Connect with us

Carreiras na Graduação

6 áreas de atuação em ciências biológicas para você!

6 áreas de atuação em ciências biológicas para você!

As áreas de atuação em Ciências Biológicas são muito diversas. Por isso, se você quer entrar em Biologia ou já se formou, saiba que terá muitas chances de desenvolver uma carreira versátil. Afinal, são tantos campos, que você consegue seguir o que mais gosta e fazer diferentes especializações para se tornar um profissional mais completo. 

Neste post, confira 6 opções de áreas de atuação em Ciências Biológicas e como se desenvolver dentro delas. Além disso, confira dicas para saber qual delas escolher. Boa leitura! 

Áreas de atuação em Ciências Biológicas: 6 opções para você seguir 

Como abarca vários segmentos da Natureza, as Ciências Biológicas oferecem muitas possibilidades de especialização, que podem fazer a diferença na sua carreira. A seguir, veja algumas em que você pode atuar. 

1. Ensino 

O trabalho como professor é um dos mais tradicionais dentro das Ciências Biológicas, mas sabia que até ele é bem diverso? 

Isso porque você pode fazer uma licenciatura e dar aula para adolescentes no ensino médio. Nesse caso, vai trabalhar com a formação dos alunos antes do vestibular e pode ajudar quem quer a mesma área que você. 

Outra opção é ser professor de faculdade. Nesse caso, você pode ser um concursado de universidades públicas ou trabalhar em faculdades particulares. Nos dois casos, pode ensinar a área que você ama para os novos biólogos em formação! 

2. Análise Forense 

As Ciências Biológicas são para quem gosta de natureza, mas não é só isso. Para quem tem uma veia investigativa, uma das áreas mais interessantes é a de Ciências forenses e perícia criminal

Nela, os conhecimentos biológicos são aplicados para descobrir como as evidências coletadas estão relacionadas a um crime. Nesse caso, um dos trabalhos principais é a coleta e análise dos materiais, trabalhando como perito criminal. 

Geralmente sendo um cargo público, que exige especialização e aprovação em concurso, os salários são bastante interessantes. Segundo o Glassdoor, a média é de R$ 13.270. 

3. Botânica 

Tem o dedo verde? Então uma das melhores áreas de atuação em Ciências Biológicas para você seguir é a Botânica

Basicamente, ela estuda tudo o que acontece com as plantas: desde sua reprodução e desenvolvimento até as doenças que as atingem. 

Por causa disso, os campos de trabalho também são amplos. Por exemplo, você pode atuar em espaços de lazer com plantas, como os jardins botânicos. Outra opção é atuar em fazendas de produção, cuidando para combater doenças que podem acometer lavouras. 

Quer mais? O trabalho em laboratório, estudando as plantas e como torná-las mais resistentes, além de desenvolver produtos para combater doenças e até trabalhar como professor especialista na área. 

4. Laboratório 

Falando em laboratório, quem adora passar horas estudando plantas e animais pode aproveitar esse ambiente de diferentes formas. Afinal, nessa área, as possibilidades também são várias. 

Por exemplo, você pode trabalhar em um laboratório de indústria, conduzindo análises de alimentos produzidos. Já em um laboratório de análises clínicas, estudará tecidos e outros materiais, a fim de identificar doenças, ajudar a desenvolver medicamentos etc. 

Aliás, se quiser também trabalhar como chefe de laboratório, pode até fazer uma especialização em Gestão da qualidade em saúde – administração laboratorial

5. Meio Ambiente 

O Meio Ambiente é uma das áreas de atuação em Ciências Biológicas mais populares atualmente, devido à necessidade de preservação ecológica e debates ambientais. 

Nesse caso, ela também é versátil porque você pode atuar de diferentes maneiras. Um exemplo é se especializar em Perícia e Auditoria ambiental, para fiscalizar áreas, emitir relatórios e trabalhar em órgãos do governo, a nível municipal e federal. 

Outro campo interessante para atuar na área de Meio Ambiente é o de Design Sustentável. Nesse caso, você pode unir Biologia e Arte e trabalhar em projetos que têm necessidade de inserir o conceito sustentável em construções. Por exemplo, você pode atuar na consultoria para empresas de Arquitetura e Design. 

6. Pesquisa 

Quem ama pesquisa, geralmente passa pelo mestrado e doutorado depois da faculdade. Porém, você pode complementar a sua formação com a pós-graduação em áreas bastante específicas, como Microbiologia. 

Aqui, seja em uma universidade ou empresa, o foco é estudar constantemente os materiais biológicos, a fim de encontrar novas soluções por meio deles, que podem ser aplicadas na sociedade. Dessa forma, esta área também se relaciona a outros grandes segmentos como saúde e agricultura. 

Dicas para saber qual área das Ciências Biológicas combina com você 

 Viu, só quantas áreas de atuação em Ciências Biológicas você tem para escolher? Mas se você gosta de várias delas, fica até difícil, não é mesmo? Por isso, antes de decidir, vale a pena seguir as dicas a seguir para encontrar a melhor para você. 

Defina como você gostaria de trabalhar 

Seu lugar sempre foi num laboratório ou você prefere ficar ao ar livre? Saber disso já é uma ótima maneira de direcionar sua especialização para algumas áreas. 

Pense em qual tipo de carreira quer seguir 

Você sonha em chegar a cargos de chefia? Quer unir sua formação com outras áreas, como a da saúde? Quer fazer doutorado? Tudo isso também ajuda a se guiar. 

Compreenda como você vê a Biologia 

Pense em como você a Biologia, por exemplo, se pensa nela como uma área a ser explorada, a pesquisa pode ser a sua cara. Se pensa como um mundo à parte, que deve ser cuidado, alguma carreira Ambiental tem mais o seu jeito. 

Considere o salário 

Se você tem ambições de chegar a profissões bem pagas, algumas carreiras, como cargos no governo, laboratórios de empresas privadas e professor doutor em universidade pode ser o caminho. 

Como você viu no post, as áreas de atuação em Ciências Biológicas são várias e, cada uma delas, tem suas próprias vertentes. Por isso, vale a pena selecionar as que mais você gosta para saber em qual se especializar agora que se formou, ou depois que terminar a faculdade. Além disso, considerar nossas dicas é importante para tomar uma boa decisão para o seu futuro. 

Quer saber qual outra boa decisão? É escolher a Unyleya, que tem uma variedade de cursos para qualquer perfil profissional que você tiver. Descubra mais

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.