Graduação em logística: tudo o que você precisa saber

  • 28/nov/2018

Graduação em logística: tudo o que você precisa saber

Pretende alavancar a sua carreira e até aumentar o seu salário? Uma excelente alternativa é a faculdade de Logística, que vai lhe proporcionar conhecimentos para atuar em inúmeras profissões no mercado. Além disso, é um curso de média duração e que pode ser feito no conforto do seu lar, por meio do método de educação a distância (EAD).

Para que você fique ainda mais animado com esse setor, saiba que ele é fundamental em empresas de diversos segmentos, além de apresentar boas perspectivas e cargos para todos os níveis de experiência.

Entretanto, é necessário entender exatamente do que se trata a carreira em logística, como se preparar para entrar na faculdade e quais assuntos você vai estudar. Além disso, é importante saber o que um profissional de Logística faz, assim como as perspectivas desse mercado para o futuro.

Então, para ajudá-lo, preparamos este post completo sobre a graduação em Logística e tudo o que você precisa saber sobre o mercado e a profissão. Leia o artigo e prepare-se para ter um futuro brilhante!

O que é Logística?

O setor logístico tem um papel fundamental em empresas do mundo inteiro. Com a globalização e a fabricação de produtos em massa, as companhias precisam criar estratégias para planejar a armazenagem, a circulação e a distribuição de produtos. E as áreas logísticas são as responsáveis por organizar todos esses processos.

Sendo assim, um dos principais objetivos dos profissionais que atuam nesse setor é criar e desenvolver mecanismos para entregar os produtos da forma mais rápida possível aos seus clientes, reduzindo ao máximo os custos da empresa.

Para isso, é necessário estudar os melhores caminhos de circulação, selecionar os meios de transporte mais adequados e os locais de armazenagem mais apropriados, entre outras atividades importantes.

Em períodos de crise econômica e contenção de custos, a Logística se torna essencial para otimizar os gastos da companhia, exigindo dos profissionais bastante qualificação, competência e criatividade para desenvolver alternativas e soluções inteligentes na hora de gerir a armazenagem e a distribuição dos produtos.

Por que a Logística é tão importante para as empresas?

A Logística, de forma geral, envolve a organização do fluxo de dados, pessoas e materiais, por meio de processos otimizados e que visam atingir um objetivo com agilidade e excelência. Dentro das empresas, ela exerce um papel importante no que diz respeito aos procedimentos de deslocamento de mercadorias e informações.

Trata-se, então, de um segmento mais que fundamental para a administração de um negócio, já que fornece recursos para que todas as atividades da empresa aconteçam — desde as informações mais básicas até a gestão completa de toda a operação.

Quando a organização conta com um processo logístico bem estruturado, dificilmente perderá prazos, já que todas as adversidades que poderiam acontecer já foram contempladas com uma janela considerável, dando aos profissionais tempo hábil para resolver possíveis problemas antes que eles impactem o recebimento da mercadoria pelo cliente.

Outras vantagens para as empresas que contam com um setor de Logística bem estruturado incluem:

  • economia de custos;
  • aumento da produtividade;
  • melhoria da qualidade dos serviços.

Além disso, é válido apontar que a Logística é um ótimo campo para se trabalhar, uma vez que valoriza e reconhece o profissional, o que pode servir de motivação e incentivo para que ele entregue sempre bons resultados e trilhe uma carreira de sucesso.

O que é a Logística Integrada?

Para que um negócio possa desfrutar de todas as vantagens que mencionamos anteriormente, a Logística deve atuar de modo integrado. Isso implica a integração de todos os fatores que desenvolvem a gestão da cadeia.

Nesse sentido, transporte, distribuição, estoque, armazenamento, verificação de pedidos em um processo de planejamento, implementação e controle são etapas importantes que devem ser bem desenvolvidas e interligadas, buscando resultados eficazes entre as operações logísticas.

O aprimoramento de cada uma dessas etapas do fluxo é essencial para garantir o desenvolvimento de todo o sistema. Isso pode ser feito quando se planeja e coordena todos os processos que fazem parte do caminho do produto até chegar ao cliente final, otimizando-os e gerando maior rentabilidade para a companhia.

Podemos afirmar, então, que a responsabilidade do profissional de Logística se tornou, além de relacionada às questões operacionais, muito mais estratégica, configurando um novo mercado. Para isso, é importante que ele conte com uma formação de excelência e que garanta conhecimentos em diferentes setores, como:

  • processos produtivos e dos setores de compras;
  • armazenagem e distribuição de mercadorias;
  • procedimentos de entrega dos produtos aos clientes;
  • acompanhamento das atividades dos parceiros e fornecedores.

Além disso, é preciso compreender as 3 principais áreas da Logística Integrada. Veja a seguir quais são elas.

Logística Inbound

A Logística Inbound se relaciona à gestão de compras, envolvendo todo o conjunto de operações de aquisição de matérias-primas e insumos — o que envolve negociação, compra, transporte, armazenamento, controle de qualidade, entre outros fatores. Em outras palavras, pode-se dizer que ela engloba o relacionamento entre empresa e fornecedor/parceiro, visando, além de uma boa comunicação, a redução de custos.

Logística Outbound

Já a Logística Outbound tem a ver com o fim do processo, ou seja, quando os bens físicos chegam ao consumidor final. Ela deve garantir a qualidade e a agilidade, satisfazendo as expectativas do cliente em relação aos serviços e produtos ao mesmo tempo que trabalha a eficiência e a otimização dos custos envolvidos.

Logística Industrial

A Logística Industrial, por fim, compreende todos os procedimentos relacionados ao planejamento e movimentação de materiais e insumos utilizados na linha de produção. Seu objetivo é assegurar o funcionamento de cada etapa do processo produtivo, prevendo — e não permitindo — de antemão a ocorrência de gargalos e ociosidades.

Por que estudar Logística?

Depois de saber mais sobre essa área, fazer uma graduação em Logística pode ser uma ótima alternativa para ter uma carreira promissora e de sucesso. Por isso, separamos algumas vantagens que vão convencê-lo a pesquisar e estudar ainda mais sobre esse setor tão importante. Veja!

Tem um amplo mercado de trabalho

Antes de começar qualquer curso, um dos principais fatores a serem considerados são as possibilidades de emprego oferecidas pela área. E, nesse quesito, o setor logístico sai na frente, uma vez que praticamente todas as empresas fabricantes de produtos precisam ter uma área para organizar sua armazenagem e distribuição.

Além disso, a variedade de cargos é outro atrativo para quem deseja trabalhar com Logística. O profissional pode começar como estagiário e subir de nível até conquistar cargos de gerência e com excelentes remunerações.

É uma área em expansão

A Logística já está consolidada em países de todo o mundo. No Brasil, após tempos de instabilidade econômica, ela tem apresentado sinais de recuperação e boas expectativas para o futuro.

Assim, à medida que cresce o otimismo das companhias, aumentam também as chances de geração de novos empregos, tornando o setor logístico ainda mais atrativo para quem pretende atuar na área.

A expansão do comércio exterior e da logística trouxe também novas tendências aos setores, a exemplo do uso de tecnologias como o Big Data, que pode contribuir para o aumento da qualidade das operações.

Oferece bons salários

Assim como em outras profissões que envolvem as Ciências Exatas, os cargos relacionados à área logística costumam oferecer boas remunerações. Elas variam de acordo com a região do país, o porte da empresa, o tempo de experiência e as qualificações profissionais.

Segundo o site Guia da Carreira, os salários podem chegar a R$ 45 mil, com possibilidade de atuação em indústrias, portos, aeroportos, transportadoras, varejistas e atacadistas. Um número bastante atrativo e tentador, não acha?

Permite ter uma carreira internacional

Fora do Brasil, o setor logístico também está em alta e oferece inúmeras oportunidades de emprego. Então, quem faz uma graduação em Logística tem a possibilidade de seguir uma carreira internacional, principalmente em países mais desenvolvidos, como os EUA, o Japão e as nações europeias.

Entretanto, para buscar uma posição fora do país é necessário ter uma excelente qualificação e estar devidamente preparado. Por isso, é fundamental ter um curso de bacharelado ou tecnólogo em uma instituição reconhecida pelo mercado, além de ter experiência profissional e, claro, ser fluente em inglês, espanhol ou outros idiomas.

Como se preparar para o vestibular?

Gostou de entender mais sobre esse mercado e sobre as possibilidades que ele pode proporcionar para o seu futuro? Então, coloque a mão na massa e pense nos estudos. Para começar, separamos algumas dicas que certamente vão ajudá-lo na hora do vestibular. Confira!

Estude matérias de Ciências Exatas

Como a Logística exige dos profissionais bastante cálculo e familiaridade com os números, é bom estar afiado nessas áreas na hora de fazer a sua prova. Portanto, estudar matérias como matemática e física fará toda a diferença para que você tenha um ótimo desempenho e ingresse em uma boa instituição.

Desenvolva o raciocínio lógico

Os profissionais de Logística devem ter a capacidade de pensar em soluções que agilizem a entrega de produtos, mas sempre de forma a otimizar os custos da empresa. Por isso, ter um bom raciocínio lógico será imprescindível.

Para exercitar essa habilidade e se destacar nas provas, há uma série de exercícios e atividades que os alunos podem fazer. Além disso, jogos e brincadeiras que envolvam números podem ser uma forma mais descontraída e eficiente de exercitar essa competência.

Esteja por dentro das atualidades

Os vestibulares para ingressar em um curso de Logística não exigem apenas conhecimento e domínio dos números. Os estudantes também devem estar por dentro de tudo o que acontece e é tendência no mundo, seja no setor logístico, seja de forma mais geral.

Assim, é essencial pesquisar sobre política, economia, contextos sociais, questões ambientais e tecnológicas e tudo o que virou notícia no Brasil e no mundo. Assim, você será capaz de responder corretamente qualquer questão durante as provas e ter um ótimo desempenho.

Treine a redação

Um profissional de Logística também deve ser capaz de se comunicar e de se expressar com objetividade e clareza. Por essa e outras razões, a maioria dos vestibulares costuma contemplar redações em suas provas, e elas geralmente têm um peso muito grande na nota final.

Então, para se sair bem e garantir o seu lugar em uma ótima instituição de ensino, treine as suas habilidades com a escrita e a redação desde já. Se você se interessou pela área logística, uma dica é desenvolver textos que estejam relacionados ao tema. Assim, você conhece um pouco mais sobre o setor e exercita suas produções textuais.

Como funciona a graduação em Logística?

Após as provas, é hora de começar a graduação. E para não deixar dúvidas sobre o curso e o que você vai estudar nos próximos anos, vamos mostrar exatamente como funciona o curso superior de Logística. Confira e surpreenda-se!

Modalidades de ensino

Atualmente, a graduação em Logística pode ser feita de duas formas: presencial ou a distância. Porém, com a expansão da internet e a chegada da tecnologia às instituições de ensino, a modalidade EAD tem ganhado cada vez mais espaço e relevância, pois ela é reconhecida pelo MEC e aceita por empresas de todos os setores, além de proporcionar mais conforto e flexibilidade aos alunos.

Essa modalidade de ensino trabalha de forma inovadora e dinâmica. Os estudantes aprendem por meio de vídeos, fóruns e exercícios online. Além disso, todas as atividades são devidamente acompanhadas por tutores a distância, garantindo um aprendizado ainda mais completo.

Portanto, fazer a faculdade a distância em Logística é uma forma de se qualificar sem precisar sair de casa. Como muitas pessoas trabalham e nem sempre têm tempo de se dedicar aos estudos, essa é uma forma moderna e eficaz de se preparar para o mercado de trabalho.

Duração

A graduação em Logística também tem uma vantagem sobre outros cursos: a duração média é de apenas 2 anos, geralmente divididos em 4 etapas. Dessa maneira, para quem está em busca de uma qualificação e pretende trabalhar na área em breve, o curso de Logística certamente é um dos mais indicados.

Matérias

Ao longo dos 2 anos de curso, o aluno da graduação em Logística estuda matérias relacionadas aos universos da Administração, Matemática e Gestão, além de desenvolver atividades e trabalhos que colocam todo o conhecimento adquirido em prática. Assim, os profissionais já terminam a faculdade de Logística prontos para atuar no mercado.

As matérias aplicadas em cada etapa dependem da instituição de ensino escolhida, mas, de forma geral, podemos destacar as seguintes disciplinas:

  • Teoria Geral da Administração;
  • Estatística Básica;
  • Comunicação Empresarial;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Fundamentos de Contabilidade;
  • Gerenciamento de Canais de Distribuição;
  • Gerenciamento da Qualidade na Cadeia Logística;
  • Administração de Materiais e Serviços;
  • Gestão da Infraestrutura de Transporte;
  • Gestão de Suprimentos;
  • Gestão de Estoque e Armazenagem;
  • Comércio Exterior.

O que um profissional de Logística faz?

Administra materiais e recursos de uma empresa

Com a grande quantidade de produtos fabricados pelas empresas, é necessário ter uma equipe responsável pela administração dos materiais e recursos da companhia. Esses profissionais devem ser especializados em Logística, serem capazes de encontrar o melhor local de armazenagem e, ainda, terem o dever de reduzir o tempo de entrega de cada mercadoria.

Também podemos dizer que o profissional de Logística deve controlar a armazenagem e o estoque dos produtos, a fim de otimizar o máximo possível o espaço e o dinheiro.

Planeja a movimentação interna e a distribuição

Quem trabalha com Logística também deve pensar no processo como um todo. Por isso, os profissionais também têm a função de fazer um planejamento com as fábricas, os centros de distribuição e o varejo.

Tudo precisa estar devidamente alinhado para que não faltem ou sobrem produtos demais no estoque, para que os centros de distribuição tenham capacidade de atender à demanda e de levar os produtos no tempo certo e, também, para que o varejo seja devidamente atendido e não deixe os consumidores na mão.

Comunica-se com fornecedores e clientes

Além disso tudo, os especialistas, técnicos e formados em Logística precisam ter uma ótima relação com os fornecedores e clientes, a fim de controlar e entender as demandas de cada um deles.

Para executar todas essas atividades de forma eficiente, o profissional precisa ainda ter excelentes conhecimentos em informática e banco de dados, uma vez que será preciso fazer todos os controles e o planejamento por meio de sistemas de gestão, como o WMS (Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém) e o ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Corporativos).

Quais são os principais desafios do profissional de Logística?

Atendimento ao cliente

Não é segredo que os novos hábitos de consumo tornaram os clientes mais exigentes com aquilo que eles esperam das empresas. Isso acontece sobretudo por conta da ascensão da tecnologia, que promove o imediatismo em todas as esferas, inclusive no cotidiano empresarial.

Como a avaliação dos clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa, um dos principais desafios dos profissionais de Logística é garantir a satisfação do consumidor final, contando com diferenciais que destaquem a organização da concorrência. Para isso, devem ser levados bastante a sério aspectos como prazo, atendimento e bom relacionamento entre companhia e cliente.

Eficiência operacional

Trabalhar com mais eficiência que a concorrência é certamente um dos principais objetivos de todas as áreas de atuação, o que não poderia ser diferente na Logística. Isso, todavia, depende diretamente da maneira como a empresa utiliza os seus recursos e do envolvimento de todos os setores.

Nesse contexto, um desafio bastante enfrentado pelos profissionais de Logística é compreender quais são as mudanças necessárias nos processos para aumentar a produtividade e a eficiência operacional da empresa.

Redução de custos

A redução de custos é um desafio logístico que tem muito a ver com o item anterior. Ela somente se torna possível conforme a empresa implementa melhorias em sua eficiência operacional, fazendo o devido planejamento de seus processos e a implementação de estratégias e novas ferramentas — entre essas, devemos dar destaque às tecnologias empregadas para a automação da cadeia de Logística.

O que fazer para se dar bem na área?

Apesar de estar em crescimento e ter boas expectativas, não basta apenas ter vontade de ingressar no curso superior para se dar bem no ramo logístico. É preciso ir além para se destacar. Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem deseja ter sucesso nessa carreira. Acompanhe e coloque-as em prática!

Aplique os seus conhecimentos no dia a dia

Ter bastante conhecimento e uma sólida formação em Logística é fundamental. Entretanto, o mercado é carente de profissionais que já tenham alguma experiência e saibam executar as atividades na prática.

Por isso, assim que você ingressar na graduação em Logística, comece a procurar estágios, mesmo que não sejam remunerados, pois eles vão testar e lapidar os seus conhecimentos.

Além disso, outra boa dica é sempre participar dos projetos de extensão da faculdade, o que permitirá que você ganhe experiência e tenha ainda mais bagagem para disputar uma boa posição no mercado.

Conheça bem o negócio da empresa

Para conquistar o tão sonhado cargo em Logística, você precisa ter muito mais do que conhecimento sobre a área. Também é necessário entender o negócio da empresa em que você pretende atuar.

Para isso, uma ótima estratégia é entrar no site, conhecer os produtos e serviços que são oferecidos, assim como obter outras informações relevantes sobre a companhia. Na hora de fazer uma entrevista, por exemplo, você terá todas as respostas na ponta da língua.

Esse conhecimento sobre a companhia também será fundamental após a contratação, pois você saberá exatamente qual é o business da empresa, sua missão, sua visão e seus valores. Assim, será possível planejar e executar de forma mais certeira a armazenagem, a circulação e a distribuição dos produtos.

Seja curioso e proativo

Depois de conseguir um emprego na área, chegará o momento de se afirmar em seu cargo e, posteriormente, buscar promoções e reconhecimento. Para atingir esses objetivos, é necessário ter um perfil curioso, que vai ajudá-lo a entender todos os processos e a sanar qualquer dúvida que você tiver.

Além disso, seja sempre proativo. Se você identificar problemas durante os processos e tiver novas ideias, exponha tudo para os seus superiores e mostre que você está disposto a fazer dar certo. Assim, você vai se destacar no ambiente de trabalho.

Participe das decisões importantes da empresa

Um dos grandes desafios para quem está em começo de carreira é participar e se impor em reuniões, principalmente aquelas que visam mudar algo dentro da empresa. Mas não deixe a timidez e o medo o sabotarem, pois esse pode ser o momento ideal para você mostrar todo o seu talento.

Sendo assim, esteja sempre disponível para participar de reuniões e conversas importantes sobre os processos logísticos da sua empresa. Além de saber exatamente tudo o que vai acontecer com a companhia, você pode contribuir com os seus conhecimentos e experiências.

Esteja sempre atualizado

Com as novas tecnologias e a necessidade constante de inovar nos ambientes corporativos, os profissionais precisam acompanhar todas as novidades para não ficarem para trás. Portanto, é importante estar sempre atualizado, conhecer as principais tendências do setor e se preparar para lidar com a rápida evolução tecnológica.

Então, fazer cursos e participar de palestras, workshops e treinamentos fará de você um profissional diferenciado. Além disso, ter conhecimentos atualizados em informática pode ajudá-lo a lidar com novos sistemas, e entender bem o inglês e outras línguas auxiliará na comunicação com outras pessoas e no acompanhamento de tendências internacionais.

Qual é a importância do desenvolvimento profissional?

Como já abordamos acima, estar sempre atualizado é fundamental para quem atua em Logística. Contudo, é igualmente importante investir em desenvolvimento profissional, de modo a se preparar para responder a todas as tendências do mercado, se adaptar às mudanças e contribuir para a conquista de resultados em curto, médio e longo prazo.

É preciso, então, buscar oportunidades de aprendizado, que podem estar tanto em treinamentos e capacitações oferecidas pela companhia quanto em cursos delimitados especialmente para quem atua ou quer atuar no setor de Logística. Assim, além dos conhecimentos necessários, exercitam-se também as habilidades interpessoais e tecnológicas e a visão estratégica, permitindo que o profissional se destaque dentro das empresas.

Quais são as expectativas para um formado em Logística?

