Connect with us

Especialize-se

O que é um curso de extensão? Entenda como funciona

Quer saber para que serve um curso de extensão? Confira este post agora mesmo e entenda mais sobre como ele funciona para tomar sua decisão!

o que é um curso de extensão
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe o que é um curso de extensão? Aproveitar as oportunidades para complementar os conhecimentos sobre uma determinada área e aprimorar a sua carreira é fundamental para se destacar no mercado de trabalho.

Os cursos de extensão oferecem essa vantagem para quem quer aprender mais sobre um assunto, pois permitem ter acesso a um ensino de qualidade, porém com uma carga horária menor que os programas de pós-graduação. Ou seja, é uma ótima chance de desenvolver novas habilidades, abrir os horizontes sobre uma área do conhecimento e aprofundar o que você já sabe.

Este tema despertou o seu interesse? Então acompanhe este post e entenda como funcionam os cursos de extensão!

O que é um curso de extensão?

Um curso de extensão procura oferecer ao aluno conhecimentos que nem sempre são vistos ou aprofundados durante a graduação, sendo de caráter cultural, científico, educacional, tecnológico etc. Por isso recebem esse nome, pois estendem os conteúdos vistos em sala de aula (tanto presencial quanto EAD).

Ter um ou mais cursos de extensão em seu currículo é um grande atrativo, pois mostra que você tem iniciativa para continuar aprendendo sobre a área que atua — ou até mesmo sobre outros campos do conhecimento, apostando na multidisciplinaridade.

No entanto, é preciso reforçar que esses cursos são diferentes de uma pós-graduação. Atividades de extensão são oportunidades de ter contato com novos conhecimentos ou atualizar conceitos prévios, e podem ser feitas por meio de palestras, congressos, visitas culturais, entre outros, inclusive cursos.

Já a pós permite aprofundar em uma determinada área de atuação, voltada para o mercado de trabalho ou para a carreira acadêmica. Além do mais, uma pessoa não precisa necessariamente ter diploma de curso superior para fazer uma extensão, enquanto isso é obrigatoriedade para a pós-graduação.

Como funciona?

Os cursos de extensão se dividem em livres e universitários. Os primeiros são voltados para todo o público que tem interesse no tema, independentemente do grau de escolaridade, e costumam introduzir a um assunto. Enquanto os segundos atendem pessoas que completaram o Ensino Superior, justamente pela profundidade e tecnicidade dos assuntos abordados.

Geralmente, os mais procurados são os cursos de extensão universitária, pois permitem que os profissionais ou estudantes tenham contato com detalhes técnicos sobre um tema importante para a sua carreira.

Sua duração também é bem mais curta do que uma pós-graduação e pode variar bastante dependendo do assunto abordado. Desse modo, é possível encontrar cursos de extensão que duram um dia, semanas ou meses.

Uma curiosidade é que muitas pessoas preferem realizar um curso de extensão antes de iniciar uma pós-graduação, especialmente se acabaram de terminar uma graduação, por serem mais flexíveis e de duração mais curta. Assim, é possível descansar antes de iniciar uma pós, porém, sem deixar os estudos de lado.

Além disso, um curso de extensão pode feito na modalidade EAD. De toda forma, após realizar as atividades, estar presente nas aulas e cumprir os requisitos estabelecidos pela instituição, o aluno recebe um certificado de participação. Para os estudantes do Ensino Superior, isso pode ser utilizado como horas livres ou atividades complementares.

Quais são os benefícios?

Agora que você sabe o que é um curso de extensão e como ele funciona, aposto que está pensando nos benefícios que pode oferecer para a sua carreira, não é mesmo? Então, veja algumas das vantagens a seguir!

Destaca no mercado de trabalho

Como visto, um curso de extensão é um bom diferencial entre a concorrência no mercado de trabalho. Isso deixa o seu currículo mais atraente, pois demonstra a sua disposição de continuar sempre atualizando e aprofundando os seus conhecimentos.

Além disso, um certificado de conclusão de curso de extensão demonstra que um profissional é qualificado. Em um mercado tão competitivo e que exige atualizações constantes, principalmente por conta dos avanços tecnológicos, essa competência se torna um grande destaque.

Aprimora seu conhecimento continuamente

Conhecimento nunca é demais, principalmente na sua área de atuação. Manter os estudos continuamente é uma maneira de nunca esquecer conteúdos importantes e estar sempre com a mente aberta para o aprendizado.

Amplia as noções sobre determinado tema

Um curso de extensão é uma oportunidade para que você tenha mais domínio sobre suas habilidades e se sinta mais confiante para exercer as suas funções no mercado — ou quem sabe lutar pela tão esperada vaga para o emprego dos sonhos.

Além disso, essa é uma chance de aprender mais sobre algum assunto pouco visto durante a graduação. Por exemplo, já pensou na importância de fazer um curso de Português para aprender as regras do Novo Acordo Ortográfico?

Independentemente do seu campo de estudo, essa é uma habilidade que trará grandes benefícios na sua carreira e um diferencial para o seu currículo. Afinal, ter uma boa escrita é essencial tanto para a sua vida profissional quanto a pessoal.

Quem pode fazer o curso de extensão?

Como você viu, qualquer pessoa pode fazer um curso de extensão. No entanto, os de caráter universitário são voltados para todos os interessados que estão matriculados em uma graduação ou já têm diploma de Ensino Superior. Inclusive, eles ainda podem ser feitos por quem está fazendo uma pós-graduação ou por quem já a concluiu.

No geral, as pessoas que mais procuram os cursos de extensão são:

  • quem quer atualizar os conhecimentos;
  • quem está em busca de aprimorar ou desenvolver novas habilidades;
  • quem ainda não decidiu qual curso fazer de pós-graduação e está pesquisando diferentes áreas;
  • quem não quer parar de estudar, mesmo tendo concluído a graduação ou pós-graduação.

Como funciona o curso de extensão EAD?

Os cursos EAD estão sendo cada vez mais procurados e eles também podem ser de extensão. A grande vantagem dessa modalidade é a flexibilidade de estudar onde você estiver e quando quiser. 

Instituições que oferecem cursos 100% online, como a Unyleya, ainda se destacam por promover a comodidade de não precisar se locomover até o local de ensino, poupando tempo e dinheiro.

Agora que você sabe o que é um curso de extensão e como ele funciona, o que está esperando para procurar aquele que mais se encaixa nos seus interesses? Não deixe de atualizar os seus conhecimentos e continuar os seus estudos. Assim, é possível garantir mais oportunidades para a sua carreira e o seu crescimento pessoal!

Gostou da ideia? Então dê uma olhada nos cursos de extensão que a Unyleya oferece. Aposto que você vai encontrar um que tenha tudo a ver com as suas expectativas!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.