Connect with us

Guia de Carreiras

4 possibilidades de atuação para quem pensa em trabalhar com Logística

Muita gente se preocupa com o futuro profissional. Afinal de contas, quem não quer dar uma vida melhor para a família, certo? Por isso, você já parou para pensar nas vantagens de trabalhar com Logística?

Trata-se uma área em expansão, que costuma exigir um desempenho mais focado no horário comercial. Com isso, ganha-se tempo para conciliar melhor os cuidados com a casa e com as crianças.

Quando se atinge determinada fase da vida, o diploma de ensino médio não basta! Afinal, para crescer, é fundamental se preparar. Nesse setor, os profissionais estruturam cadeias de processos que dão origem a serviços ou mercadorias.

Assim, trabalhar com Logística abrirá portas na Cadeia de Suprimentos, na Gestão da Informação, na Armazenagem, nos Transportes etc. Quer saber mais? Então veja neste post quatro dicas de como esse curso pode mudar a sua vida. E tem ainda um plus de como estudar. Acompanhe!

Em quais áreas é possível trabalhar com Logística?

1. Cadeia de Suprimentos

Uma excelente vantagem da graduação em Logística é poder atuar com a supervisão de processos de suprimentos, função também conhecida como Supply Chain. Nessa área, o profissional acompanha todas as operações de uma companhia, o que inclui o contato com fornecedores, com terceirizadas, principalmente as de transporte, e também com o distribuidor final.

Desse modo, esse especialista transforma os sistemas corporativos de maneira veloz e maleável. Ele prevê as demandas por mercadorias e por serviços e se antecipa a possíveis oscilações de mercado.

Em outras palavras, nessa tarefa, o expert em Logística aperfeiçoa ao máximo tudo que envolve a estocagem, o transporte e a condução do produto ao consumidor final. Por isso, também faz parte das atribuições desse profissional a integração de pessoas e de departamentos.

2. Gestão da Informação

Trabalhar com Logística inclui saber fazer um bom uso da análise de dados. Com isso, esse perito consegue aplicar o Business Intelligence (BI) para desenhar metodologias produtivas mais eficientes.

Na prática, ele faz pesquisa de preços a fim de reduzir custos e avalia todos os itens que possam impedir o aumento dos lucros. Assim, o profissional de Logística acaba sendo muito valorizado. E     le é hábil o bastante para reforçar a capacidade competitiva de qualquer organização.

3. Transportes e rotas

O mercado de trabalho na Logística tradicionalmente abrange os departamentos de transportes das mais variadas empresas, em inúmeros tipos de segmentos. Isso representa muitas chances de empregabilidade, bem acima da média nacional.

Nesse serviço, você vai aplicar inteligência de negócios para deslocar as mercadorias, pensando em economia de combustível, estratégia de trajetos, questões tarifárias, pontos táticos para armazenagem em distâncias muito longas etc.

Por exemplo: imagine um frigorífico de Goiás que precise entregar carnes no Rio de Janeiro. Será fundamental montar um plano para garantir que esse produto chegue fresco até o consumidor final.

4. Armazenagem

Mais um vasto campo para trabalhar com Logística é fazer a gestão tática de como aproveitar melhor as áreas físicas de modo a garantir a integridade das mercadorias. Nesse tipo de carreira, o especialista analisa o estado dos depósitos e providencia todas as alterações essenciais para que nada saia errado.

Esses planejamentos, ao contrário do que podem parecer, são extremamente complexos. Afinal de contas, eles englobam a localização mais vantajosa, o tamanho do local, a previsão de demanda do público, a necessidade de climatização, entre outras intervenções.

Nisso, muitos itens são levados em consideração: valor da locação, disposição geográfica em relação às principais rotas executadas, tributação menos onerosa no estado e no município escolhidos etc.

Quais os benefícios da graduação em Logística?

Recursos financeiros escassos e a falta de tempo para os estudos vêm desanimando muita gente na missão de progredir na vida profissional. Além disso, as faculdades presenciais exigem muito esforço físico dos trabalhadores. Por essa razão, em muitos casos, os alunos acabam desistindo e ainda ficam com aquele sentimento de frustração e de estresse.

Afinal, a baixa escolaridade é sempre um risco de demissão e, invariavelmente, também é uma barreira para conquistar promoções e novos salários. É possível, entretanto, realizar o sonho de fazer um curso superior sem tantos esforços.

Você pode optar, por exemplo, pela Graduação EAD (educação a distância) em Logística. Nesse curso, você obtém um diploma de nível superior com status de tecnólogo. E o melhor de tudo: dá para se formar em apenas dois anos.

Ademais, o conteúdo da aprendizagem é consistente, atualizado e fica sempre disponível. Isso porque é oferecido um sistema batizado de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Nessa plataforma, você acessa disciplinas, participa de fóruns e pratica exercícios. Outro ponto importantíssimo: todo esse material é elaborado por professores consagrados no mercado.

Quando você tiver alguma dúvida, pode fazer perguntas via online para tutores especialmente preparados para o seu atendimento. Dessa forma, você vai aprender a programar e melhorar processos em um número incontável de áreas e empresas. É ou não uma chance e tanto?

Em outras palavras, o aluno vai ser capacitado para oferecer às companhias soluções inteligentes que significarão redução de custos, mais satisfação do cliente e novas hipóteses de crescimento comercial.

Mais um benefício é que o curso EAD é mais barato do que o convencional, sendo que o MEC (Ministério da Educação) não faz nenhuma distinção entre um diploma e o outro. E você ainda escolhe os melhores horários para estudar. Quer mais motivos para se matricular? Então observe quatro relevantes razões para isso!

5.1 Bons salários

Os salários dessa área são muito atraentes e podem chegar a R$ 10 mil por mês, para o caso dos cargos de liderança, como diretor de Logística. Além dessa possibilidade, há muitos outros postos de trabalho disponíveis com vencimentos menores, mas nada ruins. Um supervisor de cadeia de suprimentos, por exemplo, pode ganhar mais de R$ 5 mil.

5.2 Área promissora e pouco desgastante

Uma das características da Logística é ser um mercado de trabalho mais formal, ligado ao planejamento tático de negócios. Geralmente, pela atuação na parte administrativa das empresas, o colaborador acaba cumprindo um expediente em horário comercial. Isso permite bem menos desgaste físico e psicológicos, além de mais equilíbrio na vida profissional e particular.

Sem falar nas mais variadas áreas nas quais você pode conseguir um emprego: indústrias, transportadoras, supermercados, hospitais, aeroportos, portos, redes de hotelaria, entre inúmeras outras.

5.3 Desenvolvimento de habilidades diversas

No curso de Logística, é possível desenvolver habilidades em segmentos bastante heterogêneos. Você vai aprender conceitos sobre como administrar negócios, sobre contabilidade, economia, legislação, técnicas de como negociar, gestão da qualidade, marketing, estatística e muito mais.

5.4 Experiência fora do país

Com um bom curso de Logística, é viável trabalhar com comércio exterior, coordenando as ações das empresas que importam e exportam. Desse modo, você entra em contato com colegas de outras nacionalidades, o que pode significar um salto imenso em sua vida profissional.

Trabalhar com Logística, portanto, é uma excelente maneira de progredir na carreira. É indispensável, porém, escolher uma instituição de ensino de qualidade, que realmente forneça a habilitação necessária.

Assim, você terá salários melhores e mudará seu padrão de vida. E aí? Gostou do nosso artigo? Então compartilhe em suas redes sociais!

 

4/5 - (9 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD