Connect with us

Especialize-se

Como escolher uma pós-graduação? Confira 7 passos!

Como escolher uma pós-graduação
Tempo de Leitura: 4 minutos

Fazer uma especialização é uma ótima maneira de se manter atualizado e ter mais oportunidades de carreira. No entanto, saber como escolher uma pós-graduação nem sempre é uma tarefa fácil.

Diante de tantas opções de cursos e da importância que uma pós-graduação tem na sua vida profissional, é comum sentir dúvidas e não saber por onde começar. É por isso que fizemos uma lista com alguns passos para ajudar você a tomar essa decisão.

Acompanhe este post e descubra o que fazer para acertar na escolha do curso de pós-graduação com essas 7 dicas! 

1. Pense sobre os seus objetivos profissionais

Tudo vai começar com uma análise interna. O autoconhecimento nesse momento vai ser o seu melhor amigo. Isso porque, para saber o que estudar, é preciso ter noção de onde você quer chegar em sua carreira.

Por esse motivo, é necessário ter alguns momentos de reflexão para definir os seus objetivos profissionais. Com base nisso, é possível identificar quais caminhos podem levar você à realização dos seus desejos de carreira.

Uma dica nessa etapa é começar a se visualizar a longo prazo. Pense em como você gostaria que a sua vida estivesse daqui a 5, 10 e 15 anos. Assim, você reúne informações do que quer e, então, só precisa traçar estratégias de como chegar a essa realização.

Lembre-se de que esses objetivos podem mudar ao longo do tempo e isso é totalmente comum. No entanto, eles são uma base confiável para fazer uma escolha coerente com as suas metas na carreira. 

2. Pesquise muito sobre os temas

Experimente fazer uma tempestade de ideias (brainstorming) com os temas que mais chamam a sua atenção. Tente se lembrar das disciplinas que você mais teve afinidade durante a graduação e quais áreas gostaria de aprender mais.

Vale a pena anotar em um caderno esses temas, mesmo que despretensiosamente. Com isso, depois de fazer as pesquisas adequadas, você conseguirá classificar essas ideias em promissoras, desfavoráveis e opções que podem ficar para uma ocasião futura.

Nesse momento, é importante pesquisar muito sobre as áreas de seu interesse, os cursos que abordam esses conteúdos, as instituições de ensino que oferecem esses cursos, as modalidades de ensino, entre vários outros pontos relevantes.

3. Procure uma instituição relevante

A escolha da instituição de ensino que você vai confiar para começar a pós-graduação faz toda a diferença. É importante que a infraestrutura oferecida seja relevante para que você consiga continuar os seus estudos com tudo o que precisa.

Durante a pesquisa, envie e-mails para os locais que chamaram a sua atenção tirando todas as suas dúvidas. Isso vai ajudar a avaliar o atendimento da instituição, que é outra característica muito importante para os seus estudos, assim como o tempo de retorno.

4. Avalie a grade curricular

As disciplinas que você vai estudar durante o curso também são pontos que precisam ser analisados. Com a avaliação da grade curricular, é possível descobrir a profundidade que os assuntos serão abordados na pós-graduação e se as matérias realmente estão de acordo com a área que você pensou em se especializar.

Essa informação pode ser consultada nos sites oficiais das instituições de ensino. Isso, inclusive, ajuda a comparar dois ou mais locais que você considerou se matricular e decidir qual deles é mais adequado para os seus estudos.

5. Pesquise sobre o corpo docente

Pesquisar sobre os profissionais que ministram as aulas do seu curso também vai influenciar na sua escolha. Com isso, é possível conferir a sua formação, saber quais são as áreas que mais têm conhecimento e até mesmo a experiência dos professores.

Dessa forma, é necessário considerar que o corpo docente também é relevante na sua pós-graduação. Além de serem fundamentais para o seu aprendizado, os professores podem compor o seu networking e ajudar no desenvolvimento de sua carreira.

6. Tenha uma organização financeira

A organização financeira também é um aspecto relevante. Investir em uma pós-graduação vai exigir de você mais gastos e tempo. Ambos estão relacionados com dinheiro, e por isso as suas finanças pessoais precisam ser devidamente administradas.

Nesse caso, é fundamental observar se você consegue arcar com os custos da pós-graduação, que envolvem matrícula, mensalidade, materiais para os estudos, entre outros adicionais.

Nesse momento, vale a pena procurar descontos e financiamentos, caso sejam necessários. Isso vai ajudar a não desistir do sonho de fazer uma especialização e, ao mesmo tempo, vai evitar que você faça dívidas maiores do que consegue pagar no momento. 

7. Avalie a sua rotina

Como visto, para fazer uma pós-graduação, é necessário ter tempo disponível no seu dia a dia para se dedicar aos estudos. Apesar de o conteúdo ser mais leve que o da graduação, as aulas e atividades que devem ser realizadas ainda vão demandar várias horas de sua semana.

Por isso, é importante avaliar a sua rotina. Nesse momento, você tem tempo disponível para aplicar em sua pós-graduação? Caso a resposta seja negativa, tente observar se nos próximos anos você vai conseguir ter algumas horas livres que serão suficientes para se dedicar aos estudos.

Veja também quais ajustes você precisaria fazer em sua rotina para encaixar a responsabilidade da pós-graduação e se eles são viáveis. A partir disso, tente montar um rascunho de cronograma de estudos de acordo com o curso que você tem interesse, apenas para verificar se é possível lidar com essa nova tarefa.

Outra opção que você tem é preferir modalidades de ensino que trazem mais flexibilidade para os estudos. Atualmente, existem diversas instituições de ensino que oferecem a educação a distância (EAD), inclusive com pós-graduação 100% online.

Como você pôde perceber, para encontrar o curso ideal é fundamental reservar um tempo para pesquisar. Afinal, essa decisão envolve diversos fatores importantes no seu dia a dia. Por isso, tudo precisa ser avaliado com calma.

No entanto, agora que você viu essas dicas de como escolher uma pós-graduação, é possível se sentir mais confiante para tomar essa decisão e encontrar o curso que mais se encaixa nas suas necessidades e expectativas.

Este post despertou o seu interesse de fazer uma pós-graduação? A Unyleya oferece mais de 1.000 cursos de especialização e pode ajudar você nessa etapa importante de sua vida. Entre em contato conosco e conheça um pouco mais o nosso trabalho!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.