Gostou de conhecer tudo isso sobre Logística e quer saber quais são as expectativas de carreira depois que você se formar? Confira agora algumas tendências e o que você pode esperar desse mercado nos próximos anos!

Inúmeras possibilidades de emprego

Segundo uma publicação do site E-commerce Brasil, desde 2011 o setor logístico é um dos que mais crescem em nosso país, com média de 7% ao ano. Isso indica que as vagas também tendem a aumentar, trazendo inúmeras possibilidades para quem acabou de pegar o diploma.

Aliado a esse crescimento, também há o surgimento de novas tecnologias que prometem mexer com o setor e atrair ainda mais pessoas, como a impressão 3D, a Internet das Coisas, os drones, os veículos autônomos e outras novidades. Esses novos recursos vão exigir bastante planejamento e pessoas antenadas para colocá-los em prática nas empresas.

Aumento salarial

Quem busca uma nova profissão se preocupa bastante com as remunerações que são oferecidas. E, para quem cursou ou pretende cursar a graduação em Logística, esses números são bem animadores. Segundo a pesquisa Guia Salarial da Robert Half 2017, os salários de gerente de Logística subiram cerca de 1,7%, enquanto os dos analistas de Logística aumentaram entre 8,7% e 11,1%, considerando o período entre 2016 e 2017.

Ou seja, as remunerações dos cargos e profissões relacionados ao setor logístico têm crescido, e as expectativas são bastante promissoras.

Modernização da profissão

Se antigamente os processos logísticos eram restritos a sistemas de gestão limitados e meios de transporte tradicionais, como o caminhão, hoje em dia esse cenário mudou bastante, e as novidades não param. A cada ano, surgem novas tecnologias e tendências que mexem na forma como as empresas lidam e planejam a logística de seus negócios.

Nesse contexto, podemos dizer que as profissões ligadas a essa área estão cada vez mais modernas, exigindo profissionais preparados e sempre dispostos a renovar suas qualificações. Ou seja, quem se forma em Logística encontra uma profissão em alta, moderna, tecnológica e de extrema importância para o crescimento eficiente e sustentável das empresas.

Como escolher a melhor instituição?

Atualmente, muitas instituições de ensino oferecem o curso de Logística, devido à alta demanda de profissionais para esse setor. Entretanto, a escolha da faculdade fará toda a diferença para que você se destaque e consiga as melhores vagas no mercado de trabalho.

Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a selecionar uma instituição de confiança. Acompanhe!

Foque na qualidade

Hoje em dia, muitas faculdades, universidades e centros educacionais têm como principal diferencial o baixo valor na mensalidade, porém, deixam de lado a qualidade, não contando com professores preparados, materiais de primeira e uma boa infraestrutura.

Então, na hora de escolher a instituição em que você fará o curso de Logística, analise a formação do corpo docente, os materiais e recursos que a faculdade disponibiliza, assim como a avaliação do mercado e dos alunos sobre a instituição e o seu método de ensino.

Busque praticidade e flexibilidade

Como a rotina de todo mundo anda cada vez mais corrida, encontrar uma faculdade de Logística que ofereça praticidade e flexibilidade pode fazer toda a diferença. Nesse contexto, é válido ressaltar os benefícios que uma graduação EAD pode trazer aos alunos, como a oportunidade de se qualificar sem precisar sair de casa, de forma muito mais prática e confortável.

Entre outras vantagens, a educação a distância proporciona aos alunos aprendizados de maneira mais moderna, dinâmica e até mais interativa, pois é possível tirar dúvidas e fazer exercícios e trabalhos utilizando apenas um computador e a internet. Além disso, é perfeita para se adequar ao tempo disponível de cada um.

Gostou de saber tudo isso sobre o curso de Logística? Essa pode ser a profissão ideal se você tem afinidade com números, planejamento e administração. Além disso, é uma área com inúmeras possibilidades de atuação e que tem apresentado boas perspectivas para o futuro.

Agora, que tal saber mais sobre o que o profissional de Logística faz? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos cursos. Vamos adorar conversar com você!



Nosso App

Nossas Redes Sociais