Connect with us

Especialize-se

Descubra 7 características que definem um profissional de sucesso!

profissional de sucesso
Tempo de Leitura: 4 minutos

Todo profissional de sucesso desenvolve algumas habilidades ao longo de sua carreira que são fundamentalmente úteis para alcançar os objetivos e saber como se destacar no mercado de trabalho.

Trabalhar essas competências desde o início da vida profissional é uma maneira de percorrer o caminho certo para ser bem-sucedido na carreira. No entanto, essas não são habilidades que se adquirem da noite para o dia. Por isso, é preciso se esforçar para desenvolvê-las.

Neste post, listamos quais são as 7 principais características que definem um profissional de sucesso. Assim, você pode identificar as que já tem e as que ainda precisam ser desenvolvidas. Acompanhe!

1. Liderança

A liderança é uma das principais competências de um gestor. Contudo, ela é importante também para desenvolver autonomia em sua carreira, independentemente da área de atuação e do cargo ocupado.

Ter liderança significa nada mais do que saber se comunicar de forma clara com os seus colegas de trabalho, aceitar a ajuda dos demais colaboradores da empresa — e valorizá-la — e apresentar proatividade para solucionar os problemas que aparecerem.

Todas essas características podem ser desenvolvidas até mesmo sem ocupar um cargo de liderança dentro de uma organização. Da mesma forma, essa competência será útil para qualquer trabalho que você fizer.

2. Inteligência emocional

Inteligência emocional é o termo utilizado para descrever a capacidade de compreender os próprios sentimentos e o das pessoas próximas. Isso envolve diversas competências, como empatia, autoconhecimento e autocontrole.

Tudo o que inteligência emocional significa tem uma enorme importância em sua carreira. Ser uma pessoa empática, por exemplo, faz com que você saiba se colocar no lugar dos outros e repensar as suas atitudes para que elas tenham impacto positivo em sua volta.

Ao ter autoconhecimento, é possível compreender as razões pelas quais você pensa de determinada maneira e quais são os principais componentes de sua personalidade. Ou seja, saber quem você é ajuda a prever reações em alguns cenários, identificar pontos que ainda precisam ser melhorados e a se aceitar melhor.

Já o autocontrole diz respeito à forma como você reage a determinados estímulos, especialmente os mais complicados. Saber controlar as emoções a ponto de não descontá-las de maneira negativa nos ambientes em que você convive é fundamental para construir uma carreira sólida e uma boa imagem profissional.

3. Persistência

Dificilmente você vai encontrar um exemplo de pessoa bem-sucedida que conquistou os objetivos de carreira sem passar por dificuldades. Afinal, obstáculos existem em qualquer propósito que você se propõe a alcançar.

O que vai mudar é a forma que você lida com essas adversidades. A persistência é uma palavra-chave para um profissional de sucesso, pois é essa característica que vai motivá-lo a seguir os seus objetivos.

No entanto, isso não significa persistir em um erro. Ao notar que as atitudes que você está tomando não estão sendo adequadas para que as suas metas, das menores até as maiores, sejam alcançadas, é necessário reavaliar a situação e fazer os ajustes necessários, até que os seus sonhos se realizem.

4. Criatividade

A criatividade é a habilidade que faz com que uma pessoa consiga visualizar um objeto ou uma situação de diferentes formas. Isso faz com que novas ideias surjam e, consequentemente, atitudes inovadoras sejam tomadas.

A capacidade de criar algo e ter ações inovadoras é algo muito procurado no mercado de trabalho. Como diversos setores apresentam muita concorrência, qualquer coisa positiva que traga destaque é fundamental.

Por isso, profissionais criativos e inovadores facilmente se destacam em sua área de atuação, por trazer soluções novas e úteis. A sua criatividade pode ser trabalhada até mesmo nas pequenas coisas do seu dia, como a criação de um desenho despretensioso ou organização do seu armário de uma maneira diferente.

5. Resiliência

A resiliência é outra característica que, se for bem exercitada, vai conduzir um profissional ao sucesso. Essa habilidade anda junto da persistência, pois se trata da capacidade de se adaptar a novos contextos e se recuperar dos problemas que surgiram durante o trajeto.

Essa característica também se associa à inteligência emocional. Afinal, conseguir avaliar uma situação complicada de forma racional, sem se desesperar ou desistir fácil, é algo que envolve tanto o autocontrole dos sentimentos quanto a resiliência.

Sendo assim, ser um profissional resiliente ajuda até mesmo a pensar fora da caixa. Aproveitar uma adversidade, que poderia destruir todo um projeto, e utilizá-la como aprendizado para ter novas ideias e tomar decisões mais adequadas para contornar o problema é um exemplo de como essa característica pode trazer muito sucesso para a sua carreira.

6. Flexibilidade

Ao mesmo tempo, um profissional de sucesso precisa ser flexível em diversas áreas de sua vida. Muitas vezes, é necessário aplicar mais energia no trabalho, por exemplo, para alcançar um objetivo. Em outras, é importante diminuir o ritmo da vida profissional para aprender conceitos que serão importantes na hora de impulsioná-la.

Saber fazer mudanças na rotina de forma moderada é uma maneira de trabalhar a sua flexibilidade. Essa característica é importante também para fazer novas tarefas dentro de uma área de atuação, para aprender com outros setores e para seguir o ritmo do mercado de trabalho, que é totalmente dinâmico.

7. Comprometimento

Independentemente de você gostar ou não da área em que está trabalhando no momento, o comprometimento é algo indispensável para a sua carreira. Dedicar-se àquilo que você se propôs a fazer reforça diversas qualidades, que serão muito valorizadas ao longo de sua vida profissional.

O comprometimento diz respeito às diversas características que tornam uma pessoa mais confiável, como pontualidade, organização, concentração e comunicação. Todas essas competências tornam um ambiente de trabalho muito mais agradável de conviver e ainda mais produtivo.

Como visto, para se tornar um profissional de sucesso, é preciso ter disposição para desenvolver diversas habilidades e competências que agregarão mais valor ao seu trabalho e ao seu conhecimento. Desse modo, quanto antes você começar a trabalhar nessas características, mais fácil será para construir a carreira dos seus sonhos.

Este post ajudou você a pensar no que precisa desenvolver para se destacar no mercado de trabalho? Então compartilhe o artigo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a descobrirem as principais características que formam um profissional de sucesso!

Deixe o seu voto
Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.