Connect with us

Especialize-se

Pós-graduação em Biomedicina Estética: o que é e como está o cenário da área?

Pós-graduação em biomedicina estética
Tempo de Leitura: 4 minutos

As carreiras na Biomedicina e no ramo da Estética sempre foram promissoras por si só. Em conjunto, esse mercado vai ainda mais longe, oferecendo o que há de mais moderno e inovador em tratamentos estéticos com toda a segurança e rigor científico da Biomedicina. Não à toa, a pós-graduação em Biomedicina Estética é uma das que mais cresce no mercado da saúde.

Além disso, ter uma pós-graduação no currículo abre inúmeras portas para os profissionais que desejam se tornar uma referência em determinado ramo de atuação, contando ainda com a possibilidade de empreender. Fazer isso no ramo da estética é sucesso, tendo em vista que esse mercado não fica estagnado.

Quer entender melhor o cenário? Continue a leitura e veja como se preparar!

O que é Biomedicina Estética?

A Biomedicina Estética é o ramo da saúde que habilita profissionais para atuar de forma inovadora, segura e funcional nesse setor, a partir de técnicas modernas e criativas que visam oferecer mais bem-estar e qualidade de vida para as pessoas nos mais diferentes contextos. É por isso que se trata de um mercado que está sempre em expansão, pois não há crise econômica que impeça as pessoas de investirem em sua própria saúde e bem-estar.

Algumas das principais técnicas desse ramo de atuação envolvem a eletroterapia na estética facial e corporal, a laserterapia, os peelings e os inovadores procedimentos estéticos injetáveis, como a aplicação de toxina botulínica. Esses tratamentos são cada vez mais procurados pela população, independentemente de faixa etária, embora alguns procedimentos sejam mais requisitados por quem tem um pouco mais de idade.

É nesse cenário que a Biomedicina se destaca como aliada do setor estético, proporcionando os conhecimentos técnicos legais para que os procedimentos sejam conduzidos com ética e responsabilidade social. Afinal, uma atuação segura e de qualidade demanda práticas baseadas em evidências científicas.

Inclusive, conforme a Resolução nº 197/2011, ao final da pós-graduação em Biomedicina Estética, o profissional deverá retirar a devida habilitação em seu Conselho Regional de Biomedicina (CRBM). Essa documentação atesta que o profissional está devidamente capacitado para assumir a função com segurança e legalidade.

Como é a pós-graduação em Biomedicina Estética?

curso de pós em Biomedicina Estética é voltado para profissionais graduados em diversas áreas da saúde, como Biomedicina, Medicina e Odontologia, com interesse em se aprofundar nos conhecimentos envolvendo técnicas biomédicas e cuidados estéticos. A atuação pode ser em consultórios, clínicas de embelezamento ou como profissional autônomo.

É importante destacar que os dentistas que optarem por essa pós não estão autorizados pelo órgão responsável a trabalharem com tratamentos corporais, apenas faciais. Para você entender melhor quais são os conteúdos contemplados pelo curso, vamos às principais disciplinas da grade curricular:

  • Avaliação clínica facial e corporal, elaboração de ficha de anamnese, elaboração de TCLE, Bioética e responsabilidade legal por clínica de estética;
  • Carboxiterapia, Endermologia, Microagulhamento e Criolipólise;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Eletroterapia aplicada à Biomedicina Estética facial e corporal;
  • Intradermoterapia, Preenchimento Facial, Toxina Botulínica, Prescrição Biomédica Esteta e Farmacologia;
  • Laserterapia: LED, luz intensa pulsada, diodo, Q-switch, Érbium, CO₂ Fracionado, ND-YAG, ND-YAP, Alexandrit;
  • Peelings Químicos e Mecânicos e Introdução à Cosmetologia aplicada à Biomedicina Estética.

Onde o profissional formado pode trabalhar?

A partir das disciplinas do curso, já deu para ter uma ideia das diversas possibilidades de atuação do profissional que cursa a pós-graduação em Biomedicina Estética. Em linhas gerais, a demanda por esses especialistas é constante em clínicas e laboratórios, principalmente nos particulares. Porém, eles também podem atuar em centros de pesquisa que visam a elaboração de novos cosméticos, tecnologias e procedimentos do ramo.

Muitos profissionais dessa área da saúde acabam optando também pela docência no setor dando aulas em universidades e cursos profissionalizantes. Já em relação às especificidades do atendimento em Biomedicina Estética nos hospitais, clínicas e consultórios, podemos destacar a atuação em diversos tratamentos.

Eletroterapia

A eletroterapia é uma técnica que utiliza a radiofrequência e o ultrassom estético para diversos fins, como estimular o metabolismo celular, esvaziar células de gordura por lipólise, tratar estrias e celulites, fazer rejuvenescimento facial, entre outros procedimentos.

Laserterapia

Um dos principais ramos da Biomedicina Estética, a laserterapia inclui tratamentos variados com luz intensa pulsada, como depilação a laser, rejuvenescimentos faciais e remoção de tatuagens e cicatrizes de acne.

Carboxiterapia

A carboxiterapia é um dos tratamentos mais procurados pelos clientes nos consultórios de Biomedicina Estética. O objetivo dessa técnica é injetar gás carbônico sob a pele visando a quebra de gordura localizada e a eliminação de estrias e celulite.

Peelings

Os peelings, tantos os químicos quanto os mecânicos, também são uma das principais atuações do profissional que trabalha nas clínicas de estética. Esse tratamento é muito utilizado para a remoção de marcas de acne e combate ao envelhecimento precoce ocasionado pela exposição ao sol sem proteção adequada.

Vale a pena investir nessa especialização?

Lendo até aqui, você com certeza percebeu que a pós-graduação em Biomedicina e Estética é uma das especializações mais promissoras da área da saúde. Além de ser um mercado estável e que não se abate com crises econômicas, os avanços tecnológicos têm impulsionado cada vez mais o setor, que ganha procedimentos inovadores e de eficácia comprovada a partir de novos experimentos científicos.

Portanto, vale muito a pena investir nessa especialização. Apenas tenha o cuidado de verificar qual o conteúdo programático da pós-graduação que você pretende fazer e qual a reputação da faculdade. Isso é de grande importância para a valorização do seu diploma no mercado e, claro, para a qualidade da formação recebida. Principalmente quando se trata de saúde, nenhuma negligência será tolerada.

Outro ponto positivo de se especializar no ramo da Biomedicina e Estética é que esse mercado oferece amplas possibilidades de empreendedorismo, considerando-se que os clientes vêm priorizando atendimentos personalizados e privativos. Ou seja, se você tiver o seu próprio consultório e oferecer um bom serviço, não será difícil atrair seu público-alvo e fidelizar os seus pacientes. Que tal?

Se você tem interesse no ramo e quer saber mais sobre a pós-graduação em Biomedicina e Estética, entre em contato conosco e estude com quem entende do assunto!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.