Connect with us

Inicie Sua Carreira

O que é um gestor e como se tornar um?

Você tem dúvidas sobre o que é um gestor? Confira nosso conteúdo a respeito dessa carreira e conheça um segmento de mercado em alta!

o que é gestor
Tempo de Leitura: 4 minutos

Entender o que é um gestor pode ajudar você a decidir o melhor caminho profissional e ter uma carreira de sucesso. Afinal de contas, as empresas precisam ser administradas, a fim de alcançarem seus objetivos de negócios, não é mesmo?

Com o passar do tempo, essa função evoluiu bastante. No passado, a competência técnica era praticamente a única exigência. Hoje, a qualificação é complementada com competências comportamentais, como liderança, comunicação, postura e visão estratégica.

Logo abaixo, você terá um panorama do que significa ser um gestor, bem como das opções para quem deseja se qualificar nessa área. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o tema!

Afinal, o que é um gestor?

O gestor é o responsável pelo uso adequado dos recursos financeiros, materiais e tecnológicos, assim como pelo envolvimento de pessoas, com o objetivo de realizar o plano de negócios da empresa. Para isso, o profissional toma providências de planejamento, execução, controle e revisão.

As áreas da gestão são as mais diversas porque todos os setores — RH, Contábil, Jurídico, Executivo, Operacional, Marketing etc. — requerem o uso adequado dos meios disponíveis. Logo, é uma carreira que abre inúmeras oportunidades de trabalho e pode atender a diferentes pessoas.

Vale ressaltar que, ao longo dos anos, o papel da gestão mudou bastante, principalmente com os avanços tecnológicos. Lá na Primeira Revolução Industrial, o gestor buscava a mecanização, substituindo a tração animal por máquinas. Atualmente, é hora de lidar com dados, inteligência artificial, robôs e demais soluções da Tecnologia da Informação.

Qual a importância do gestor nas organizações?

Os gestores são responsáveis por definir as prioridades da empresa. Como existe um limite de quanto dinheiro, horas de trabalho, matéria-prima etc. há disponível, é preciso garantir que os recursos estejam alocados onde eles são mais necessários.

Além disso, o profissional tenta criar processos otimizados. Um processo consiste em um conjunto de ações que, ao serem repetidas em sequência, conduzem a um determinado resultado, como a linha de produção de uma fábrica.

Já a otimização é a situação em que minimizamos as entradas e maximizamos as saídas de um processo. Isto é, você consome menos energia, matéria-prima, dinheiro, tempo e outros recursos ou aumenta os produtos e serviços em quantidade ou qualidade.

O gestor também é responsável por definir estratégias. A estratégia é o meio de longo prazo que a organização vai utilizar para alcançar os seus objetivos, dentro do qual são definidas ações para serem realizadas no dia a dia.

E mais! Para que a estratégia seja concretizada, é preciso motivar, desenvolver e liderar. Por isso, a gestão de pessoas é outra contribuição desse profissional para as organizações.

Resumidamente, os gestores atuam de maneira decisiva para o sucesso dos empreendimentos. Não à toa, são desejados em todos os setores das empresas, com diversas oportunidades de trabalho para os profissionais qualificados.

Quais as principais características de um bom gestor?

O perfil do gestor de sucesso mudou bastante nos últimos anos, graças à transformação digital. No passado, uma parte significativa do trabalho dizia respeito a atividades burocráticas: validar operações, documentar atividades, organizar arquivos e produzir relatórios. Hoje, como boa parte dessas tarefas são realizadas por softwares, o papel desse profissional mudou. 

Saber como tomar decisões

Em primeiro lugar, aumentou o peso da tomada de decisão nas empresas. Muito do que é um gestor hoje diz respeito à capacidade de entender situações e problemas, priorizando a solução mais adequada. Além disso, o líder de hoje é alguém que utiliza dados para apoiar as suas escolhas.

Desenvolver a visão estratégica

O gestor de sucesso também é alguém que consegue enxergar meios para concretizar os objetivos, pensando como dono. Assim, ainda que não atue na alta gestão, entende a relação das atividades com as metas da empresa.

Exercer uma liderança

Os melhores gestores também são bons líderes. Na prática, eles não se impõem sobre os demais apenas pela posição de chefia, mas conseguem mobilizar, encorajar e motivar pessoas para que elas persigam os objetivos da empresa.

Ter postura 

Dentro dos estilos de liderança, uma prática com bons frutos é liderar com base na postura e no exemplo. O gestor é alguém que transmite confiança e credibilidade aos comandados, principalmente por ações coerentes com o discurso.

Fazer uma boa comunicação

Por fim, os gestores são responsáveis por orientar as equipes. Logo, a boa comunicação é indispensável, sabendo não só falar com clareza, mas adaptar o discurso aos diferentes profissionais que trabalham na organização.

Como se tornar um gestor?

Agora que você já sabe o que é um gestor, vejamos o caminho para se tornar um. O ponto central é se qualificar, conhecendo os fundamentos da gestão e o contexto profissional dentro do qual você vai atuar. Assim, você pode se destacar no mercado e ter as primeiras oportunidades. 

Administração

O curso de Administração é a formação mais generalista da área. Nos 4 anos de curso, você terá uma visão geral de todas as áreas de uma empresa, podendo atuar na gestão de qualquer setor. 

Gestão de RH

A formação em Gestão de RH, por sua vez, é um tecnólogo com 2 anos de duração. Isso significa que, em vez de olhar a administração como um todo, você estudará os assuntos específicos de Recursos Humanos, tendo um perfil de especialista.

Gestão Hospitalar

A Gestão Hospitalar também é uma formação para quem deseja ser especialista, com 2 anos e meio de duração. No entanto, o foco aqui é atuar em organizações de saúde, tendo conhecimento profundo dos desafios e atividades da área.

Gestão Pública

Já o curso de Gestão Pública qualifica para as necessidades específicas de quem vai trabalhar em secretarias de governos, autarquias, empresas estatais e demais entidades da Administração Pública. É que a gestão, nesse caso, requer um conhecimento maior da legislação, que difere daquela aplicável às organizações privadas. A formação tem 2 anos.

Gestão Ambiental

O tecnólogo de 2 anos em Gestão Ambiental desenvolve profissionais para lidar com contexto da preservação e recuperação do meio ambiente. É uma área que cresceu nos últimos anos por conta da preocupação cada vez maior com a sustentabilidade.

Sendo assim, saber o que é um gestor pode ser uma pouco diferente conforme a área que você escolher a sua faculdade. Portanto, é recomendável pesquisar sobre as características específicas dos segmentos para ver com que assunto você mais se identifica e escolher a melhor graduação.

Gostou do conteúdo? Para aprender ainda mais sobre o tema, leia nosso artigo sobre atitudes empreendedoras e conheça habilidades relevantes para se destacar no mercado!

Deixe o seu voto
Rating: 5.0/5. From 3 votes.
Please wait...
Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.