Connect with us

Inicie Sua Carreira

Quais são as principais opções de curso na área de gestão?

área de gestão

Bons gestores são fundamentais em todos os setores do mercado e podem atuar em diversas funções. Por isso, a área de gestão é tão procurada por quem busca ter uma carreira promissora e estável.

Além de participar de diferentes segmentos da empresa e coordenar equipes, esses profissionais devem entender de logística, vendas, administração, finanças e planejamento estratégico.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer mais sobre a área de gestão e escolher o curso que mais combina com o seu perfil. Boa leitura!

A área de gestão

A gestão visa à administração de uma instituição ou empresa com o objetivo de promover o crescimento dos negócios. A área é um segmento das Ciências Humanas porque lida com grupos de pessoas, buscando manter a sinergia entre elas, os recursos existentes e a estrutura da empresa.

Quem deseja uma formação acadêmica capaz de proporcionar diversas oportunidades no mercado de trabalho pode apostar nos cursos de gestão. Como o setor existe para atender às necessidades das empresas, seus profissionais são fundamentais para o bom desempenho das organizações.

A área está em contínua expansão e fazer um curso relacionado traz, ainda, outros benefícios. Um deles é o fato de ser uma formação tecnológica, ou seja, são opções de nível superior mais curtas do que uma graduação tradicional. Por isso, os egressos entram no mercado de trabalho muito rapidamente.

Outra razão para fazer um curso de gestão é a ampla variedade de campos nos quais se pode atuar. Cada graduação tem um foco específico e uma mesma formação permite que o profissional ocupe cargos diferenciados.

Os principais cursos da área

Os cursos de gestão podem ser feitos na modalidade a distância com a mesma qualidade de uma graduação presencial. Conheça as principais opções da área e entenda o que é ensinado em cada uma delas.

Gestão Ambiental

Com duração de dois anos, a Gestão Ambiental combina a gestão de recursos naturais com a sustentabilidade do negócio e é ideal para quem gosta da área. O gestor ambiental faz o planejamento de projetos relacionados aos impactos ambientais de resíduos da indústria e de outros setores. Ele também pode ser responsável por gerenciar equipes.

Os setores públicos e privados oferecem oportunidades de atuação para o profissional exercer fiscalização. Além disso, é possível atuar com certificações e prestar serviços de consultoria, pesquisa e docência.

As disciplinas relacionadas com o meio ambiente são a maior parte do curso de Gestão Ambiental, entre elas:

  • Ecologia e Gestão da Biodiversidade;
  • Gestão Ambiental e Recursos Hídricos;
  • Mecanismos de Produção Limpa;
  • Recuperação de Áreas Degradadas.

Gestão de Recursos Humanos

O trabalho do gestor de RH não se limita à elaboração de folhas de pagamento e contratação de funcionários. Esse profissional é responsável por gerenciar todas as equipes da empresa, promovendo não só a seleção e o recrutamento, como também o treinamento e desenvolvimento.

O curso de Gestão de RH dura dois anos e promove o aprendizado de Práticas de Administração de Pessoal, Gestão de Clima Organizacional e Tomada de Decisão, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, entre outros.

Em relação a quem trabalha na área, a empatia, a liderança e a habilidade de comunicação são essenciais. Afinal, os colaboradores devem se manter engajados a fim de elevar o nível de produtividade e motivação da equipe. Para isso, é possível criar programas de incentivo e gerenciar o clima da empresa, evitando os conflitos que surgirem.

Gestão Hospitalar

O gestor hospitalar trabalha no gerenciamento e na organização de hospitais públicos e privados, além de laboratórios de análises clínicas, clínicas médicas, casas de repouso ou spas. O profissional cuida da infraestrutura do espaço físico, definindo o melhor uso para ele, além de estabelecer o número de enfermeiros, médicos e especialidades que o local poderá receber.

Também são responsabilidades da gestão hospitalar: o controle dos estoques de materiais, o planejamento da manutenção preventiva dos aparelhos médicos, a limpeza e a correta destinação dos resíduos hospitalares.

O curso de Gestão Hospitalar tem duração de dois anos e meio. Entre as disciplinas estudadas na graduação, estão:

  • Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável;
  • Ética e Bioética;
  • Legislação e Direito em Saúde;
  • Gestão de Contratos e Planos de Saúde;
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos em Saúde.

Gestão Pública

O curso de Gestão Pública forma profissionais prontos para atuar na administração de serviços públicos e órgãos das esferas federal, estadual e municipal. Os gestores públicos planejam, avaliam e implementam programas e projetos de políticas públicas, em áreas como educação, saúde e transporte, voltadas ao desenvolvimento regional e local.

Empresas privadas que prestam serviços para a área pública também contratam esses profissionais. Afinal, eles conhecem as legislações do setor e as técnicas de gestão e de contabilidade.

A graduação de Gestão Pública tem duração de dois anos e aborda conhecimentos como:

  • Diversidade e Cultura Organizacional;
  • Fundamentos da Administração Pública Brasileira;
  • Fundamentos de Políticas Públicas;
  • Gestão Estratégica Governamental;
  • Administração de Materiais e Patrimônio Público;
  • Licitações, Pregões e Contratos.

A melhor forma de escolher o curso na área de gestão

A fim de escolher o melhor curso na área de gestão, é importante conhecer os requisitos necessários para exercer as demandas relacionadas a esse setor. Por isso, o primeiro passo é definir em que segmento ou cargo você quer atuar.

Cada profissão tem diversas possibilidades, e os cursos de gestão respeitam isso. Assim, pesquise quais qualificações são necessárias para a sua carreira de interesse. O próximo passo é conferir a grade curricular e o que será aprendido no curso.

Os conteúdos que você gostaria de aprender serão abordados? Essa é uma forma de analisar se o curso desejado é completo, atualizado e abrange todo o conhecimento necessário. Pesquise, também, se os professores são qualificados, verificando suas experiências profissionais e títulos.

A qualidade de ensino e a reputação da instituição de ensino são pontos igualmente importantes a serem considerados, pois influenciam no seu valor de mercado. Contar com uma formação em uma faculdade reconhecida garante ao empregador que seu conhecimento é sólido.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a área de gestão, pode escolher o melhor curso de acordo com os seus objetivos. Analise cada opção e visualize como deve agir para obter os melhores resultados. Pratique ainda o autoconhecimento e veja se tem o perfil para realizar as tarefas dentro ou acima das expectativas do mercado.

Gostou das opções apresentadas? Então, entre em contato conosco e conheça a graduação EAD da Unyleya! Nossa equipe está disponível para ajudar você no que for preciso.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD