Connect with us

Especialize-se

Veja por que investir em uma pós-graduação em gestão de investimentos

gestão de investimentos

Se você está em busca de especializações promissoras e que agreguem valor à sua experiência, vale a pena ficar de olho no mercado. Afinal, uma análise atenta pode revelar grandes oportunidades, como a possibilidade de escolher o curso ideal em gestão de investimentos.

Conforme aponta pesquisa realizada pela B3 (a bolsa de valores brasileira), o total de investidores atuantes no Brasil ultrapassou a faixa de 3 milhões no fim do ano de 2020. Para se ter uma ideia, esse número girava em torno de 1 milhão no primeiro semestre de 2019.

Esse despertar da necessidade de investir fez surgir uma demanda por um profissional cada vez mais requisitado: o gestor de investimentos. E é justamente sobre ele que falaremos a partir de agora.

Continue com a gente na sequência e descubra por que uma pós-graduação em gestão de investimentos pode ser o que você tanto procura!

Qual é a função de um gestor de investimentos?

São diversos os motivos que explicam o aumento expressivo de pessoas interessadas em investir. Algumas delas só querem aprender a criar uma reserva de emergência ligeiramente mais robusta, a fim de diminuir o impacto inevitável de determinadas crises econômicas globais.

Outras desejam encontrar alguma fórmula para que o “dinheiro trabalhe por você” e realmente funcione. Aqui, entra em cena a figura do gestor de investimentos. Com pouco ou muito dinheiro disponível, grande parte dessas pessoas não sabem dos melhores destinos para seus recursos financeiros.

O papel de um gestor de investimentos consiste justamente em analisar o mercado e, assim, encontrar algumas alternativas que atendam às expectativas de seus clientes. Para isso, esse tipo de profissional deve ter amplos conhecimentos tanto sobre micro quanto macroeconomia.

Também espera-se que seu domínio não se limite ao simples comparativo entre ativos de renda fixa e renda variável. O ideal é que esse gestor reúna condições de estender o campo de ação, moldando-o conforme o cenário do momento.

Ao mesmo tempo, ele deve ser capaz de se desvencilhar de leituras enviesadas. Nesse sentido, precisa estar apto a utilizar os benefícios proporcionados pela combinação das análises gráficas e fundamentalistas.

O que torna o MBA em gestão de investimentos tão atrativo?

Disponível para diferentes áreas de ensino, o MBA voltado à formação de gestores de investimentos é uma ótima maneira de se tornar especialista no ramo. Soma-se a isso o detalhe de que esse tipo de especialização é visto com bons olhos pelas corretoras de valores.

Um dos motivos que justificam o interesse é uma das características dos MBAs, pois os programas assumem uma linha mais vertical, direcionada ao mercado de trabalho. Entre outras coisas, isso quer dizer que, ao longo do curso, você vivência situações reais e práticas do segmento de atuação.

Tudo isso com um dinamismo que visa formar profissionais antenados às demandas recentes do mercado de maneira geral. Além de habilidades técnicas, vale salientar que o MBA também ajuda a desenvolver um perfil de liderança — algo desejado principalmente por organizações de médio e grande porte.

O que esperar da grade curricular do curso?

Versátil, o conjunto de disciplinas que integram a grade curricular do MBA de gestão de investimentos é um dos aspectos que mais chamam a atenção. Em um curso completo e concebido para cumprir o propósito desse formato de especialização, você encontrará a seguinte gama de matérias:

  • análise de modelos estatísticos;
  • estratégias de investimentos;
  • aprimoramento do processo de tomada de decisão;
  • mercado financeiro;
  • matemática financeira;
  • ativos de renda fixa, variável — incluindo os segmentos de opções, futuros e derivativos.

Como os conhecimentos adquiridos serão utilizados no mercado de trabalho?

Durante o curso você entra em contato com técnicas que possibilitam interpretações quantitativas e qualitativas dos principais dispositivos que regem o setor de investimentos.

Adicionalmente, trata-se de um meio de ficar a par de quem são os agentes que moldam o chamado mercado financeiro. Muitas vezes, esse é o primeiro passo para conhecer e entender os diferentes posicionamentos que cada um deles assume em conjunturas econômicas variadas — favoráveis ao maior ou ao menor apetite ao risco, por exemplo.

Você também conclui o MBA com uma visão clara quanto as diferenças importantes como, por exemplo, a pulverização e diversificação de investimentos. Além disso, outros conceitos decisivos para o sucesso profissional do gestor de investimentos é saber selecionar ativos com desempenho descorrelacionado. Todos esses pontos são igualmente abordados no curso.

Por que fazer esse MBA?

Além de ser uma especialização consideravelmente acessível, trata-se de uma chance de aprender com pessoas atuantes no mercado de hoje. Dado o caráter prático do MBA, a abordagem parte de casos ou situações recentes. Logo, o modo como o curso é pensado prepara os analistas para os desafios do mercado de trabalho de hoje e de um futuro próximo.

Com isso, você se torna um especialista com elevado grau de competitividade e empregabilidade. Há ainda que se destacar que todo esse reconhecimento se traduz em números, já que quem faz MBA tende a conquistar uma remuneração quase 50% maior àquela das pessoas que não o cursaram.

Qual é o perfil do gestor de investimentos?

No que se refere ao perfil desejável desse tipo de gestor, cabe salientar a importância de saber como lidar com as oscilações de humor do mercado financeiro. Em muitos momentos, o analista deve ter habilidade em tomar deliberações que exigem familiaridade com números e raciocínio lógico.

De maneira ampla, a área de investimentos também é caracterizada por constantes mudanças. Isso denota a necessidade de disposição por parte do profissional para se manter sempre bem atualizado quanto às novidades propensas a agitar o mercado.

No mais, todo gestor da área costuma ser um bom comunicador, detalhe fundamental na hora de conversar com os clientes em diversas circunstâncias. É preciso saber não apenas como elaborar relatórios, mas principalmente selecionar os pontos relevantes e explicá-los de forma objetiva e clara.

Como você pôde ver, a pós-graduação em gestão de investimentos propicia uma série de vantagens para quem almeja uma carreira bem-sucedida e com ótima remuneração. Para chegar lá, tenha em mente que a escolha do curso de especialização ideal faz toda a diferença na sua formação e, consequentemente, na hora de encontrar emprego.

Quer uma dica imperdível? Venha conhecer os diferenciais do MBA em gestão de investimentos da Unyleya!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD