Educação continuada: afinal, por que voltar a estudar?

  • 13/maio/2019

Educação continuada: afinal, por que voltar a estudar?

Trabalho, cansaço, rotina atribulada, obrigações familiares, falta de disposição para encarar novos compromissos. São muitas as questões que se tornam obstáculos na hora de voltar a estudar. Mas se alguma dessas razões também impede o seu desenvolvimento profissional, é hora de avaliar os benefícios que você pode alcançar com a educação continuada.

Leia este post e veja o quanto vale a pena se dedicar continuamente aos estudos. E os ganhos são refletidos não apenas em uma carreira de sucesso, como também na transformação pessoal. Quer saber mais sobre esse tema? Então, vamos lá!

O mercado de trabalho para o pós-graduado

O mercado de trabalho necessita de profissionais que não param de buscar atualização e qualificação. Sabe por quê? A sociedade passa por constantes modificações, em todos os contextos. Assim, surgem novos cargos e funções, as profissões adquirem novas vertentes e os diferentes setores são reorganizados para atender a essas mudanças.

Para isso, é preciso contar com profissionais inovadores, com visão abrangente, domínio técnico e profundo conhecimento em seu ramo de atuação. Como conseguir atender a todos esses requisitos? Somente com aprendizado contínuo.

Portanto, quem deseja se destacar no mercado e conquistar boas colocações, não deve interromper seus estudos logo após a graduação. Os empregadores valorizam muito mais o candidato com alto nível acadêmico. Isso porque, além da capacitação, o seu empenho demonstra comprometimento com a carreira.

As vantagens da educação continuada

Se você pensa que a dedicação constante aos estudos é vantajosa somente pelo destaque no mercado de trabalho, está enganado. Claro que o enriquecimento do currículo é um dos principais benefícios da educação continuada. Mas os pontos positivos não param por aí. Veja agora cinco boas razões para voltar a estudar!

Amplitude de visão

A falta de informações adequadas pode limitar sua formulação de pensamentos. O fato de aprender algo novo permite que você desenvolva flexibilidade mental, senso crítico e capacidade analítica. Quanto mais conhecimento adquirido, mais abrangente é o seu olhar em relação ao mundo.

Continuar os estudos vai além de aperfeiçoar o repertório técnico e conduz o estudante a um nível elevado de reflexão e de busca por respostas. Ou seja, você ganha a vantagem de sair da área de conforto e partir em direção a novas explicações e resoluções.

Quanto mais você aprende, mais percebe que tem muita coisa nova para descobrir. E essa consciência abre portas para um perfil questionador, que tenta enxergar todas as possibilidades de uma mesma situação e não se contenta com as informações rasas que chegam até ele.

Redução de estresse e ansiedade

Focar a atenção em novas informações é um recurso válido para diminuir sintomas de estresse e ansiedade. Você pode pensar que um compromisso extra na rotina seria motivo para mais cansaço físico e desgaste emocional. Mas desde que se faça uma boa gestão de tempo, o efeito pode ser contrário.

Aprender algo novo desvia o seu olhar dos problemas comuns do dia a dia, que tendem a gerar preocupação e irritabilidade. Sem contar que os estudos também podem elevar a autoconfiança, já que você passa a compreender melhor determinados assuntos e isso resulta em mais segurança para dialogar e se relacionar com outras pessoas.

Além de se sentir menos estressado e ansioso, com o aprendizado constante você também reduz as chances de desenvolver alguma doença neurodegenerativa com o passar dos anos, a exemplo do Alzheimer. Estimular o cérebro com frequência é um meio de reforçar as funções cognitivas e diminuir os riscos de disfunções neurais.

Autonomia

Manter-se em constante atualização aumenta sua autonomia no sentido acadêmico e profissional. Como estudante, é você quem direciona sua aquisição de conhecimento e determina o próximo passo a ser dado e qual novo conteúdo a ser aprendido. Em termos de profissão, a independência adquirida pode derrubar todas as barreiras ao seu redor.

O profissional que não interrompe seus estudos permanece em evolução contínua e tem clara noção do seu potencial. Ele sabe que se não houver possibilidade de crescimento no local em que está, basta mudar o rumo de sua carreira, porque sua bagagem teórica permite novos desafios.

Realização pessoal

Que os estudos impulsionam o desenvolvimento profissional, você já sabe. Mas já parou para avaliar quantas mudanças pessoais acontecem a partir dos seus aprendizados?

Não tenha dúvida de que um dos maiores benefícios da educação continuada é o crescimento pessoal. O conhecimento é algo transformador, que muda o seu modo de interpretar o que acontece ao seu redor. Sempre que você recebe novas informações, sua mente é reestruturada e, por consequência, até o comportamento é remodelado.

A evolução pessoal vem junto da concretização dos seus sonhos e projetos. Ao prosseguir com os estudos, você coloca seus planos de desenvolvimento em prática, além de lapidar habilidades e trazer à tona o seu potencial realizador.

Diferencial competitivo

Até agora, demos enfoque aos benefícios do aprendizado contínuo para a vida como um todo. Mas é sempre bom ressaltar a importância dos estudos para a construção de uma carreira bem-sucedida. Uma pós-graduação certamente é um forte diferencial competitivo para os profissionais que almejam boas oportunidades.

O currículo atrativo, o domínio de técnicas e conhecimentos específicos e a vontade evidente de continuar em crescimento são pontos valorizados pelo mercado de trabalho. Os empregadores querem pessoas atualizadas, dispostas e interessadas para fazer diferença nos resultados de sua empresa.

A importância de escolher a instituição certa

Para manter-se em atualização contínua, além dos cursos de pós-graduação, também é importante que você tenha real interesse pela profissão. Então, esteja sempre atento às novidades da sua área.

Como fazer isso? Acompanhe sites especializados, leia artigos sobre o assunto, participe de fóruns e comunidades, acompanhe palestras, frequente eventos, enfim, aproveite todos os recursos que puder para aprender cada vez mais sobre o seu campo de trabalho.

Mas quando o assunto é atingir um grau mais alto em sua formação acadêmica e obter o diploma de pós-graduação, é essencial encontrar uma instituição com ensino de excelência, que seja devidamente reconhecida e que atenda às necessidades atuais do mercado.

Pesquise bem na hora de escolher, avalie se a grade curricular corresponde às suas expectativas, saiba quem são os profissionais que formam o corpo docente, descubra a opinião dos outros alunos em relação à metodologia das aulas e assim por diante.

Então, se você não pretende limitar suas possibilidades e tem um propósito maior na vida profissional, jamais interrompa os estudos. Encontre uma instituição de qualidade, que dará todo o respaldo que você precisa para se manter em educação continuada e evoluir junto das demandas da sua profissão.

E se você gostou das informações que leu neste post, não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber outros importantes conteúdos sobre cursos e profissões!

 

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais