Connect with us

Insights Confiáveis

Qual é o papel do gestor na Administração Pública? Entenda!

Administração Pública: conheça as funções de um gestor de órgão público e entenda por que vale a pena investir nessa carreira que está sempre em alta!

o papel do gestor na administração pública

Qualquer que seja a área de atuação do administrador, o nível de exigência da profissão é enorme, visto que um processo de gestão demanda uma série de qualidades como raciocínio rápido, senso crítico e excelente comunicação. Quem pensa em seguir essa carreira, no setor público ou privado, provavelmente já se perguntou qual é o papel do gestor na Administração Pública.

Afinal, apesar de proporcionar a tão sonhada estabilidade financeira, o trabalho em órgãos públicos também traz consigo responsabilidades extras na busca de resultados que favoreçam o coletivo.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar as funções do gestor em cargos públicos, os benefícios dos concursos na área e a importância do curso superior para uma carreira de sucesso em tal segmento. Confira e planeje o seu futuro!

O papel do gestor na Administração Pública

Administradores que trabalham no setor público têm como principais compromissos a ética profissional e a transparência nos processos da instituição em questão, sempre visando o bem comum da comunidade. As funções, em sua maioria, envolvem elaborar, avaliar e coordenar políticas públicas de impacto social, controlando de forma inteligente os recursos disponíveis, como o financeiro. São deveres básicos desse profissional:

  • gerenciar as equipes de trabalho que atuam direta ou indiretamente com órgãos públicos, oferecendo as condições necessárias para a busca dos resultados;
  • elaborar, planejar e colocar em prática políticas públicas que atendam às principais necessidades da população;
  • controlar o orçamento disponível, definindo as demandas prioritárias e a divisão de recursos entre os setores;
  • desenvolver estratégias de conservação e aproveitamento do patrimônio público, tendo a transparência como um de seus principais pilares;
  • acompanhar o desempenho da instituição avaliada, examinando todos os aspectos que podem ser otimizados para melhorar as performances.

A importância do curso superior para esse profissional

Devido às competências exigidas em cargos de Administração Pública, ter um curso superior na área é fundamental para desenvolver a função com discernimento, segurança, responsabilidade social e ética cidadã. Inclusive, é papel do gestor público direcionar suas práticas para estimular a cidadania.

Em seguida, listamos algumas habilidades cruciais que só um bom curso de graduação em Gestão Pública pode oferecer a esse profissional.

Visão global e estratégica

Como vimos, as atribuições do gestor na Administração Pública obrigam-no a tomar decisões a todo momento, excluindo ao máximo as possibilidades de erro. Para tanto, é preciso ter uma excelente visão global e estratégica. Isso é o que permitirá antever os resultados e traçar metas palpáveis para o desenvolvimento de ações que gerem ganho socioeconômico, cultural, ambiental, entre outros.

Capacidade de liderança

Durante a graduação, o aluno desenvolve competências essenciais para lidar com pessoas e liderar equipes, com foco nas potencialidades de cada membro do grupo. A figura de um bom líder faz toda a diferença em um processo de gestão pública, pois ajuda a manter a equipe motivada, alinhada e ciente do seu papel em busca dos objetivos traçados.

Inovação e aprendizado contínuo

As técnicas e métodos de gestão indispensáveis para o ofício do administrador somente serão aprendidas na universidade. Até porque muitos dos professores do curso têm ampla experiência de mercado, portanto, sabem exatamente o que explorar em sala de aula para que os futuros profissionais se mantenham cada vez mais competitivos e inovadores no mundo do trabalho.

Os benefícios dos concursos públicos de nível superior

Primeiramente, quem está pensando em prestar concurso precisa ter em mente que muitos processos seletivos da área pública exigem o diploma de ensino superior. No caso do administrador, a maioria dos cargos também terá tal requisito, como na atuação em Ministérios, Secretarias e demais órgãos dos governos municipal, estadual e federal.

Então, antes de começar a traçar seu plano de carreira, priorize a escolha de uma boa graduação na área. Quanto aos benefícios, além de se capacitar profissionalmente para assumir as funções mais requisitadas, o profissional graduado que atua no setor público dá um salto salarial enorme.

Os salários são muito superiores àqueles praticados nos concursos de nível médio. Isso sem falar na credibilidade de trabalhar em posições de confiança que visam o bem-estar de toda a comunidade. Para os profissionais concursados, a estabilidade financeira também está diretamente relacionada à satisfação pessoal, pois eles sabem que dificilmente terão de abrir mão do cargo.

Outra esfera do setor público que está sempre em alta é a carreira universitária. Quem pretende prestar concurso para se tornar professor das melhores universidades públicas do país deverá antes fazer uma pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) voltada para a área da Administração Pública.

A qualidade do curso é um fator decisivo

Como vimos, ter um curso superior no currículo é o primeiro passo para trabalhar na Administração Pública. Mas, para conquistar um diploma que de fato seja valorizado no mercado, é preciso estar muito atento à qualidade do curso. Portanto, quando for escolher a instituição de ensino, pesquise a reputação da universidade do seu interesse e certifique-se de que os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Assim, é garantido que a grade curricular contemplará as exigências do mundo do trabalho, aperfeiçoando os futuros profissionais com as competências necessárias para atuar na esfera pública. Essa formação é importantíssima, sobretudo se a gente considerar que o setor público tem práticas bastante específicas em comparação com as executadas em empresas privadas.

Além disso, com as inovações tecnológicas que surgem em um processo cada vez mais contínuo, estar inserido em uma boa universidade permite que o aluno não fique parado no tempo e siga se atualizando constantemente. Para quem precisa conciliar os estudos com o trabalho, a modalidade EAD é a melhor solução, pois possibilita uma rotina mais flexível sem abrir mão da qualidade do aprendizado.

Agora que você já sabe qual é o papel do gestor na Administração Pública, é hora de avaliar suas possibilidades e investir em um bom curso que dará as ferramentas necessárias para começar tal carreira com o pé direito!

Ainda está em dúvida se é isso mesmo que quer? Então leia como escolher a carreira pública que mais combina com você, isso pode esclarecer mais sobre essa decisão.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD