Connect with us

Inicie Sua Carreira

Orientação profissional: o que é, para que serve e quais são os seus benefícios?

orientação profissional
Tempo de Leitura: 4 minutos

Para conquistar a tão sonhada tranquilidade financeira, você precisa realizar um bom curso superior. Afinal, esse é, sem a menor dúvida, o melhor caminho para trilhar uma carreira de sucesso no mercado de trabalho. Na prática, entretanto, muita gente não sabe nem por onde começar. É aí que entra em cena a orientação profissional.

Com a ajuda de um olhar externo especializado, você consegue enxergar uma luz no horizonte. Assim, fica bem mais fácil tomar uma decisão. Porém, pode ser que ela não seja necessariamente definitiva (é permitido, sim, mudar de ideia). Entretanto, esse passo já é fundamental para começar a mudar os rumos da sua vida.

Mas o que é exatamente essa orientação profissional? Como ela funciona e por que você deve recorrer a ela nas mais diferentes situações? Entenda tudo isso a partir de agora!

O que é a orientação profissional?

Basicamente, orientação profissional é um processo conduzido por uma ou mais pessoas especializadas em gestão de carreiras. Com base na aplicação de métodos específicos, é possível obter respostas que indicam quais são as melhores trajetórias profissionais para cada caso. Isso pode ser feito com testes e entrevistas.

Em resumo, esse tipo de orientação facilita a tomada de decisão. Afinal, seu objetivo profissional é alinhado com o que o mercado de trabalho oferece de melhor no momento.

Para que ela serve?

A ideia central consiste em fazer com que você tenha em mãos um número muito maior de elementos antes de escolher qual rota seguir. Muitas vezes, algumas carreiras promissoras chamam nossa atenção, principalmente por contemplarem algumas das melhores profissões e salários do mercado.

Acontece que, no mundo real, não basta querer ter uma posição bem remunerada. Antes disso, é essencial conferir se estamos aptos a ocupá-la e realizar as tarefas inerentes a ela. Caso você não esteja pronto, a orientação profissional pode ajudá-lo, inclusive, a enxergar o que precisa fazer para chegar lá.

Isso porque, durante o processo, você se depara com as características (hard e soft skills) normalmente ligadas a determinadas áreas. Ao mesmo tempo, fica por dentro do cenário atual e das projeções da demanda de trabalho para os próximos anos.

Observe, então, que a orientação profissional efetua duas pesquisas aprofundadas. A primeira está associada à descoberta dos traços que compõem você como indivíduo. Aqui, o intuito é auxiliá-lo a entrar em uma verdadeira jornada de autoconhecimento.

Ao término do percurso, o resultado produzido é a percepção nítida quanto às suas melhores habilidades, potencialidades, inclinações, fraquezas e inaptidões. Geralmente, as pessoas que passam por isso descobrem que conseguem concretizar mais atividades do que imaginam. Logo, o leque de opções profissionais que se encaixam no seu perfil tende a aumentar.


A segunda etapa investigativa concretizada pela orientação profissional segue exatamente o que dissemos há pouco. Afinal, ela também auxilia no encontro de algumas possibilidades interessantes de carreiras, nas quais você tem mais chances de ser bem-sucedido.

Para quem é indicada?

Existem, pelo menos, duas situações nas quais a orientação profissional é indicada. Em um mundo ideal, os estudantes do ensino médio, no decorrer do período, já deveriam ter uma noção clara quanto à sua vocação ocupacional. No mundo real, as coisas podem se complicar um pouco.

Basta lembrar que o período coincide com a adolescência, fase marcada pelas mais variadas transformações que afetam o corpo e a mente. Enquanto estamos apenas tentando alcançar a idade adulta, fatores externos também interferem em nossas escolhas.

Boa parte dos adolescentes se encaminha para as provas de fim de ano apenas com a ideia de futuro concebida pelos pais. Muitas vezes, por inexperiência e insegurança. Essa influência é relevante, mas não deve ser o único parâmetro de escolha.

Com a análise de orientadores capacitados para esse processo, você consegue prestar o vestibular com mais consciência do que deseja conquistar. Isso mesmo que você seja jovem. Em outras palavras, você não vai para o dia da prova sem nem saber o que está fazendo ali.

É fato que as incertezas e indecisões atrapalham a própria preparação desses exames. Então, buscar orientação profissional é importante, inclusive, para acalmar os ânimos, diminuir a ansiedade e ampliar o foco nos estudos.

Engana-se, entretanto, quem pensa que o trabalho de um orientador vocacional se limita à escolha da nossa primeira faculdade. Na verdade, ele se mostra igualmente útil quando sentimos a necessidade de dar uma guinada na nossa trajetória do mercado de trabalho.

Não são poucas as pessoas que se sentem exaustas e completamente insatisfeitas com o cargo que ocupam, além das tarefas que realizam todos os dias. A solução para elas, segundo a expressão popular do momento, é praticar a chamada transição de carreira.

Contudo, para que essa mudança de rumo (radical, em certos casos) seja um sucesso, é necessário muita pesquisa, organização e planejamento. Novamente, o papel exercido por orientadores profissionais prepara seu veículo para encarar o novo trajeto com mais facilidade. Afinal, eles apresentam o panorama de maneira detalhada.

Quais os benefícios da orientação profissional?

De acordo com os pontos abordados anteriormente, já é possível ter uma boa ideia quanto às vantagens proporcionadas pela orientação profissional, certo? Vamos relembrar e destacar os principais tópicos!

Descoberta de valores

Você fica a par de habilidades e fragilidades que nem sabia que existiam. Conhecer melhor a própria personalidade é, sem dúvida, um atalho valioso e seguro em direção à realização de seus sonhos pessoais e profissionais.

Elaboração de um projeto de vida

Talvez você até esteja ciente da importância de ter um projeto de vida minucioso. O problema é que criar um costuma ser complicado. Felizmente, o auxílio adequado apresenta todo o passo a passo necessário para executar o planejamento. Assim, faz com que ele seja delineado de maneira precisa e coerente com seus objetivos.

Redução da ansiedade

Espécie de mal maior do século XXI, a ansiedade excessiva compromete nosso senso de reflexão e tomada de decisão. Deixá-la sob controle, portanto, é vital para visualizar as melhores saídas, mesmo nos contextos mais complexos.

Conhecimento acerca da realidade do mercado

Bem orientado, você também ganha uma visão ampla dos desdobramentos do mercado para os próximos anos. Isso é fundamental para se antecipar e se manter pronto para quaisquer novas mudanças.

A orientação profissional é determinante para você ter sucesso em sua carreira ao longo da vida. Como as instituições de ensino de qualidade oferecem esse suporte ao aluno, é essencial avaliar esse quesito, antes de escolher a faculdade ideal.

Gostou do artigo? Então, que tal aproveitar para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais?


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.