Connect with us

Inicie Sua Carreira

Como analisar a grade curricular de um curso ao escolher a graduação?

Não sabe como decidir qual a faculdade oferece a melhor formação para você? Pois veja como a grade curricular do curso ajuda a acabar com suas dúvidas!

grade curricular

Quando as pessoas decidem fazer um curso superior, mas ainda estão indecisas sobre onde se matricular, um dos primeiros pontos que observam é a composição da grade curricular da graduação.

Porém, poucos conseguem analisar e tirar proveito dos detalhes e das informações contidos ali. Tanto que não é raro, após a conferência, acabar com mais dúvidas do que antes, sem saber se a instituição é boa e oferece um curso de qualidade.

Por essa razão, trouxemos um post que fala sobre a importância da matriz curricular e dicas do que você deve checar. Acompanhe!

O que é grade curricular e qual é a sua importância?

De uma forma bem simples, a grade curricular funciona como um mapa de um curso. Ela representa a estrutura dele e sintetiza o plano pedagógico da instituição para a formação, mostrando o caminho que você vai percorrer ao longo da sua faculdade de dois anos, quatro anos ou mesmo seis anos até se graduar.

É por isso que ela indica não apenas as disciplinas do curso — e em que semestre cada uma será estudada —, mas também as atividades cobradas, as possíveis experiências práticas em laboratório, a quantidade de estágios supervisionados e os períodos dedicados à produção do trabalho de conclusão de curso. Também conhecido como TCC, ele garante o seu diploma de bacharel, tecnólogo ou licenciado.

Portanto, a grade curricular é uma amostra do que aguarda você na vida acadêmica, os conteúdos teóricos e práticos que aprenderá e, em especial, como será a preparação para o mercado de trabalho.

Como descobrir se a grade curricular é boa?

“Já entendi que a grade curricular é algo muito importante e serve para conhecer mais sobre a graduação. Porém, como posso descobrir se ela é realmente boa?”, você deve estar se perguntando.

Por isso, reunimos algumas dicas do que é preciso avaliar ao ter contato com esse documento crucial para o seu futuro acadêmico. Confira!

Observe se a grade curricular está atualizada

A primeira dica é observar se a grade curricular do curso está atualizada. Isso porque a instituição pode estar divulgando no site, nas redes sociais e nos demais meios de comunicação uma matriz que não corresponde àquela realmente utilizada no decorrer da graduação.

Talvez ela tenha sofrido alterações, revisões, inclusões ou exclusões de conteúdos e até mesmo reformulações totais. Por esse motivo, é importante saber se o material ao qual você tem acesso será, de fato, útil na tomada de decisão.

Repare se ela intercala disciplinas teóricas e práticas

Uma segunda dica é reparar se há uma intercalação entre teoria e prática na grade curricular. Isso porque a formação deve contar com atividades e conteúdos dos dois tipos.

Afinal, é esse diálogo que vai permitir desenvolver o embasamento crítico necessário na área e as competências profissionais para assumir tarefas, trabalhos, projetos e afins nas instituições em que estagiar e/ou for contratado.

Analise se a matriz curricular está de acordo com as recomendações do Conselho Federal da categoria profissional

Talvez você não saiba disso, mas as categorias profissionais representadas por Conselhos Federais costumam contar com programas, resoluções ou mesmo propostas de ementa elaboradas por esses órgãos — responsáveis por recomendar como deve ser a formação teórica e prática da área.

É o caso, por exemplo, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que lançou um guia nacional para a graduação em Ciências Contábeis.

Esses materiais indicam os conteúdos de formação básica — que apresentam o ramo, a história dele e a relação com o mercado atual —, e aqueles de formação profissional — que abordam campos de atuação da profissão e trabalham o desenvolvimento de habilidades técnicas.

Isso sem falar, é claro, nas sugestões para as disciplinas optativas e o trabalho de conclusão de curso. Portanto, é uma ótima ideia pesquisar por esse tipo de informação visando verificar se o curso desejado atende às sugestões da entidade.

Cheque se ela condiz com as demandas do mercado de trabalho

Além do que já foi falado, cheque se a matriz curricular condiz com as demandas do mercado de trabalho. Afinal, você está estudando e se qualificando para ingressar nele, não é mesmo? Para isso, converse com profissionais da área e veja se os conteúdos fazem, de fato, referência às atividades realizadas na rotina.

Você também pode checar os campos de atuação da sua área por meio do Conselho Federal que a representa e observar o que é feito em cada um deles. A partir daí, dá para identificar se a grade é extensa e cobre uma boa gama de segmentos — algo fundamental em um bacharelado (que deve ser sempre generalista) — ou se ela fica a desejar nesse quesito.

O que analisar na grade curricular de um curso?

Para encerrar, trouxemos alguns pontos que também devem ser observados na grade curricular, pois eles mostram não só como é a estrutura do curso desejado, mas, principalmente, a organização e o planejamento da instituição em relação ao projeto pedagógico do curso. Veja:

  • atente à carga horária e ao conteúdo das matérias para identificar se há um padrão na oferta das disciplinas, e se a ementa delas é clara a respeito dos assuntos que serão discutidos nas aulas;
  • observe se a faculdade cobra as atividades complementares na matriz curricular como previsto na resolução CNE/CES 10/04, especificando a quantidade mínima de horas;
  • confira quais são as matérias optativas e como podem ajudar a enriquecer a formação e a capacitação profissional;
  • cheque em quais semestres há os estágios supervisionados, pois eles devem ocorrer após a formação básica, que, geralmente, ocupa os semestres iniciais do curso.

Viu só como a grade curricular é de grande importância para você conhecer mais sobre o curso que quer fazer e o que a instituição de ensino oferece ao longo da sua vida acadêmica? Por isso, não deixe de avaliá-la minuciosamente e procurar por uma faculdade que realmente proporcione uma formação completa do ponto de vista teórico e prático.

E como o assunto do post é começar uma graduação, aproveite para conferir cinco razões de por que você deve voltar a estudar agora mesmo!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD