Connect with us

Especialize-se

Já pensou em fazer pós-graduação em gestão bancária? Entenda melhor como essa área funciona

pós graduação gestão bancária

A pós-graduação em gestão bancária está em alta. Afinal, o gerenciamento de instituições financeiras é uma responsabilidade com cada vez mais demanda e que exige uma excelente capacitação. Assim, as especializações e MBAs são ótimas pedidas para incrementar o currículo e aproveitar esse mercado promissor.

Entre as possibilidades de pós-graduação na área estão a Auditoria Empresarial, Crédito e Cobrança, Contabilidade Bancária e muito mais. E o melhor é que as especializações têm curta duração e podem ser realizadas na modalidade a distância, o que torna a sua capacitação rápida e flexível.

Quer conhecer mais a área e descobrir por que a pós-graduação faz toda a diferença na sua carreira? Então, continue a leitura!

Como a gestão bancária funciona?

A gestão bancária é ampla e versátil. Ela se insere dentro das áreas financeiras e é relevante tanto em bancos públicos quanto privados. Um gestor bancário é o profissional com conhecimentos e habilidades para administrar as diversas operações e estratégias de uma instituição financeira.

Dentro dessa área, algumas das possibilidades são:

  • investimentos — um gestor bancário pode atuar com contas de grandes investidores, apoiando decisões com base em seu conhecimento de negócios e mercado;
  • gestão de equipe — o profissional também pode ter como uma de suas atribuições a gerência de projetos e equipes, com foco na resolução de problemas e no desenvolvimento de pessoas;
  • inovação — outra atuação relevante é a que se dedica ao estudo de tendências, tecnologias e movimentos do mercado para a tomada de decisões estratégicas, visando a ampliação das possibilidades de negócio;
  • controladoria — o gestor bancário é responsável por supervisionar as operações e promover uma administração eficiente da instituição financeira, podendo trabalhar com auditoria, controle do fluxo de caixa, gestão de crédito e cobrança, entre outras funções;
  • análise de mercado — o gestor tem a possibilidade de atuar com a análise de mercado e de resultados, propondo medidas que garantam uma melhor performance econômica, não só na instituição financeira, mas também por meio de assessoria a empresas.

Vale a pena atuar nesse mercado?

Por trás de toda instituição financeira bem-sucedida deve haver uma gestão sólida e estratégica. Afinal, é necessário pensar na performance das operações, garantir a captação de recursos e o crescimento sustentável do negócio, além de promover a satisfação dos clientes.

Por ter uma atuação com tantas responsabilidades e atribuições, um profissional altamente capacitado é muito valorizado no mercado. Além disso, trata-se de um setor em constante crescimento, sobretudo com a entrada das fintechs e dos bancos digitais.

Um artigo da revista Exame Invest, por exemplo, demonstrou que os bancos digitais têm se tornado uma preferência no Brasil. De acordo com dados da Accenture e da UBS Evidence Lab:

  • 44% dos brasileiros já utilizam bancos digitais, sendo que a média global é de 23%;
  • em 2020, o percentual de downloads de aplicativos de bancos digitais foi de 52%, ultrapassando os 48% das instituições financeiras tradicionais.

Esses dados revelam que um especialista em gestão bancária encontra terreno fértil no mercado de trabalho, seja por aproveitar as grandes oportunidades no setor promissor dos bancos digitais, seja por ter um trabalho cada vez mais relevante na manutenção da posição competitiva das instituições financeiras tradicionais.

Por que fazer uma pós-graduação em gestão bancária?

A educação continuada é muito importante para quem quer se destacar profissionalmente. Afinal, o setor financeiro passa por constantes transformações, sendo preciso se capacitar constantemente para se manter a par dos principais movimentos do mercado.

Além disso, a pós-graduação proporciona um alto grau de conhecimento na área, o que prepara o profissional para disputar as melhores vagas. Para tanto, há dois tipos de formação:

  • especialização — como o nome indica, essa formação tem por objetivo especializar o conhecimento do profissional, por exemplo, em Custos ou em Planejamento Tributário;
  • MBA Executivo — o MBA, por sua vez, também é uma forma de especialização, mas altamente direcionada para tomadas de decisão e visão de negócios.

Seja qual for a sua escolha, uma pós-graduação é capaz de trazer enormes benefícios para o seu desenvolvimento profissional e até mesmo pessoal. Veja só alguns deles!

Valorização do currículo

Mesmo com o mercado em alta, a gestão de instituições financeiras é uma atuação para poucos. Para conseguir uma colocação nessa área, é necessário que o profissional tenha um currículo com grandes atrativos para se destacar em meio à concorrência. Uma especialização ou MBA pode ser não somente um diferencial, mas um pré-requisito para essa área.

Acesso a novas oportunidades

A pós-graduação permite o acesso a novas oportunidades, seja por meio da recolocação profissional ou de uma promoção. Basicamente, a formação especializada é sinônimo de mais valor agregado à empresa, portanto, ela garante melhores cargos, salários, benefícios e reconhecimentos.

Reciclagem de conhecimentos

Outro grande benefício da pós-graduação em gestão bancária é a possibilidade de atualizar seus conhecimentos. Assim, você terá a oportunidade de relembrar conceitos importantes, conhecer as novas tendências da área e se tornar um profissional cada vez mais capaz de oferecer os melhores serviços no setor.

Desenvolvimento de habilidades

A educação continuada não consiste apenas na assimilação de conteúdos. Fazer uma pós-graduação pode, também, proporcionar o desenvolvimento de importantes habilidades de administrador, como a gestão de tempo, a disciplina e a automotivação. Elas impactarão positivamente a sua atuação profissional.

Por fim, um ótimo motivo para fazer uma pós-graduação em gestão bancária é que existem cursos de curta duração, de forma que você poderá subir degraus importantes em sua carreira em muito pouco tempo. As especializações e MBAs nessa área duram, em média, 10 meses.

E o melhor: os cursos são oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD). Com aulas e avaliações 100% online, o profissional que já está colocado no mercado de trabalho tem toda a flexibilidade para investir em sua formação, mesmo que já tenha a rotina cheia.

Como você viu, uma pós-graduação em gestão bancária é uma ponte importante para as melhores oportunidades no setor financeiro. Com o mercado em alta, as amplas possibilidades de atuação e a valorização de profissionais capacitados, você tem tudo para trilhar uma carreira de muito sucesso ao continuar a sua formação.

E então, que tal aproveitar essa área repleta de oportunidades? É fácil: inscreva-se em uma pós-graduação na área de gestão bancária e dê um up na sua carreira!

5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD