Connect with us

Inicie Sua Carreira

Saiba agora quais são as principais matérias de Serviço Social!

matérias de serviço social
Tempo de Leitura: 4 minutos

O trabalho do assistente social é primordial para manter uma sociedade justa e organizada. Por isso, a graduação em Serviço Social tem como objetivo preparar o profissional para superar todas as adversidades que a mudança social pode acarretar. 

Além do mais, o curso serve também para desenvolver a liberdade de pensamento, senso crítico e até mesmo a inteligência emocional do indivíduo. Mas quais são as principais matérias de Serviço Social?

Neste post, você vai entender o que é essa profissão, quais são as disciplinas estudadas e por que elas são tão necessárias na vida dessas pessoas. Continue a leitura e descubra se essa é uma área que combina com você. Vamos lá?

O que é e como funciona o curso de Serviço Social?

A regulamentação da profissão do Assistente Social foi sancionada no dia 07 de junho de 1993, por meio da Lei n° 8.662/93. Um dos motivos para isso foi a percepção da necessidade de pessoas auxiliando os trabalhadores, os desempregados e a população carente de serviços básicos.

Atualmente, com as novas demandas da sociedade, como o direito das mulheres no mercado de trabalho e a discriminação de indivíduos em diversos setores, a atuação desse profissional visa garantir os direitos e a qualidade de vida de todos. Auxilia, ainda, nas interações sociais e na valorização humana.

O bacharelado em Serviço Social está incluído na área de ciências humanas e leva 4 anos para ser concluído. Com isso, ele tem como objetivo formar profissionais qualificados para lutar contra as desigualdades, resolver conflitos e ampliar os direitos dos indivíduos mais vulneráveis. 

Para quem é indicada essa graduação?

A empatia, a gestão de pessoas, a capacidade de planejamento e organização são qualidades indispensáveis para quem quer exercer essa profissão com maestria. Porém, vale lembrar que essas características podem ser inatas ou até mesmo ser aprendidas ao longo do tempo com a prática constante. 

Outro ponto importante a se considerar na hora de optar por essa faculdade é a resiliência, pois, como os assistentes sociais entram sempre em contato com situações difíceis, como doenças, violência, pobreza, abandono e cárcere privado, eles devem ter a capacidade de não levar as preocupações do trabalho para casa.

Além do mais, um bom assistente social deve desenvolver a habilidade de se comunicar e de se expressar de forma bem estruturada, pois é necessário ter uma boa articulação política para dar encaminhamento aos processos técnicos.

Quais são as principais disciplinas do curso de Serviço Social?

Essa graduação envolve, majoritariamente, a área de ciências humanas. Por isso, essa área requer muita interpretação e associação de ideias e conceitos e, com isso, as matérias do curso de Serviço Social tendem a ter um viés mais subjetivo e múltiplas formas de entender e aplicar as teorias na prática.

Qual carreira mais combina com você?

Agora, você vai descobrir quais são as principais disciplinas estudadas nessa graduação e entender um pouco mais sobre essa profissão tão importante e relevante em nossa sociedade. Bora conferir?

Sociologia

O Serviço Social está amplamente ligado à Sociologia, pois ambas são áreas do conhecimento que estudam as instituições sociais e os problemas vinculados à elas. As injustiças, as discriminações, os abusos e todas as formas de violência são tratadas com a intervenção dos assistentes sociais. 

Portanto, para a modificação de comportamentos considerados destrutivos, é necessário ter amplo conhecimento sociológico sobre a cultura, as condutas humanas, as crenças, os papéis sociais e os costumes.

Antropologia

O propósito da Antropologia é estudar o homem em todas as suas dimensões. Dentro disso, a Antropologia Cultural se preocupa, principalmente, em compreender como se formaram os hábitos e costumes dos indivíduos.

No Serviço Social, essa compreensão da história do desenvolvimento humano é primordial para descobrir as causas de determinados comportamentos e como ajustá-los de modo a melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos.

Filosofia

O Serviço Social tem como objetivo solucionar problemas sociais e investigar as suas causas. A importância social da filosofia é relacionar aspectos abstratos, como questionamentos e subjetividades, com o enfrentamento de desafios concretos. A disciplina de Filosofia e Ética busca respostas para questões filosóficas, éticas, morais, entre outros conceitos que são importantes para quem quer seguir nessa área.

Pesquisa em Serviço Social

A pesquisa é inerente ao processo histórico da profissão de assistente social, tanto em seu processo de formulação ideológico, quanto na prática social. Sua metodologia é dividida em três partes. Veja!

Serviço Social de Caso

É amplamente utilizada para identificar situações sociais e problemas comuns à população para planejamento posterior de atividades específicas. Utiliza-se a abordagem individual com o objetivo de descobrir as possíveis causas de problemas no contexto socioeconômico cultural.

Serviço Social de Grupo

Utiliza-se de abordagem grupal, geralmente usada nas situações sociais identificadas em um número significativo de pessoas. Em síntese, consiste na organização e na participação de grupos para entender melhor o problema.

Serviço Social de Comunidade 

Engloba as instituições da área no conhecimento das necessidades comunitárias e busca estabelecer atividades conjuntas para o aproveitamento total dos recursos existentes e para descobrir soluções mais eficazes para o bem-estar dos cidadãos.

Administração e Planejamento em Serviço Social

A capacidade de administrar e planejar oferece a assistência necessária para que o profissional consiga pensar em intervenções viáveis e efetivas na resolução de contratempos que se apresentam em cada região. Logo, uma formação completa deve abranger o ensino de compreensão analítica de distintas realidades do nosso país.

Em resumo, essa formação superior e sua pós-graduação são muito importantes para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade como um todo. Portanto, é primordial saber como escolher uma boa instituição de ensino para ter acesso a todos os conhecimentos necessários à atuação na área. 

As matérias de Serviço Social são mais focadas na resolução de conflitos humanos por meio do conhecimento da história e do estudo das condições socioeconômicas em relação aos problemas emocionais de cada um. Por conta disso, a Unyleya tem os profissionais mais capacitados e cursos de excelente qualidade com uma mensalidade que cabe no bolso. 

Quer ter acesso a todas as nossas novidades e a mais textos como este? Não perca tempo e nos siga no Facebook, no Twitter e no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades!

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.