Connect with us

Especialize-se

Guia da carreira de sucesso: o que você precisa saber?

guia da carreira
Tempo de Leitura: 4 minutos

Sem exagero, quase tudo na vida precisa de um plano. No mínimo, certamente sua chance de vitória aumenta bastante quando, antes de agir, você cria um bom planejamento. Isso se aplica na hora de programar uma viagem e também vale para a construção de um guia da carreira impecável.

Nesse sentido, para se tornar um profissional de sucesso, ser promovido a um cargo de gerência e, enfim, ter a remuneração que tanto deseja, você precisa potencializar cada passo dado nessa direção. E, então, surge a pergunta de um milhão de dólares: como fazer isso?

Em um mercado competitivo e global como o nosso, é essencial saber aonde quer chegar e, é claro, como chegar. Para ajudar, selecionamos os cuidados a serem tomados para trilhar essa trajetória da melhor maneira possível.

Continue com a gente, a seguir, e descubra como ter seu próprio guia da carreira!

Quais cuidados adotar para trilhar uma carreira de sucesso?

Assim como existem diferentes caminhos para ir até um destino, há diversas maneiras de projetar uma carreira minuciosa. Aqui, apresentamos pontos de atenção relevantes.

Avalie suas habilidades e gostos

A fim de elaborar um plano de carreira detalhado, o primeiro aspecto a ser observado são suas habilidades e as preferências de atuação profissional. Isso porque não basta querer se desenvolver em uma direção que, no fundo, gera desconforto.

Um dos segredos de um planejamento de carreira bem-sucedido deriva do conhecimento que temos de nós mesmos. Assim, é importante saber exatamente o que faz de melhor e o que ainda não domina, mas seria fundamental para alcançar determinada posição de relevância na sua área.

A partir daí, fica mais fácil identificar uma linha coesa e coerente entre suas melhores habilidades. Desse modo, passa a enxergar quais seriam outras que poderiam fortalecer esse conjunto.

Pesquise sobre cursos

O objetivo do exercício anterior consiste em, como você deve imaginar, facilitar a busca e a escolha de cursos. Afinal, essa é a forma mais objetiva e efetiva de aprimorar aquilo que você faz bem, ao mesmo tempo em que preenche certas lacunas de aprendizagem.

Em um primeiro momento, você pode até pensar que aprende sozinho. Com tanto conteúdo disponível na internet, a ideia de estudar por conta própria é tentadora. No entanto, essa alternativa é incompleta, muito cansativa e tomaria a maior parte do seu precioso tempo — um elemento que jamais deve ser desperdiçado.

Para evitar dores de cabeça e otimizar o processo, procure por cursos de especialização oferecidos por instituições de ensino com ótima avaliação no mercado. Dê preferência a uma faculdade que conceda excelente infraestrutura tecnológica e uma boa relação custo-benefício.

Além de acessar os sites das instituições que chamarem sua atenção, vale a pena, se possível, visitar feiras de profissões. Por fim, sempre que gostar de um curso e estiver com dúvidas a respeito de algum detalhe, entre em contato e esclareça-as. Isso evita a perda de grandes oportunidades.

Informe-se sobre o mercado de trabalho

Basta um rápido comparativo entre os últimos cinco anos para perceber todo o dinamismo que caracteriza o mercado de trabalho moderno. Diante desse cenário de constante transformação e cada vez em intervalos menores, manter-se atualizado é mais do que primordial.

Para tanto, é necessário verificar quais são os cargos que estão se moldando para um futuro não muito distante. Muitas carreiras estão em plena fase de mudança, o que se deve em grande parte à popularização do uso de novas ferramentas tecnológicas.

Na prática, isso aponta para uma tendência inevitável. Mesmo que você não atue diretamente no setor de tecnologia, a probabilidade de ter de aprender a utilizar algum software que desconhece é grande. Às vezes, não se trata de aprender a usar um programa, e sim um novo conceito relevante para seu segmento de mercado.

Logo, é bom ficar de olho nesse contínuo processo de inovação e de transformação digital que vem guiando o modo como os colaboradores desempenham suas funções.

Ao avaliar o mercado de trabalho, o importante é observar a demanda pelos cargos almejados e, sobretudo, quais são as atribuições exigidas. Como pode ver, esse tópico dialoga de perto com a parte relacionada ao aperfeiçoamento ou ao desenvolvimento de novas habilidades. 

Simultaneamente, também é o momento de verificar outros fatores, como faixa salarial. Aqui, cuidado com médias salariais distorcidas, que consideram salários de diretores e de pessoas que ocupam cargos operacionais.

Conte com orientação profissional

Em vez de ajudar, é igualmente possível que o volume de informações disponíveis na internet atrapalhe. De vez em quando, as coisas podem ficar um tanto quanto confusas. Por conta disso, contar com a orientação profissional adequada faz diferença.

Talvez, por exemplo, você tenha dificuldade em avaliar seus pontos fortes e fracos — e não há nenhum problema nisso. Aprender a admitir que precisa de auxílio especializado é uma etapa que faz parte de todo esse processo de construção da carreira.

Muitas vezes, a análise e o direcionamento dados pelo orientador é o que falta para ter uma visão ampla e nítida quanto ao melhor caminho a ser percorrido até determinada conquista. Nesse contexto, tomar decisões importantes se torna algo bem mais tranquilo.

Invista em desenvolvimento contínuo

Aqui, chamamos sua atenção para a necessidade de continuar estudando mesmo após um grande triunfo. Essa é a única maneira de ficar por dentro das expectativas do mercado e, consequentemente, de alinhá-las ao seu objetivo profissional.

Com ou sem o forte apelo tecnológico, o ato de inovar, ou seja, de pensar em como realizar algo de um modo melhor precisa permanecer iluminado no seu horizonte. Entre outras coisas, o desenvolvimento contínuo é vital para que você obtenha reconhecimento profissional aonde quer que vá.

Por que investir em educação superior é importante?

Depois de conferir as dicas comentadas, é oportuno salientar a necessidade de realizar um curso superior. Com essa base, a criação do seu plano de carreira terá um direcionamento mais claro, além de ampliar o leque de oportunidades.

Afinal, é durante a formação superior que entramos em contato com as possibilidades de especialização, conforme a área escolhida. A própria definição de qual direção tomar em seguida se torna mais simples.

Além disso, quem investe em educação superior transmite ao mercado a mensagem de uma pessoa comprometida com o autoaperfeiçoamento. Logo, os gestores veem alguém que se preocupa com a busca de soluções e com a qualidade a ser empregada em suas organizações.

Como escolher uma boa instituição de ensino na qual se capacitar?

São tantas instituições de ensino que, para acertar na escolha, você deve ficar atento a estes critérios básicos:

  • cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação);
  • qualidade da grade curricular e do corpo docente;
  • infraestrutura física e tecnológica — salas de aula, acervo das bibliotecas, laboratórios etc.

Ao seguir nossas dicas e tomar os cuidados na hora de selecionar sua instituição de ensino, você tem quase tudo em mãos para desenvolver um guia da carreira do jeito que sonhou. Quase porque ainda falta entender melhor o peso de um aspecto poderoso na solidificação desse projeto de vida.

Ficou curioso? Então, confira a importância da pós-graduação para seu sucesso profissional!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.