Connect with us

Inicie Sua Carreira

Como escolher a faculdade ideal?

escolher a faculdade

Escolher a faculdade é uma missão tão importante quanto a decisão de qual curso fazer. Por esse motivo, é fundamental fazer uma avaliação criteriosa de diversos aspectos relevantes, como seus objetivos, suas condições, sua disponibilidade de tempo, entre outros.

Parece complicado e não sabe por onde começar? Então, deixe conosco! Neste post, trouxemos uma série de dicas que vão ajudar você a entender o que é necessário considerar na hora de escolher uma boa faculdade.

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Acompanhe este post e tire as suas principais dúvidas!

Qual a importância de escolher bem a faculdade?

Na hora que você vai escolher uma graduação, é preciso refletir sobre um conjunto de fatores que podem interferir na sua decisão, não é mesmo? Pensar nos sonhos de carreira, verificar a duração do curso, analisar a grade curricular, entre várias outras considerações são feitas nesse processo.

Tomar essa precaução garante que você escolha a melhor opção e faça um bom investimento para o seu futuro. Desse modo, nos próximos anos, é possível colher os resultados dessa decisão.

Acontece que para escolher a instituição de ensino para realizar o curso é tão importante quanto. Afinal, é por meio desse espaço que você vai receber toda a preparação necessária para dar início à carreira. Por essa razão, quanto melhor for a escolha, maiores serão as chances de conquistar a tão sonhada realização profissional.

O que considerar na hora de decidir?

Então, o que, de fato, precisa ser levado em conta na hora de escolher a faculdade? Como visto, são diversos fatores que podem influenciar na sua decisão, logo, analisar um por um ajuda a refletir melhor sobre o assunto.

A seguir, confira os principais aspectos a considerar para selecionar a melhor instituição de ensino para você!

Modalidade presencial e a distância

A modalidade faz toda a diferença na escolha. Isso porque é por meio dessa decisão que você vai definir a sua rotina dos próximos anos. Por isso, é interessante considerar os prós e contras de cada uma das opções.

O ensino presencial é o modelo tradicional e provavelmente aquele com o qual você já se acostumou, tendo em vista que é essa a modalidade utilizada durante o Ensino Fundamental e Médio. Por esse motivo, é mais prático de se adaptar e permite ter contato direto com os professores ou colegas, o que é uma ótima vantagem para tirar dúvidas.

Por outro lado, estudar presencialmente requer disponibilidade de tempo, investimento em meios de locomoção ou despesas adicionais, como alimentação e transporte. Para quem não tem rotina fixa, essa modalidade pode ser bastante desafiadora.

Já a Educação a Distância (EAD) oferece uma maior flexibilidade para montar os horários, assim como traz a praticidade de estudar de onde você estiver. Sem contar que permite alcançar uma maior economia de tempo e de custos.

Os contras da EAD é a necessidade de conexão estável à internet, a fim de ter acesso aos materiais do curso. Além disso, essa modalidade pede uma boa organização da rotina, autonomia dos estudos e outras habilidades de aluno EAD.

Na hora de escolher uma instituição de ensino, vale a pena considerar as modalidades oferecidas e a dinâmica desses cursos, como local de estudos — sala de aula ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) —, duração das aulas, cronograma curricular, entre outros pontos.

Tipos de graduação disponíveis

Vale ressaltar também que existem diferentes tipos de graduação, cada uma com suas particularidades. O bacharelado tem uma formação generalista, abordando um pouco dos mais variados temas que envolvem a área do curso. Geralmente, tem uma duração um pouco maior que as outras opções, devido à grade curricular, sendo em média 4 anos.

Além disso, existe a licenciatura, com foco na formação educacional. Esse tipo de graduação forma professores para a educação básica e, por conta disso, tem enfoque em conteúdos didáticos e pedagógicos. Sua duração é semelhante ao bacharelado.

Também podemos citar o tecnólogo, que tem como principal característica a curta duração, levando cerca de 2 anos para ser concluído. A graduação tecnológica, por sua vez, foca na atuação em um setor específico do mercado, estimulando o desenvolvimento de habilidades práticas.

Na hora de escolher a faculdade para estudar, é preciso considerar os tipos de curso oferecidos e se há a opção que você estava planejando seguir. Além disso, analisar outros detalhes, como corpo docente, metodologia de ensino e recursos adicionais é uma excelente estratégia para tomar a melhor decisão.

Inserção no mercado de trabalho

Você sabia que a escolha da faculdade influencia nas suas oportunidades no mercado de trabalho? Apostar em uma instituição que tem reconhecimento ajuda a aumentar as suas chances de conquistar um bom emprego.

Afinal, profissionais que apresentam um currículo com formação em instituições de ensino reconhecidas passam maior confiança para os recrutadores no que diz respeito aos conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do período universitário.

Para saber se uma faculdade é reconhecida pelo mercado, vale a pena pesquisar sobre as instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Desse modo, é possível confiar mais na educação a ser recebida e na validade do diploma.

Como essa escolha afeta seu sucesso profissional?

Chegar ao mercado com qualidades profissionais permite que você se destaque com muito mais facilidade dos outros concorrentes. Essa vantagem também é útil na hora de ir em busca de promoção no trabalho, aumento no salário, entre outras vantagens na carreira.

Essa preparação necessária, quando obtida durante o período universitário por meio de uma boa instituição de ensino, garante segurança e benefícios para a vida profissional de uma pessoa. Afinal, é possível ir em busca do sucesso desde o primeiro momento.

É por esse motivo que escolher a faculdade se torna uma tarefa tão importante e que pode definir o seu futuro. Sendo assim, tire um tempo para refletir sobre as suas melhores opções, pesquise bastante, procure a opinião de alunos e ex-alunos, entre em contato com as instituições e considere todas as dicas. Assim, você pode encontrar o local ideal para estudar com muito mais facilidade e confiança.

Quer saber como investir no seu sucesso? Então, entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos cursos!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD