situações que precisam ser revistas na hipótese de coincidirem com a data de um vestibular tradicional. Isso porque, como mencionado, no vestibular agendado é você quem escolhe a data e o horário para a realização do exame.

Por outro lado, é interessante lembrar que ele é como qualquer outro processo seletivo e, por esse motivo, também pode deixar o candidato estressado. Portanto, uma dica é programar momentos de relaxamento durante a preparação para a prova para que, assim, o nervosismo e o cansaço não consigam atrapalhar o seu desempenho.

Tranquilidade para ir fazer a prova

O vestibular agendado é uma modalidade de seleção que tem ganhado destaque junto às instituições de ensino particulares por oferecer mais comodidade, liberdade e flexibilidade aos candidatos.

Graças a ele, muitas pessoas conseguem conciliar o trabalho com as provas, tendo a chance de enfrentar o processo seletivo com maior tranquilidade, disposição, segurança e conveniência, o que pode até mesmo influenciar os resultados dos exames.

Prova com o mesmo nível de dificuldade

Talvez você imagine que, por ser uma prova agendada, o nível de dificuldade das questões seja superior ou é cobrado uma maior quantidade de conteúdos. Porém, não é preciso se preocupar! As faculdades não vão tentar dificultar a sua entrada na instituição por você ter escolhido essa modalidade de processo seletivo.

Esse tipo de vestibular surgiu para facilitar a vida daqueles com pouco tempo disponível, portanto, aumentar o grau de complexidade da prova só atrapalharia os candidatos. Sendo assim, no vestibular agendado são cobrados as mesmas disciplinas e abordagens do método tradicional.

Menor tempo de espera para sair o resultado

Normalmente, os vestibulares tradicionais demoram bastante tempo para divulgar o gabarito e os nomes dos selecionados para as vagas. Como consequência, os candidatos ficam ansiosos e impacientes durante a espera.

Em contrapartida, grande parte das instituições que aplica o vestibular agendado oferece aos candidatos a possibilidade de saber o resultado poucos dias após o exame ou, até mesmo, logo depois de finalizarem a prova. Isso evita os sentimentos de angústia e preocupação e permite que o futuro estudante já comece a planejar os seus próximos passos.

Única fase de prova

Diversas instituições dividem a aplicação de seus vestibulares em dois dias, reservando o primeiro para um grupo de disciplinas e o segundo para outro conjunto de matérias. Dessa forma, as faculdades alegam que o candidato sente-se menos cansado e tem um desempenho melhor do que se fizesse toda a prova em um único dia.

Porém, se reservar um dia na sua agenda para realizar o exame já parece difícil, imagina separar dois dias? Isso pode até desanimar os alunos, não é mesmo? Nesse sentido, o vestibular agendado possibilita que o estudante faça a prova em apenas uma fase, facilitando a organização dos compromissos e diminuindo a ansiedade.

Sem taxas extras

Com tantos benefícios, você deve estar pensando: o vestibular agendado deve ter taxas mais caras do que as existentes nos processos seletivos tradicionais, certo? Errado! Você escolhe o melhor dia e horário para fazer a prova sem nenhuma taxa a mais. Algumas faculdades aplicam o exame, inclusive, de forma gratuita.

Depois de conhecer todas essas vantagens, continuar os estudos se torna uma realidade mais possível, seja para melhorar a qualidade de vida, conseguir uma boa colocação profissional ou se formar na faculdade dos sonhos.

Portanto, na hora de decidir entre as diferentes opções de vestibulares, busque saber quais universidades oferecem o vestibular agendado, uma vez que essa modalidade poderá trazer muitos benefícios para você.

Agora que você já sabe como funciona e quais são suas principais vantagens, que tal nos ajudar a espalhar essas informações? Compartilhe este post nas suas redes sociais e permita que seus amigos também saibam o que é um vestibular agendado!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você