Connect with us

Carreiras na Pós

Por que fazer uma extensão EAD? Entenda como funciona

extensão EAD
Tempo de Leitura: 4 minutos

Se você visa uma carreira de sucesso, sabe que é necessário manter uma formação contínua. Afinal, a sua área evolui e a sociedade também. Com isso, de tempos em tempos surgem novas possibilidades para trabalhar ou exigências a cumprir. Nesse sentido, optar por um curso de extensão EAD é uma forma de melhorar o seu currículo e conhecer áreas que podem oferecer boas oportunidades.

A seguir, confira o que é essa extensão e suas características. Veja também os motivos para fazer um curso desse tipo, qual é o melhor momento e por que vale a pena optar pela Unyleya. Boa leitura! 

O que é uma extensão EAD e por que difere de uma pós-graduação?

Como o nome já diz, os cursos de extensão são formações que estendem o conhecimento do profissional sobre determinado assunto. Geralmente, aborda de maneira mais detalhada um tópico visto na graduação, ou ainda, algo que não fez parte da grade curricular. Assim, seu objetivo é que o estudante aprofunde seu conhecimento em uma área em particular. 

As características da extensão EAD

De forma geral, além da especificidade, uma extensão é de curto a médio prazo, podendo ser finalizada em poucos meses. Outro ponto importante é que ela aborda todas as áreas do conhecimento, sejam técnicas, sejam culturais. Já na modalidade EAD, pode ser realizada online, conforme o seu tempo. 

Além disso, é uma formação credenciada pelo MEC, diferentemente de um curso livre. Costuma ser oferecida pelas faculdades seguindo temas abordados pelas próprias graduações. Então, se você terminar o seu curso e quiser se especializar melhor em certo tópico, pode realizar uma extensão, garantindo o mesmo padrão de qualidade. 

A diferença entre curso de extensão e pós-graduação

As maiores diferenças entre a extensão EAD e a pós-graduação são a duração e a certificação. Isso porque a pós tem um período maior: pelo menos, 360 horas. Além disso, confere ao estudante o título de especialista em determinado assunto. Por isso, obrigatoriamente ele já deve ter feito um curso de Ensino Superior.

Quem pode fazer a extensão EAD e como funciona?

Tecnicamente, qualquer pessoa pode fazer uma extensão EAD, mas tudo depende da faculdade e do pré-requisito do curso. Por exemplo, um curso de Inteligência Emocional nas empresas pode ser ofertado até para quem não tem uma graduação.

Já um curso de Educação Bilíngue pode ter como requisito a formação em Letras. Além disso, há aqueles que podem ser feitos pelos estudantes ainda durante a graduação, de forma a complementar o aprendizado, antes mesmo de saírem da faculdade. 

Vale a pena fazer uma extensão EAD?

Agora que você sabe o que é um curso de extensão, vamos entender por que fazer o seu. Veja algumas vantagens a seguir! 

Aperfeiçoamento profissional

O maior motivo para fazer a extensão é se aperfeiçoar. Nesse caso, você pode tanto escolher um tópico que já conhece quanto optar por um assunto completamente novo, relacionado à sua formação ou área de interesse. Assim, no caso de quem já é formado, é algo que agrega muito no currículo. 

Mais comodidade

A extensão EAD oferece toda a comodidade para você estudar. Dessa forma, mesmo já trabalhando na área ou iniciando uma carreira, haverá tempo para se dedicar e concluir o curso em poucos meses. Além disso, o aluno pode escolher o melhor horário para cumprir as aulas, até as encaixando com as que faz na graduação, se for o seu caso. 

Economia de tempo e dinheiro

Vantagens importantes de qualquer formação EAD, essa modalidade permite que você economize tempo e dinheiro. Afinal, além de estudar no dia e horário que melhor atendem à sua rotina, você economiza com transporte, combustível e alimentação, gastos que teria em uma modalidade inteiramente presencial. 

Melhores oportunidades

Embora não seja uma especialização como a pós-graduação, a extensão EAD também confere melhores oportunidades de emprego para quem optar por ela. Isso porque, quanto mais você investir em sua carreira e formação, mais longe poderá ir. Com a extensão é possível conhecer outras áreas, expandir sua carreira e se aprofundar em determinados conhecimentos, que podem fazer toda a diferença na hora de conseguir aquela promoção na empresa. 

Quando fazer a extensão EAD e como ingressar?

O momento certo de fazer uma extensão EAD deve combinar com o seu objetivo de vida e requisito do curso. Por exemplo, uma extensão muito técnica na carreira de Engenharia pode ser feita enquanto se é estudante ou depois, se o diploma for necessário. Nesse caso, o aluno precisa esperar a graduação. 

Já após formado, as opções são mais amplas e, tecnicamente, você poderia optar por qualquer curso de extensão em sua área. Nesse momento, vale a pena investir logo no começo da carreira para buscar boas oportunidades. Depois, é importante continuar a formação para expandir conhecimentos e alcançar promoções na empresa. 

Já em relação ao ingresso em um curso de extensão EAD, é importante começar procurando uma boa faculdade, que ofereça a formação que você queira. Nesse caso, siga dicas como: 

  • leia o conteúdo do curso; 
  • confirme os pré-requisitos; 
  • contabilize o tempo e veja se pode completar a formação no prazo adequado; 
  • tenha atenção ao valor do investimento. 

Quais os diferenciais da Unyleya?

Agora que você já sabe que vale a pena fazer uma extensão EAD, pode contar com a Unyleya para melhorar sua formação e alcançar novas metas. São mais de 20 cursos com duração entre 20h e 120h para você se especializar em diferentes áreas. 

Além disso, a Unyleya oferece toda a praticidade da educação a distância para você aproveitar tanto as extensões quanto os cursos de graduação e pós, que juntos somam mais de mil opções, em 50 áreas de conhecimento diferentes. Outra vantagem é que a Unyleya sempre está inovando, buscando oferecer ensino de qualidade compatível com a realidade dos diversos mercados. Assim, nossos alunos saem preparados e prontos para começar ou continuar a sua carreira. 

A extensão EAD é um tipo de formação bastante valorizada. Seguindo um tema específico, ela garante o conhecimento aprofundado em determinados tópicos e a melhoria do currículo. Mais curta que uma pós-graduação, é a escolha certa para quem precisa melhorar sua formação e conquistar novos postos na empresa. Ou então, para quem busca conhecer uma área melhor, a fim de saber iniciar sua carreira nela.

Independentemente do seu caso, a Unyleya oferece opções para você conquistar os seus sonhos com a extensão EAD. 

Quer saber mais novidades da Unyleya? Curta nossa página no Facebook e acompanhe! 


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.