Connect with us

Especialize-se

8 especializações em Medicina Veterinária que você precisa conhecer

Está querendo saber mais sobre especializações em Medicina Veterinária? Então clique aqui agora mesmo e conheça 8 possíveis caminhos!

Já está refletindo sobre quais são as especializações em Medicina Veterinária que chamam a sua atenção? A área é bastante ampla e tem diversas possibilidades de atuação, o que ajuda você a encontrar justamente o segmento que mais se encaixa com os seus planos de carreira, afinidades e interesses.

Seja trabalhando em uma clínica veterinária, seja exercendo atividades em um espaço público, fazer uma pós-graduação é fundamental para aumentar as oportunidades de emprego e o destaque no mercado de trabalho.

Para ajudar nessa missão, listamos 8 especializações em Medicina Veterinária que você não pode deixar de conhecer. Então, acompanhe este post e considere estas opções!

1. Nutrição Animal

A nutrição nada mais é que um conjunto de processos realizados em nosso organismo para a captação de elementos fundamentais à produção de energia e, consequentemente, à manutenção da vida.

A Nutrição Animal visa estudar aspectos fisiológicos e bioquímicos de diferentes espécies, a fim de compreender o funcionamento do metabolismo. Com isso, é possível estabelecer as proporções nutricionais necessárias para manter a saúde e o bem-estar de cada animal, seja ele cão, gato, ave, suíno, peixe, entre outros.

Além disso, são analisadas doenças causadas por carências nutricionais, bem como métodos de preveni-las. São feitos também estudos sobre a suplementação de nutrientes, em casos de deficit nutricional, e sobre as ferramentas seguras para garantir a saúde de cada espécie.

2. Zootecnia

Esta é a área que estuda a criação e a produção de animais, principalmente domésticos, assim como as relações com outros setores, como economia, agronegócio, questões socioambientais, ética e legislações.

Durante a pós-graduação em Zootecnia, o aluno aprende desde biotecnologia aplicada ao aprimoramento da genética animal, até técnicas de conservação de pastagens. É uma especialização em que são vistos diversos conceitos, como os de gestão agropecuária, comportamento animal e legislações ambientais.

3. Zoologia

Zoologia é a área das Biológicas que estuda a vida animal como um todo. Como é um reino bastante variado, esse campo abrange diversos ambientes e espécies, como mamíferos, répteis, peixes, anfíbios, artrópodes, entre vários outros.

Na especialização em Zoologia, o aluno tem contato com disciplinas que avaliam os aspectos evolutivos e morfofisiológicos de diversas espécies, compreendem os níveis de organização ecológica e estudam o comportamento e a interação animal, a fim de se tornarem cada vez mais conscientes das necessidades de conservação ambiental e da sustentabilidade.

4. Análises Clínicas Veterinárias

Esta é uma pós-graduação que pode ser feita por diversos profissionais do eixo Biológico, como biólogos, biomédicos, farmacêuticos, além de, claro, médicos veterinários. Isso ocorre porque o setor de análises clínicas, mesmo no campo veterinário, é composto por uma equipe multidisciplinar. 

Por tal motivo, no curso de pós-graduação em Análises Clínicas Veterinárias, são ensinados conceitos fundamentais para o estudo e a resolução de casos práticos na Medicina Veterinária. Isso envolve noções de coleta, de armazenamento e de processamento de amostras, segurança e controle de qualidade no laboratório, além de medidas terapêuticas e preventivas para cada espécie estudada.

5. Defesa Sanitária Animal

A Defesa Sanitária Animal é a área da Veterinária interessada em promover medidas para a prevenção e o controle de doenças entre diferentes espécies.

O trabalho nesse campo é fundamental para evitar infecções e acidentes, assim como para contribuir na garantia da saúde pública — as zoonoses, algumas patologias de origem animal, podem afetar também os humanos. Além disso, está engajada no controle sanitário e na segurança dos processos de importação e de exportação de animais e de seus produtos.

6. Clínica Médica de Pequenos Animais

Agora, vamos à especialização voltada aos bichos de pequeno porte, principalmente os domésticos. É uma área de grande procura de profissionais; afinal, proprietários de cães, gatos, hamsters, coelhos, entre outros, estão sempre em busca de manter os cuidados com a saúde dos pets.

Na pós-graduação em Clínica Médica de Pequenos Animais, o aluno tem contato com disciplinas que promovem uma visão crítica e reflexiva de diversas complicações de saúde em diversos sistemas do organismo, como o cardiovascular, digestivo, endócrino, excretor, neurológico, reprodutor e respiratório.

O profissional estará apto a exercer serviços relacionados à prevenção, ao diagnóstico, ao prognóstico e ao tratamento de patologias que possam surgir em pequenos animais. 

7. Farmácia Veterinária

A Farmacologia é a área da Medicina que estuda as reações bioquímicas e fisiológicas que substâncias químicas, como os fármacos, são capazes de promover em um organismo. Com a manipulação dos medicamentos, é possível amenizar sintomas e tratar diversas patologias, tanto em animais quanto em seres humanos.

A Farmacologia Veterinária atua nesse setor, utilizando recursos farmacológicos para garantir o bem-estar dos bichos. Para isso, alguns conceitos importantes são vistos no curso, como Anatomia e Fisiologia Animal, questões legais, efeitos e finalidades dos medicamentos e comercialização dos produtos.

Além disso, o profissional recebe orientações de como gerenciar uma Farmácia Veterinária, podendo aplicar os seus conhecimentos na área dos Negócios e recebendo a preparação adequada para começar a conduzir um empreendimento.

8. Dermatologia em Cães e Gatos

O profissional especializado em Dermatologia em Cães e Gatos é aquele que vai fazer o acompanhamento do bem-estar desses bichinhos. Ele tem o foco é atuar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças que mais atingem essas espécies, especialmente na pele.

No curso de pós-graduação, o aluno terá a oportunidade de conhecer a fundo algumas patologias, como hipersensibilidade, alopecias, anormalidades cutâneas, problemas nos olhos, nos ouvidos e nas garras, entre muitas outras.

A Dermatologia é uma área requisitada no mercado de trabalho, tendo em vista que os tutores de cachorros e gatos estão sempre preocupados com o bem-estar dos pets e buscam sempre manter o acompanhamento médico deles.

Como visto, existem diversas especializações em Medicina Veterinária, e resta apenas escolher aquela com a qual você se identifica. Uma pós-graduação é fundamental na carreira, principalmente para ter mais chances de se destacar no mercado de trabalho. Por isso, não perca tempo e comece agora mesmo a aprofundar os estudos na área de seu interesse.

Quer saber onde fazer a sua especialização em Medicina Veterinária? Então, dê uma olhada nos cursos da Unyleya nessa área!

3.7/5 - (3 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD