Você está pronto para um curso superior a distância?

  • 26/out/2017

Você está pronto para um curso superior a distância?

Entre as opções de ensino superior, os cursos a distância têm se apresentado como soluções interessantes no país inteiro, tanto por uma questão econômica quanto pela comodidade que podem oferecer. Isso sem falar no avanço da tecnologia, que cada dia mais demonstra que a EAD é uma tendência em alta.

Entretanto, é preciso ir mais a fundo na discussão e avaliar se, considerando as exigências dessa modalidade, o seu perfil tem a ver com ela.

Por isso, se você está considerando fazer um curso superior a distância, mas ainda não tem certeza se esse é o melhor caminho, então siga conosco e acompanhe o texto até o final!

Tempo de trabalho e estudos

A educação a distância (EAD) pode ser a solução para quem trabalha e já não tem mais como frequentar presencialmente uma faculdade.

Os cursos presenciais costumam ter maior número de aulas nos períodos da manhã e da tarde ou nos dois, caso seja integral. Isso inviabiliza os estudos de quem precisa trabalhar durante o dia e possui uma rotina corrida.

Sendo assim, a opção pela educação a distância é recomendada porque é a que mais se aproxima do cenário ideal para quem só pode estudar de casa. Como os horários são flexíveis, cabe ao aluno se organizar de acordo com suas prioridades.

Essa alternativa é válida, mas é preciso que você tenha tempo e motivação para se dedicar aos estudos.

Questão financeira

Como não precisam de uma estrutura física, já que as aulas se passam em meio digital, os cursos a distância costumam ser consideravelmente mais baratos do que os presenciais — e esse é um diferencial importante.

O fato de o curso EAD ser mais barato não significa que ele seja inferior, mas sim que, para que ele funcione, a instituição de ensino não precisa arcar com tantos custos e, consequentemente, repassá-los ao aluno.

Além disso, existem outras vantagens: sem ter que sair de casa, você não precisa de gastos com transporte, por exemplo. Mas é preciso conferir se o curso escolhido é reconhecido pelo MEC para que seu diploma tenha validade. Em caso afirmativo, essa realmente é uma boa opção em termos financeiros.

Atividades propostas

Embora não tenha o contato presencial com outros alunos, o estudante que opta pela EAD não deixa de ter compromissos com atividades coletivas. A única diferença é que a instituição disponibiliza recursos para que ele as realize.

Um exemplo disso são os fóruns de discussão. É importante que, uma vez matriculado, o estudante participe dos fóruns. Esse é um recurso que, se bem utilizado pelos envolvidos, pode trazer para o ambiente online a troca de conhecimentos com um dinamismo maior do que no ensino presencial.

É preciso que o aluno entenda a importância dessa participação e faça dela um ponto positivo para todos os envolvidos. Criando um ambiente em que o compartilhamento de conhecimento é facilitado, a EAD se torna um instrumento muito mais propício para a assimilação das informações.

Ferramentas

Diferenciar cursos a distância dos presenciais é válido, entretanto, é preciso diferenciar cursos a distância entre si.

Em alguns casos, o investimento feito nas instituições, além de gerar economia, pode garantir resultados melhores em termos de desempenho dos alunos, caso elas ofereçam soluções modernas que facilitem o seu estudo.

É preciso conferir se realmente existe uma adaptação do corpo docente às ferramentas oferecidas. Garantido isso, o aluno pode ter maior tranquilidade para seguir com suas atividades.

Instituições com experiência nesse tipo de atividade, podem oferecer soluções acessíveis e de alta tecnologia.

Organização

É preciso ter tempo para se dedicar às atividades propostas. Nesse ponto, vale uma lembrança: não é porque você não precisa ir ao campus que pode postergar as suas obrigações.

Embora exista flexibilidade para que você faça os seus próprios horários, cabe ao aluno não deixar as matérias acumularem. Nesse sentido, é preciso ter um planejamento capaz de dar conta de todo o conteúdo estudado.

A disciplina deve estar presente para que você não se perca ao longo do curso. Tenha métodos de estudo, como reservar sempre o mesmo horário para ler os textos e acompanhar as aulas — isso impede que você se atrase.

É importante que o aluno entenda que, mesmo na EAD, ele precisa ter tempo para acompanhar as aulas e estudar. A vantagem é que isso pode ser feito no horário em que julgar mais adequado, incluindo fins de semana e feriados.

Autonomia

Para que a educação a distância funcione, é preciso que o aluno saiba usar a autonomia que tem. Nesse sentido, é ele quem deve demonstrar proatividade para fazer uso das ferramentas disponíveis e fazer perguntas, pesquisas e ir em busca das informações necessárias para que a assimilação do conteúdo ensinado seja a melhor possível.

A construção do conhecimento, aqui, depende diretamente de uma postura proativa. Com os recursos disponíveis, é essa postura que dará ao estudante a condição de se aprofundar no tema e terminar o curso como um especialista na área.

Avalie se o seu perfil é compatível com essa solução. Esse é um sinal de que você está pronto para a EAD.

Produtividade

Outro elemento que precisa ser verificado é se você tem como garantir a própria produtividade diante dos estudos. O ideal é que exista um espaço fixo na sua casa para você se concentrar nas aulas. Uma mesa posicionada num local afastado de distrações, de preferência num quarto fechado, permite que você tenha um bom ambiente de estudo.

É preciso valorizar o silêncio para que você se mantenha focado durante o tempo que precisar para assimilar os conceitos. Por isso, nada de smartphones e televisão ligada.

Aspecto fundamental para essa modalidade é o computador que será usado. Avalie se ele se enquadra nos requisitos exigidos pela instituição e se o seu sinal de internet realmente é adequado para a EAD. Quando estiver estudando, jamais abra abas voltadas para entretenimento, como Facebook e Twitter.

Com atenção a esses detalhes, você tem como identificar se está pronto para a educação a distância.

Quer saber mais sobre curso superior a distância? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e receber via e-mail nossos novos conteúdos.






Nosso App

Nossas Redes Sociais