Connect with us

Especialize-se

7 motivos para fazer uma pós-graduação

motivos para fazer uma pós-graduação

Tornar-se referência em determinado assunto, expandir as possibilidades de carreira, manter-se competitivo no mercado e aumentar a rede de contatos são alguns dos motivos para fazer uma pós-graduação. As especializações e MBAs são exemplos de pós lato sensu que podem ser realizadas nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância.

A carga horária gira em torno de 360 horas e a grade curricular desse tipo de pós contempla conteúdos mais práticos, com foco em preparar profissionais para suprir as recentes demandas do mercado de trabalho. Se você está pensando em fazer uma pós, continue a leitura e veja 7 motivos para investir no curso agora mesmo!

1. Obter o título de especialista

Um profissional pós-graduado se especializa em uma área do conhecimento, que pode ou não ter relação com sua formação. Com esse título no currículo, fica bem mais fácil se destacar em processos seletivos de grandes empresas, pois muitos candidatos têm apenas a graduação.

Uma vez inserido no mercado, as competências adquiridas na pós serão bastante úteis no dia a dia de trabalho, isso possibilita que o profissional alie conhecimentos teóricos e práticos para desempenhar melhor sua função. Isso gera mais credibilidade e, consequentemente, aumenta a perspectiva salarial.

2. Concorrer a cargos de gestão

Quanto mais qualificado for o funcionário, maiores as chances de alcançar a confiança do chefe e também um cargo de gestão. Nesse sentido, um curso de pós é perfeito para quem está planejando subir de posição, porque capacita os profissionais para lidarem com os desafios e as novas perspectivas do mundo do trabalho.

Qualquer que seja a área da pós-graduação, uma coisa é certa: os conhecimentos adquiridos não serão desperdiçados. Afinal, quem monta a grade de um curso lato sensu são pessoas do mercado, logo, elas sabem precisamente o necessário a ser explorado para aperfeiçoar a atuação profissional em determinados segmentos.

3. Manter-se atualizado e competitivo no mercado

Principalmente quando se trata de carreira e educação, ficar parado no tempo é um erro grave. Até porque, hoje em dia, ter uma graduação no currículo não é mais exclusividade de algumas pessoas. Felizmente, o acesso ao ensino superior está facilitado, muito devido aos programas do governo federal.

Se o aluno puder dar aquele upgrade fazendo também uma pós-graduação, melhor ainda! Isso permite que os profissionais recém-formados possam oferecer algo a mais para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que possibilita aos mais experientes voltarem a estudar para continuarem competitivos.

4. Estudar assuntos do seu interesse

Durante as aulas na graduação, não temos tanta liberdade de escolha: precisamos cumprir a grade curricular e pronto. Mas na pós é diferente. Existem cursos dos mais diversos campos do conhecimento para que o aluno possa se matricular naquele que tem tudo a ver com seus interesses. E nada melhor do que estudar aquilo que a gente mais gosta, não é mesmo?

Dessa forma, além de ampliar as habilidades profissionais, o estudante se sentirá realizado também do ponto de vista pessoal, o que é importantíssimo para evitar problemas psicológicos como estresse, ansiedade e depressão. Portanto, pense nisso quando for escolher uma especialização e procure equilibrar aquilo em alta no mercado com o que lhe inspira a buscar mais conhecimento.

5. Abrir novas possibilidades na carreira

Como vimos, as pós-graduações lato sensu são muito procuradas por quem deseja assumir cargos mais altos dentro da empresa. Mas não é só isso. Dependendo do curso escolhido e do conteúdo da grade, o profissional pode acabar enxergando possibilidades que ele mesmo nem sonhava para sua carreira. Quem sabe não seja esse aquele empurrãozinho que estava faltando para você se sentir mais motivado no trabalho?

Fazer uma pós é interessante tanto para quem já traçou o próprio plano de carreira e sabe exatamente aonde quer chegar, quanto para quem ainda está descobrindo o próprio caminho. Nesse caso, investir em um curso em uma área correlata pode ser muito interessante, pois permite que o profissional possa transitar em outros segmentos sem perder o know-how e a credibilidade.

6. Suprir melhor as novas necessidades do mercado

As coisas estão mudando em uma velocidade incrível, o que nos impede de ficarmos alheios às mudanças. Mais do que prestar atenção nas novas tecnologias, processos e linguagens, precisamos nos preparar para lidar com esse mundo de informação que surge todos os dias nas mais variadas plataformas.

Nesse sentido, um curso de pós-graduação, além de nos qualificar para que possamos desempenhar as funções com mais qualidade, também nos possibilita desenvolver um senso crítico mais apurado que ajudará a filtrar as demandas mais urgentes. É justamente esse o perfil do profissional que o mercado tem exigido nos dias de hoje. Portanto, invista na sua formação e capriche nos estudos para não perder a vaga dos seus sonhos.

7. Expandir o networking e firmar parcerias

Muito se fala em networking mesmo quando o aluno ainda está na graduação. Não é para menos, afinal, desenvolver uma boa rede de contatos é um grande ponto de partida para a entrada no mundo do trabalho. Vai dizer que você não conhece alguém que foi indicado para aquela vaga perfeita por um professor do curso? Pois é! Você também pode ser essa pessoa.

Como vimos, o ambiente da pós tem uma relação direta com o mercado. O curso não somente é planejado por profissionais em atuação, como também as aulas são ministradas por eles. Então, nós estamos falando de um terreno bastante fértil para sugerir as suas ideias, propor parcerias e, claro, dar o seu melhor para ser notado.

Esperamos que esta lista com motivos para fazer uma pós-graduação tenha inspirado você a ir mais longe em sua carreira. Se o problema for tempo ou dinheiro, não se preocupe, pois a pós EAD é perfeita nesse caso. A modalidade permite que o aluno organize o seu próprio cronograma de estudos, sem deixar de ser acompanhado de perto pelos professores. Assim, antes mesmo do que você imagina, já estará colhendo os frutos de tal investimento!

Ficou interessado? Então aproveite e conheça nossas áreas de pós-graduação a distância!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD