Connect with us

Inicie Sua Carreira

O papel transformador do serviço social

graduação em serviço social

O Serviço Social é uma profissão de suma importância para a promoção da justiça social e a garantia dos direitos humanos. Pautados por um caráter sociopolítico e crítico, os assistentes sociais desempenham o papel de mediadores entre os indivíduos e a sociedade, buscando compreender e enfrentar as diversas manifestações da “questão social”, que abrange desigualdades e injustiças presentes na sociedade.

A atuação do assistente social é abrangente e diversificada, permitindo a atuação em áreas como saúde, educação, assistência social, habitação, lazer, entre outras. O profissional assume a responsabilidade de planejar, executar e gerenciar programas, projetos e políticas sociais, atendendo às necessidades da população em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

No contexto brasileiro, a taxa de empregabilidade para assistentes sociais costuma ser relativamente alta. Dados do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) indicam que cerca de 87% dos assistentes sociais formados são empregados em suas áreas de atuação.

Entretanto, os salários dos assistentes sociais podem variar significativamente de acordo com a região, setor de atuação e experiência profissional. Aspectos como carga horária, nível de especialização e instituição empregadora podem influenciar no salário médio desses profissionais.

HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL

A história do Serviço Social passou por diversas transformações, refletindo mudanças sociais, políticas e econômicas tanto no Brasil quanto no mundo. Inicialmente, influenciado pelo catolicismo europeu, o Serviço Social enfatizava a técnica do “Serviço Social de Caso”, alinhada à doutrina social da Igreja. Posteriormente, nas décadas de 1940 e 1950, sob influência norte-americana, o foco se voltou para o “tecnicismo”, incorporando elementos da psicanálise e da sociologia positivista e funcionalista.

Contudo, a partir dos anos 1960 e 1970, um movimento de renovação tomou lugar, buscando tanto reatualizar o tradicionalismo profissional quanto romper com o conservadorismo. A profissão se secularizou e aproximou-se de movimentos de esquerda, ampliando sua atuação para áreas de pesquisa, administração, planejamento, acompanhamento e assessoria aos setores populares.

A década de 1980 foi marcada por avanços democráticos e pelo debate sobre ética no Serviço Social, rompendo com a neutralidade e adotando o compromisso com a classe trabalhadora, refletido no Código de Ética Profissional de 1986. Houve também uma revisão curricular para superar o tradicionalismo teórico-metodológico, fortalecendo a integração entre técnica e política.

Nos anos 1990, o neoliberalismo, a flexibilização econômica e a redução do Estado impactaram a profissão, ampliando seus campos de atuação para o terceiro setor e conselhos de direitos. O uso do instrumental técnico-operativo foi ressignificado, buscando o desenvolvimento de competências éticas, políticas e teóricas voltadas à emancipação sociocêntrica.

A partir dos anos 2000, o Serviço Social passou a enfrentar um cenário complexo e desafiador, com mudanças significativas na sociedade e no campo profissional. Diversos fatores impactaram a atuação dos assistentes sociais e colocaram em evidência a importância da profissão na promoção da justiça social e na defesa dos direitos humanos. O fortalecimento do projeto ético-político profissional é considerado essencial, requerendo aprimoramento intelectual e organização coletiva para defender os direitos da população usuária dos serviços prestados pelos assistentes sociais.

Essa trajetória histórica demonstra a capacidade de adaptação e resistência da profissão frente às mudanças sociais, sempre buscando uma atuação comprometida com a justiça social e a promoção do bem-estar da população atendida.

Vale ressaltar que o projeto ético-político, consolidado nas décadas de 1970 e 1980, é uma marca distintiva da profissão. Ele representa o compromisso da categoria com a construção de uma sociedade mais justa e democrática, onde os direitos de todos sejam garantidos. Os assistentes sociais são defensores da cidadania plena e do acesso universal aos serviços e benefícios sociais.

Além disso, o Código de Ética Profissional de 1993 orienta a atuação do assistente social, definindo seus direitos e deveres, bem como parâmetros éticos para o exercício da profissão. O compromisso ético-político é uma premissa fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados e o respeito aos princípios da justiça social.

FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

A formação acadêmica em Serviço Social proporciona aos estudantes o domínio de conhecimentos multidisciplinares das Ciências Humanas e Sociais, bem como o desenvolvimento de habilidades práticas para o trabalho de intervenção social. Os futuros profissionais aprendem a realizar estudos e pesquisas para avaliar a realidade social, propor medidas e políticas sociais, além de assessorar instituições e movimentos sociais.

No curso de Serviço Social da Unyleya, algumas das principais disciplinas oferecidas são:

Fundamentos do Serviço Social: Aborda os fundamentos teóricos, históricos e filosóficos do Serviço Social, apresentando aos estudantes a base conceitual e histórica da profissão.

Política Social: Estuda as políticas públicas e sociais, analisando sua formulação, implementação e avaliação, bem como seu impacto na sociedade.

Teoria Social: Explora as principais teorias sociológicas e sua aplicação no campo do Serviço Social, proporcionando aos estudantes uma compreensão aprofundada da realidade social.

Psicologia Social: Estuda os aspectos psicossociais das relações humanas, auxiliando na compreensão dos comportamentos e atitudes dos indivíduos e grupos na sociedade.

Direitos Humanos e Cidadania no Brasil: Aborda os direitos humanos e sua relação com a prática do Serviço Social, enfatizando a importância da garantia de direitos para a população vulnerável.

Ética em Serviço Social: Aborda os princípios éticos e deontológicos que orientam a atuação do assistente social, ressaltando a importância do compromisso com os direitos humanos e a justiça social.

O curso de Graduação em Serviço Social da Unyleya também proporciona uma experiência prática enriquecedora por meio de estágios em diversas instituições, permitindo que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Essa vivência no campo de trabalho é de extrema importância, pois possibilita aos futuros assistentes sociais uma imersão na realidade das comunidades e indivíduos atendidos, compreendendo suas necessidades, desafios e potencialidades.

Durante o estágio, os alunos têm a oportunidade de trabalhar junto a profissionais já atuantes na área, o que proporciona um contato direto com as demandas do cotidiano profissional e uma visão mais abrangente das múltiplas possibilidades de atuação do assistente social. Essa experiência prática também contribui para o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa, empatia, trabalho em equipe e resolução de problemas, fundamentais para o exercício da profissão.

Além dos estágios, o curso de Graduação em Serviço Social da Uhttps://blog.unyleya.edu.br/inicie-sua-carreira/materias-de-servico-social/nyleya oferece atividades de extensão, com o objetivo de aproximar os estudantes da comunidade e promover a interação com a população atendida. Projetos sociais, oficinas, campanhas educativas e outras ações são desenvolvidas visando a promoção do bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Através dos estágios e atividades de extensão, os alunos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática, aprimorando sua formação e fortalecendo o compromisso ético-político da profissão. Essa integração entre teoria e prática é fundamental para a formação de assistentes sociais preparados para enfrentar os desafios e demandas da sociedade, buscando sempre a promoção da justiça social e a defesa dos direitos humanos.

O curso de Graduação em Serviço Social da Unyleya se apresenta como uma formação completa e transformadora, capacitando profissionais engajados em fazer a diferença na vida das pessoas e na construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.

Em síntese, no curso de Graduação em Serviço Social da Unyleya, os estudantes mergulham em uma formação completa e atualizada, que abrange desde fundamentos teóricos até práticas de intervenção social. Os alunos são capacitados para atuar em diversas áreas, como Assistência Social, Saúde, Educação e Previdência Social.

Além disso, a Unyleya oferece uma estrutura acadêmica de excelência, com recursos tecnológicos avançados, bibliotecas virtuais e uma plataforma de aprendizagem interativa. Na qual os alunos podem estudar de onde estiver, conciliando o curso com suas atividades profissionais e pessoais, graças à flexibilidade do ensino a distância.

Ao concluir o curso de Serviço Social da Unyleya, os estudantes estarão preparados para enfrentar os desafios contemporâneos, promovendo a inclusão social, a igualdade de direitos e a defesa dos mais vulneráveis.

Faça a diferença através do Serviço Social, escolha a Unyleya e esteja preparado para construir um futuro mais justo e igualitário.

*Texto de autoria do professor – Marcio de Souza – Possui graduação (2005) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Possui Mestrado (2009) e Doutorado (2016) em Serviço Social pela PUC-Rio. Realizou Pós-graduação latu sensu na área de Docência do Ensino Superior na Universidade Cândido Mendes – UCAM (2006) – A Vez do Mestre. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social na Educação, Supervisão direta de Estágio em Serviço Social, Ética Profissional, Pesquisa em Serviço Social, Trabalho e Processo de trabalho. 

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD