Connect with us

Carreiras na Graduação

Onde fazer Medicina Veterinária? Veja essa e outras dúvidas!

Onde fazer Medicina Veterinária? Veja essa e outras dúvidas!

Sua área dos sonhos é a Medicina Veterinária? Saber qual é a futura profissão dos seus sonhos já é um grande passo. Mas não é o único: para garantir uma formação de qualidade e ter um bom aproveitamento, é importante escolher bem onde fazer Medicina Veterinária, seja para uma graduação ou para uma pós.

Isso mesmo! A instituição de ensino faz muita diferença. Para começar, ela precisa ser credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC), caso contrário, o diploma ou certificado de pós não são reconhecidos no mercado. Além disso, entram na lista de prioridades as iniciativas para o desenvolvimento profissional do estudante e os indicadores de qualidade.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Explicaremos os principais pontos na hora de escolher uma faculdade neste post. Continue a leitura!

Como escolher onde fazer Medicina Veterinária?

A escolha da instituição de ensino impacta bastante a sua formação acadêmica, tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação. Afinal, é a universidade que fornece as ferramentas e recursos educacionais que você precisa para ter um bom aproveitamento.

Além disso, uma boa instituição de ensino está preocupada com mais do que passar conteúdos. Ela também promove o desenvolvimento de habilidades e competências, o que é fundamental para se destacar no mercado de trabalho atualmente.

Por isso, anote aí alguns pontos que não podem ficar de fora da sua lista na hora de comparar possíveis cursos de Medicina Veterinária!

Credenciamento junto ao MEC

Verifique se a instituição é reconhecida e credenciada pela autoridade educacional competente, tanto para a graduação quanto para a pós. Isso garante que o diploma que você obtiver seja válido e aceito no mercado de trabalho, além de dar mais segurança em relação à qualidade da formação, já que o MEC fiscaliza regularmente os cursos credenciados.

Qualidade do Programa

Avalie a qualidade dos programas oferecidos pela instituição. Verifique a estrutura curricular, as disciplinas oferecidas, as oportunidades de estágio e prática, bem como a relevância do conteúdo para sua área de interesse.

Para cursos de graduação, a dica é consultar as notas da universidade nos indicadores de qualidade do MEC. Você pode fazer isso pela aba de Consulta Avançada do site e-MEC. Por lá, está a pontuação em avaliações como o Conceito Institucional (CI) e o Enade, com notas de 1 a 5, sendo consideradas boas aquelas acima de 3.

Para cursos de pós-graduação do tipo lato sensu (especialização e MBA), você não encontrará indicadores como esses. No entanto, não deixe de consultar o credenciamento da instituição no MEC do mesmo modo. Além disso, certifique-se de que a pós tem no mínimo 360 horas-aula, sendo um requisito mínimo para sua validade.

Corpo Docente

Pesquise sobre os professores e instrutores da instituição. Eles devem ter qualificações acadêmicas e/ou experiência profissional relevante para proporcionar um ensino de qualidade. Uma dica é dar uma olhada em suas páginas na Plataforma Lattes (o currículo acadêmico utilizado no Brasil).

Por lá, você conseguirá verificar a titulação de seus professores e os principais marcos da trajetória profissional e de pesquisa.

Infraestrutura física e virtual

Avalie as instalações laboratoriais, clínicas, bibliotecas e tecnologia disponíveis para os estudantes. Um ambiente bem equipado enriquece muito a sua experiência de aprendizado. Esse é um ponto que não pode faltar para quem quer saber onde fazer Medicina Veterinária, já que se trata de um curso de graduação com bastante carga prática.

Na pós, existem vários cursos 100% a distância (EAD). Afinal, trata-se de uma etapa de estudos mais avançada, nos quais o aluno já tem domínio básico da formação e quer especializar os seus conhecimentos. Mesmo nesse caso, tenha atenção à qualidade da infraestrutura virtual e às tecnologias educacionais utilizadas.

Vale a pena fazer pós em Medicina Veterinária?

Fazer uma pós-graduação em Medicina Veterinária é uma decisão muito vantajosa. Veja só alguns dos motivos:

  • especialização da carreira — se você tem um interesse particular em uma área específica da Medicina Veterinária, uma pós permite que você se especialize ainda mais, tornando-se uma referência nessa atuação;
  • oportunidades de carreira — algumas posições e oportunidades de carreira na Medicina Veterinária podem exigir um nível mais elevado de educação, como cargos de pesquisa, docência universitária ou especializações clínicas avançadas. Desse modo, a pós abre muitos caminhos e destaca bastante o currículo;
  • desenvolvimento profissional — essa etapa de formação fornece é bastante avançada, além de atualizar seus conhecimentos em relação às últimas tendências, avanços e tecnologias na área;
  • networking — na pós-graduação, você pode estabelecer contatos valiosos com professores, colegas e profissionais da área, expandindo sua rede de contatos e colaborações.

Por que escolher a Unyleya?

A Unyleya é 100% digital, com uma grande diversidade de cursos de graduação e pós, sendo oferecidos com a maior qualidade acadêmica da educação a distância. A universidade conta com plataforma, tecnologias e recursos diferenciados, além de um corpo docente altamente capacitado.

Outro grande diferencial é o método de ensino, que trabalha bastante a interatividade e as testagens contínuas. Com exercícios de fixação a cada dois capítulos de conteúdo, a aprendizagem é muito mais significativa e a avaliação é contínua, valorizando todo o processo formativo do aluno.

Ainda, há uma grande variedade de cursos de pós-graduação na área de Medicina Veterinária, incluindo:

  • Análises Clínicas Veterinárias;
  • Anestesia Veterinária, Dor e Cuidados Paliativos;
  • Bacteriologia Veterinária;
  • Cardiologia em Cães e Gatos;
  • Citopatologia Veterinária;
  • Clínica e Odontologia de Equinos;
  • Clínica Médica de Pequenos Animais;
  • Defesa Sanitária Animal;
  • Dermatologia em Cães e Gatos;
  • Diagnóstico por Imagem em Pequenos Animais;
  • Direito dos Animais, Tutela e Políticas Públicas;
  • Doenças Parasitárias e Infectologia em Cães e Gatos;
  • Emergências e Cuidados Intensivos em Pequenos Animais;
  • Farmacologia e Terapêutica Veterinária;
  • Fisioterapia Aplicada aos Animais;
  • Hemoterapia e Hematologia Veterinária;
  • Manejo e Conservação da Fauna Silvestre e Exótica;
  • Manipulação de Produtos Veterinários;
  • Medicina Veterinária e Saúde Pública;
  • Nutrição Animal;
  • Oncologia Veterinária de Pequenos Animais;
  • Zoologia.

Essas são apenas algumas das opções, viu? Em nosso site, você pode conferir todas elas. Certamente, há alguma pós-graduação perfeita para os seus objetivos profissionais.

A escolha de uma instituição de ensino é uma decisão pessoal e deve ser baseada em suas metas educacionais, interesses e circunstâncias individuais. No entanto, os fatores que trouxemos neste post são ótimos pontos de partida para quem está escolhendo onde fazer Medicina Veterinária.

Então, conheça mais de perto os diferenciais do curso de pós-graduação da Unyleya e conte com uma formação de excelência!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.