Mercado de estética: conheça a área que vem crescendo no Brasil

  • 07/ago/2019

Mercado de estética: conheça a área que vem crescendo no Brasil

Capaz de movimentar bilhões, o mercado de estética é um dos mais promissores do nosso país. Um dos motivos para isso é o fato de esse ser um setor constantemente aquecido, diferentemente de outros que apresentam oscilações de acordo com a época do ano.

A área, que é voltada para os cuidados com a beleza e o bem-estar, tem crescido exponencialmente nos últimos anos, e a tendência é que continue assim. Desse jeito, o mercado emprega centenas de milhares de profissionais que têm um leque amplo de campos de atuação ao seu dispor.

Preparamos este artigo para que você entenda melhor como funciona esse mercado, além de entender como é possível conquistar seu espaço nele. Acompanhe!

Quais são as principais áreas do mercado de estética?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a estética também é uma questão de saúde, não apenas de vaidade. As razões que podem levar alguém a procurar um profissional da área variam bastante, e isso se reflete na diversidade dos campos de atuação desse setor. A seguir, conheça os principais deles:

Beleza

Quando se fala em estética, a maioria das pessoas pensa imediatamente nos serviços de beleza — ramo que se ocupa de procedimentos que trabalham a aparência das pessoas. Essa é, sem dúvida, a vertente mais popular desse mercado e, consequentemente, uma das que mais oferece oportunidades.

Nesse sentido, o profissional pode realizar atividades para melhorar o aspecto da pele, como os tratamentos para linhas de expressão, estrias e celulites, além de limpeza de pele, depilação e maquiagem, por exemplo. Também pode realizar terapias capilares, para prevenir e tratar a calvície, entre outros procedimentos estéticos.

Bem-estar

Esse é um ramo da estética que foca mais na qualidade de vida do que na beleza em si, embora as duas possam caminhar juntas. Assim, o esteticista trabalha com procedimentos que podem ou não ter algum resultado na aparência das pessoas, mas que certamente contribuem para que elas se sintam melhor física e emocionalmente.

Massagem relaxante, massagem modeladora, esfoliação e nutrição da pele e drenagem linfática são alguns exemplos de procedimentos estéticos voltados para o bem-estar. Com o estresse causado pela agitação da vida moderna, essa é uma área que vem sendo cada vez mais procurada.

Saúde

Como já mencionamos, a estética também é importante para a saúde. Por isso, uma vertente desse mercado é voltada para a promoção da saúde por meio de procedimentos estéticos, colocando o profissional em contato com uma série de técnicas inovadoras.

Entre essas técnicas estão a eletroterapia, que consegue melhorar os tecidos corporais, e a criolipólise, um tratamento para reduzir medidas com a eliminação da gordura localizada. Outro exemplo é a carboxiterapia, que melhora a oxigenação e circulação dos tecidos com o uso do gás carbônico. 

Imagem pessoal

A área da estética que cuida da imagem pessoal vai muito além da busca pela beleza. Esse é um campo de atuação que provoca transformações na autoestima dos pacientes, ajudando-os a superar traumas. Pessoas que passaram por cirurgia e vítimas de queimaduras, por exemplo, são muito beneficiadas pelas atividades do ramo.

Desse modo, o esteticista realiza procedimentos para diminuir os desconfortos decorrentes de intervenções cirúrgicas, assim como propiciar uma melhor cicatrização. Também faz tratamentos para remover manchas da pele e trabalha a imagem pessoal como um todo, desenvolvendo maquiagens e penteados adequados a cada paciente.

Onde o profissional de estética pode atuar?

Com tantas possibilidades de atuação, é possível afirmar que o mercado de estética é bastante amplo. O profissional pode encontrar trabalho não somente em centros de estética, mas em diversos outros locais, como salões de beleza, spas, academias e hotéis.

Além disso, o esteticista ainda pode prestar consultoria, tanto de cosméticos quanto de equipamentos para procedimentos estéticos, auxiliar cirurgiões plásticos em consultórios médicos e trabalhar no desenvolvimento de produtos estéticos. Outra possibilidade é se tornar um profissional autônomo e fazer atendimentos a domicílio ou mesmo abrir o próprio negócio no ramo da estética.

Como se preparar para atuar no mercado brasileiro?

Para conseguir uma boa colocação no mercado de estética do nosso país, é importante buscar qualificações que possam agregar valor à sua formação. A seguir, conheça alguns dos cursos de pós-graduação voltados para essa área.

Cosmetologia Avançada

Esse é um curso que prepara o profissional para realizar pesquisas no setor de cosméticos, desenvolvendo novos produtos e atuando em todas as fases de sua produção, desde a criação até o lançamento. Com carga horária de 360 horas distribuídas ao longo de 9 meses, a Pós-graduação EAD em Cosmetologia Avançada inclui o estudo dos seguintes conteúdos:

  • Cosmetologia no Tratamento Estético Facial;
  • Cosmetologia no Tratamento Estético Corporal;
  • Cosmetologia Capilar: Desenvolvimento e Prescrição de Produtos;
  • Legislação Cosmética e Assuntos Regulatórios na Indústria Cosmética;
  • Uso de Cosméticos Associados à Eletroterapia nos Tratamentos Estéticos.

Perfumaria

O curso de Pós-graduação EAD em Perfumaria tem a mesma duração do de Cosmetologia Avançada e também capacita o profissional para desenvolver novos produtos. No setor da Perfumaria, ele vai avaliar as tendências do mercado, elaborar novas fórmulas e controlar a qualidade dos procedimentos, entre outras atividades. Assim, a grade curricular do curso inclui os seguintes temas:

  • Assuntos Regulatórios, Legislação e Avaliações de Segurança em Perfumaria e Cosméticos;
  • Processo de Criação do Perfume, Análises Sensoriais e Estabilidade do Produto;
  • O Uso dos Aromas: Perfumaria, Aromaterapia e Marketing;
  • Neurociências, Percepção Sensorial e Toxicidade;
  • Química das Fragrâncias, Aromas e Óleos Essenciais.

Estética Facial e Corporal Avançada

O curso de Pós-graduação EAD em Estética Facial e Corporal Avançada qualifica o profissional para trabalhar com novos conceitos, produtos e técnicas no mercado da estética. A carga horária é de 400 horas ao longo de 9 meses, e o currículo do programa engloba disciplinas como:

  • Emagrecimento e Metabolismo;
  • Peelings Químicos, Enzimáticos e Mecânicos Aplicados à Estética;
  • Tricologia e Terapia Estética Capilar;
  • Tratamento Ortomolecular;
  • Técnicas Manuais Aplicadas à Estética.

Diante de todas essas informações, não é difícil concluir que o mercado de estética é um excelente caminho para quem procura um setor cheio de oportunidades. Por fim, vale reforçar a necessidade de se preparar para trabalhar nesse ramo, o que deve ser feito em uma instituição de ensino que seja referência na área. Desse modo, o resultado certamente será uma carreira promissora!

Quer saber mais sobre como você pode se preparar para o mercado de estética? Entre em contato com a Faculdade Unyleya e conheça os nossos cursos!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você