Connect with us

Dicas de Estudo

Conheça os principais tipos de liderança e em qual você se encaixa!

Liderança é a ação de exercer influência positiva sobre uma equipe de profissionais com a intenção de alcançar resultados. Sendo assim, ser um líder é muito mais do que assumir um posto de direção. Além disso, é preciso lembrar que existem diversos tipos de liderança.

Na atualidade, bons líderes entusiasmam, conduzem e repararam os atos dos subordinados para a conquista de uma ou mais metas. Nesse sentido, saiba que aquele pensamento antigo do “eu mando e você obedece” está completamente ultrapassado. Dessa forma, para chegar a um cargo de liderança, é fundamental enxergar o lado humano por trás de cada função na empresa ou no órgão público.

Com esse conjunto de aptidões, vai ficar mais fácil obter a maturidade profissional necessária para exercer uma função de maior responsabilidade. Anda pensando em uma promoção? Então, veja neste post dicas incríveis sobre os vários tipos de liderança. Confira!

Líder democrático

O líder democrático tem entre as suas habilidades gerenciais muita segurança em sua própria competência. A autoconfiança é fundamental para um gestor com esse perfil. Afinal de contas, esse tipo de dirigente não teme as qualidades de seus subalternos, muito pelo contrário!

A liderança democrática, como já diz o próprio nome, esbarra na capacidade de ouvir todos os integrantes do time, sem receio de que um ou outro seja mais competente do que esse próprio líder.

Desse modo, a supervisão democrática deixa que os colaboradores participem de forma muito ativa na tomada de decisões. Por isso, esse profissional está sempre aberto a ideias novas. O líder com essa personalidade também atua para manter um clima de trabalho mais saudável.

Assim, ele combate os conflitos e excessos de competitividade que tanto atrapalham a chegada até o sucesso. Outra das várias características desse gestor é realmente se preocupar com o avanço profissional de todos.

Dessa forma, as pessoas se sentem mais valorizadas e tendem a se engajar mais com os objetivos da empresa. Como resultado, a rotatividade dos profissionais cai e mais talentos são retidos.

Líder coach

Quem quer conquistar uma promoção, seja no ambiente público, seja no meio privado, terá que conhecer pelo menos um pouco sobre as características de um líder coach. Esse é um dos tipos de liderança mais em alta no mercado de trabalho nos últimos anos.

Um gestor dessa categoria, mais do que supervisionar os colaboradores, contribui para o desenvolvimento de bons profissionais. Ou seja, ele lapida o talento das pessoas e coloca as potencialidades de cada um a serviço das metas corporativas.

Assim, esse tipo de gestor não foca somente nos resultados. Ele prepara a equipe, de maneira individual e coletiva, de modo que os propósitos sejam atingidos da melhor forma possível.

Isso inclui ensinamentos técnicos, mas também aprendizado comportamental. Tudo para que haja avanços constantes. Mais uma característica dessa categoria de líder é saber reconhecer quando o funcionário realiza um bom trabalho.

Líder liberal

Quando se fala nos tipos de liderança, o estilo liberal não pode ficar de fora. Nessa classificação, o líder deixa os funcionários bem à vontade na realização dos serviços. Muitas vezes, essa autonomia dada aos colaboradores inclui até mesmo os prazos. Isso, é claro, na hipótese de esse calendário independente não atrapalhar as atividades do negócio.

Trabalhar com chefes desse perfil deixa os subordinados mais ativos e prontos para encontrar a solução de problemas. Na rotina, o líder liberal intervém mais em caso de dúvidas ou mediante obstáculos específicos ou mais graves.

Um gestor com essa natureza necessita de uma visão global do time e dos processos, porque a liberdade em demasia pode acabar em grandes equívocos. Com uma visão panorâmica de tudo o que acontece, porém, o líder liberal percebe muito rapidamente quando há falhas.

Assim, ele toma as providências necessárias a tempo de reverter os erros. Nessa modalidade, o supervisor deve ficar atento para que os colaboradores não abusem de tanta independência.

Líder técnico

A sabedoria específica nas atividades do negócio e uma larga experiência em determinado ramo fazem do líder técnico uma figura muito respeitada dentro de uma organização. Essa liderança acontece de forma espontânea. Muitas vezes, o líder técnico é um modelo de profissional e pode ser reconhecido até mesmo no ambiente externo à empresa.

Por causa de sua vasta instrução nos assuntos de uma companhia, ele é procurado pelo time em eventos mais complexos. Quem tem esse perfil deve tomar cuidado para que a equipe não fique muito dependente para agir. Nesse caso, é preciso incentivar os colaboradores a encontrar soluções de forma mais autônoma. Do contrário, as operações podem ficar engessadas devido à alta demanda nas mãos de uma só pessoa.

Como as principais decisões ficam a cargo desse profissional, ele acaba correndo o risco de se tornar autoritário. Se você se identifica com essa categoria de líder, tome cuidado para não ser dominante demais. Caso você não se policie, os funcionários ficarão cada vez mais dependentes, sem iniciativa e insatisfeitos.

Líder carismático

Já o líder carismático tem o dom de encantar e envolver as pessoas de uma maneira muito natural. Geralmente, esse gestor é extremamente agradável e querido por todos. Sendo assim, ele atrai colaboradores que se comportam como verdadeiros súditos. Em outras palavras, esse gerente costuma contar com a fidelidade e o engajamento de boa parte dos funcionários. Nesse cenário, os colaboradores têm mais ânimo e inspiração para trabalhar.

Use os vários tipos de liderança para construir um estilo próprio

Ao pensar nos tipos de liderança, não tente se prender a um enquadramento único nessa ou naquela categoria. Não existe uma índole que seja mais adequada do que a outra. Aliás, hoje em dia, a palavra de ordem, na maior parte das empresas, tem sido a flexibilidade — e no setor público não é diferente.

Por isso, reflita um pouco sobre as qualidades que marcam a sua identidade profissional. Com base nelas, tente desenvolver um pouco do talento de cada um dos diferentes modelos de líder. Isso vai enriquecer sua atuação em um cargo de comando, como uma coordenadoria.

Assim, conforme cada circunstância, você utiliza mais desse ou daquele perfil. Um gestor de sucesso deve desenvolver um pouco de cada um dos diferentes modos de comandar.

Embora não haja uma fórmula mágica para encontrar em qual tipo você se encaixa, cursos de pós-graduação em gestão são ótimos para aperfeiçoar as habilidades que um gestor necessita.

Para quem gosta de estudar por conta própria, a boa notícia é que existem cursos disponíveis na modalidade de educação a distância (EAD). Com ela, você pode fazer uma especialização em Administração de Recursos Humanos no Setor Público, por exemplo. Trata-se de um aprendizado que é feito 100% online, que tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e que não exige realização de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Assim, vai ficar mais simples seguir uma carreira executiva na área pública. Veja a seguir algumas disciplinas que ajudarão a formar sua personalidade de liderança:

  • Administração Pública Contemporânea;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Aplicado à Gestão de Pessoas no Setor Público;
  • Elaboração e Análise de Políticas Públicas;
  • Gestão de Projetos no Setor Público;
  • Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público;
  • Planejamento e Gestão Estratégicos.

Como você já deve ter percebido, conhecer diversos tipos de liderança contribui para a formação de um gestor mais completo. Desse modo, você aumentará suas chances de assumir um cargo de comando. Com um salário melhor, será mais fácil realizar velhos sonhos: viajar mais ou até mesmo matricular os filhos em uma escola de ponta.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre gestão de pessoas? Então, aproveite a visita ao blog e aprenda como liderar uma equipe na prática!

3/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD