Connect with us

Carreiras na Graduação

O que faz um Assistente Social? Saiba tudo sobre a profissão

O que faz um Assistente Social? Saiba tudo sobre a profissão

Você sabe o que faz um assistente social? Esse é o trabalho realizado por profissionais formados em Serviço Social e que tem relação direta com a aplicação e o acompanhamento de políticas socioeconômicas, que visam a inclusão de diversos grupos sociais.

Cuidar de políticas públicas e privadas não é uma tarefa fácil e envolve uma formação específica, que aborda temas como Sociologia, Antropologia, Direitos Humanos e muitos outros. Tudo isso para desenvolver noções de gestão, organização, avaliação, planejamento e demais atividades em torno dos serviços sociais.

Neste artigo, entenda melhor o que faz um assistente social e veja se você combina com essa profissão!

Quais as principais atribuições de um assistente social?

Esse é o profissional que está por trás de projetos em torno da realização de políticas públicas e privadas, que visam a inclusão e a acessibilidade de toda a população. Por esse motivo, pode trabalhar com tarefas voltadas para as áreas de:

  • saúde;
  • educação;
  • nutrição;
  • moradia;
  • trabalho;
  • cultura;
  • previdência.

O assistente social é responsável por analisar, executar, coordenar e preparar projetos para a aplicação de políticas públicas e privadas. Desse modo, tem contato direto com o público-alvo e é capaz de orientar sobre direitos, deveres e fatores essenciais para ter uma vida digna, segundo o que diz a Constituição Federal.

Vale destacar também que o trabalho do assistente social está pautado nos artigos 4º e 5º da Lei 8662/93. Desse modo, o cumprimento de todas as normas durante a atuação se torna uma de suas principais responsabilidades.

Onde o profissional pode trabalhar?

Existe uma enorme variedade de projetos que um assistente social pode atuar. Como visto, o papel desse profissional é ajudar os cidadãos a ir em busca de recursos essenciais para ter uma vida digna.

Um exemplo de área de atuação de um assistente social é na defesa dos direitos da criança e do adolescente, segundo a Lei nº 8.069/90. O trabalho junto ao Conselho Tutelar é uma opção para quem se interessa em cuidar desse público-alvo, oferecer orientações a pais e responsáveis por menores de idade e garantir o acesso à educação dessa parcela de indivíduos jovens.

Os projetos de reinserção social de ex-presidiários também podem ser conduzidos por assistentes sociais. O mesmo vale para a organização de planos de promoção da acessibilidade e inclusão de grupos marginalizados no mercado de trabalho.

O assistente social pode trabalhar até mesmo com idosos. A defesa dos direitos de previdência, por exemplo, é uma das áreas que mais atrai profissionais e exerce um enorme impacto na vida de diversas pessoas que precisam da aposentadoria, mas tiveram algum impasse na solicitação. 

Em outras palavras, organizações, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), hospitais, prefeitura, escolas, asilos, startups, ONGs: todos esses são espaços em que o assistente social pode estar presente.

A média salarial da profissão, no Brasil, é de R$ 3.200,00. Além disso, corre um projeto de lei (Projeto de Lei 41/21) para que a remuneração do assistente social conte com o teto salarial em R$ 5.500,00 para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Quais as habilidades necessárias para seguir carreira nessa área?

Será que essa é a melhor carreira para você? Conhecer o perfil dos profissionais que atuam nessa área é uma boa maneira de responder a essa pergunta. A seguir, confira algumas habilidades indispensáveis para se tornar um assistente social e veja se combinam com a sua personalidade, as suas preferências e os seus objetivos de carreira!

Comunicação

Para lidar com situações sociais, é fundamental estar em contato com diversas pessoas ao longo da rotina. Além disso, ter habilidade para expressar o que pensa e o que precisa faz toda a diferença para desenvolver as etapas dos projetos e conquistar vários objetivos.

A comunicação também é útil para interagir diretamente com o público-alvo. Ter a capacidade de acolher, orientar e compreender às outras pessoas é muito valioso para um assistente social.

Empatia

É praticamente impossível seguir a carreira em Serviço Social sem desenvolver a empatia. Esse é um trabalho que coloca você diante de diversas realidades e injustiças. A habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa e tentar compreender como se sente, além de ser motivadora para a atuação profissional, é fundamental para ir em busca de recursos que apoiam a justiça social.

Proatividade

De nada ajuda ter empatia, mas não tentar ajudar. É por isso que a proatividade é mais uma habilidade que precisa ser desenvolvida por um assistente social. Essa é a capacidade de buscar mudanças com uma postura ativa e comprometida.

Envolver-se com projetos sociais vai exigir bastante proatividade e um olhar sensível para cada caso. Com isso, é possível analisar os fatores e procurar soluções viáveis para cada situação que fica sob a sua responsabilidade.

Trabalho em equipe

Dificilmente um assistente social trabalha sozinho. Os projetos, na maioria das vezes, envolvem diversas questões, a ponto de ser necessária a companhia de um advogado e de vários outros profissionais. 

Para que o trabalho seja eficiente, é interessante que toda a equipe multidisciplinar atue em conjunto. Sendo assim, aprender a fazer uma boa troca de informações e experiências vai ajudar a transformar vidas.

Qual é a formação necessária para ser um assistente social?

Um assistente social passa pela graduação em Serviço Social antes de começar as atividades profissionais. Esse é um curso de caráter humanista e que busca desenvolver diversos valores importantes para compreender as diferentes questões sociais e suas possíveis soluções.

O curso de Serviço social tem matérias como Ética, Sociologia, Filosofia, História e outros conteúdos das Ciências Humanas. Os temas são apresentados para o desenvolvimento de uma visão crítica, política e imparcial. Com isso, é possível desenvolver habilidades e técnicas fundamentais para trabalhar com serviços sociais.

A graduação tem duração média de 4 anos e pode ser encontrada em diferentes modalidades: presencial, semipresencial ou EAD. Desse modo, há uma grande variedade para estudar o que você gosta e construir uma boa carreira.

Gostou de saber o que faz um assistente social? Como visto, a formação é um aspecto indispensável para seguir essa carreira. Sendo assim, conte sempre com instituições de ensino de qualidade, credenciadas pelo MEC, para ter a melhor experiência universitária possível.

Gostou deste post? Aproveite a visita e veja também como escolher a faculdade ideal para o seu perfil!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD