Como conseguir estágio no início da faculdade?

  • 05/set/2018

Como conseguir estágio no início da faculdade?

O estágio é muito importante para a carreira, pois pode ajudá-lo a obter o primeiro emprego após a formatura. Mas conseguir estagiar logo no início da faculdade é um desafio para muitos; afinal, conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho nem sempre é fácil.

A falta de experiência e a competitividade são dois fatores que influenciam esse processo, dificultando um pouco a vida do estudante que deseja colocar seus aprendizados em prática o quanto antes.

Quer saber como conseguir estágio no início da faculdade? Confira as nossas dicas!

Faça cursos complementares

Se você sente que ainda não está completamente preparado para passar nos processos seletivos, uma boa dica é investir em cursos complementares. Essa é uma maneira de adquirir habilidades que farão a diferença na hora de ser contratado para uma vaga de estágio.

Dominar ferramentas indispensáveis para a execução do trabalho desejado é fundamental. Por exemplo, estudantes de Design ou Publicidade costumam lidar com o Photoshop, enquanto arquitetos e engenheiros civis normalmente utilizam o AutoCAD.

Logo, investir nesse tipo de conhecimento certamente colocará você em destaque, assim como aprender sobre liderança, comunicação e outras habilidades comportamentais que agregam valor a qualquer pessoa.

Sendo assim, vale identificar quais são as competências mais requisitadas pelo mercado para que você possa se dedicar aos cursos complementares mais indicados para a sua área, o que vai potencializar a sua formação e suas chances de contratação. Lembre-se de que o perfil interdisciplinar é valorizado pelos recrutadores!

Converse com os seus professores

Dificilmente as oportunidades vão chegar até você de forma natural, sem que tenha havido algum esforço da sua parte. Isso quer dizer que é preciso ir atrás dos seus objetivos — e contá-los para as pessoas certas é um dos passos para conseguir alcançá-los.

Nesse sentido, é interessante que os seus professores saibam que você está em busca de um estágio e que está se dedicando para encontrar uma oportunidade.

Aos poucos, vale tentar criar um entrosamento com essas pessoas-chave e pedir recomendações para elas. Inclusive, é bastante comum que os professores tenham contatos estratégicos ou fiquem sabendo de vagas antecipadamente. Então, aproveite para investir nesse networking e demonstrar comprometimento!

Fique de olho na divulgação de vagas pela faculdade

Muitas Instituições de Ensino têm parcerias com agências de empregos e com empresas de áreas correlacionadas aos cursos que oferecem. Essa intenção de estreitar a distância entre o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho é um grande benefício para o aluno.

Portanto, se você ainda não percebeu nenhuma movimentação nesse sentido na sua faculdade, procure saber se existe algum tipo de comunicação específica sobre o tema — como quadros de avisos, blogs, listas de e-mails ou qualquer outro canal que o ajude a ficar por dentro das oportunidades divulgadas.

Invista em monitorias

Se por enquanto você ainda não conseguiu fazer o estágio que gostaria, não deixe de considerar as aulas de monitoria como uma boa oportunidade profissional. Ser monitor de uma disciplina indica um bom conhecimento sobre ela e ajuda a incrementar o currículo.

Além disso, a experiência de dar monitorias é enriquecedora e pode auxiliar o estudante a descobrir uma vocação. Sem contar que geralmente há algum tipo de benefício envolvido, como descontos na mensalidade ou uma bolsa de incentivo acadêmico.

De qualquer forma, se você tem esse tempo disponível, não desperdice a chance de ser monitor. Mais pessoas passarão a conhecê-lo e isso pode ser valioso para abrir algumas portas no futuro.

Elabore um plano de carreira

Parece difícil pensar em toda a sua carreira desde o início da faculdade, não é mesmo? Na verdade, é normal ficar perdido com tantas informações e acontecimentos novos. Às vezes, é inevitável que surjam dúvidas sobre a escolha que você fez e a sua verdadeira vocação.

No entanto, fazer um plano de carreira é uma ótima estratégia para guiar o seu desenvolvimento profissional. Ao estabelecer metas, você consegue se organizar melhor para alcançá-las e fica cada vez mais perto de realizar os seus sonhos.

Alguns pensam que criar esse planejamento restringe as opções ou deixa as pessoas frustradas quando algo não acontece como elas queriam. Na verdade, você deve considerar o plano de carreira como uma direção e ter a consciência de que, sempre que for necessário, ele pode sofrer mudanças ao longo do caminho.

Várias coisas podem acontecer com o decorrer do tempo: pode ser que os seus interesses mudem, que você descubra e se identifique com outra área de atuação, que resolva pedir demissão e abrir o seu próprio negócio, que decida mudar de país e começar tudo do zero.

O fato de ter um projeto traçado não quer dizer que sua carreira está delimitada para sempre. Aliás, reavaliar todos os fatores envolvidos e fazer ajustes sempre que essa necessidade surgir deve ser uma tarefa constante. Se você ainda se acha novo ou despreparado, considere consultar um coach para ajudá-lo nessa missão.

Considere o estágio voluntário

O estágio deixa a rotina mais corrida, mas isso vai ser recompensado de algumas maneiras. Uma delas é o salário recebido todos os meses — o que, para muitos, é indispensável para cobrir as despesas da vida universitária.

Contudo, se for uma possibilidade viável para você, considere fazer um estágio voluntário. A falta de remuneração será compensada pela tão desejada experiência profissional — que é um dos quesitos mais solicitados nos processos seletivos.

O estágio voluntário gera diversas outras oportunidades, tais como ser efetivado, fazer contatos, enriquecer o currículo, adquirir novas competências e praticar ainda mais o senso de responsabilidade. Tudo isso é importante para a construção de uma carreira bem-sucedida, mesmo que você ainda esteja distante de alcançar suas metas.

Por mais que não seja exatamente a área do seu interesse, não recuse nenhuma oferta sem antes pensar bem sobre ela. Talvez não seja tão ruim aprender um pouco mais sobre Marketing ou Finanças, ainda que você queira ser um engenheiro. Todas as experiências contribuirão positivamente para formar o excelente profissional que você será no futuro.

Como você viu, o estágio proporciona diversas oportunidades que vão beneficiar sua carreira profissional. Consegui-lo envolve alguns desafios, mas há uma série de dicas que você pode seguir para tornar esse caminho mais fácil.

Gostou do nosso artigo sobre como conseguir estágio? Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto ou quiser compartilhar sua experiência e dar outras dicas para uma trajetória profissional de sucesso, deixe um comentário abaixo!

 






Nosso App

Nossas Redes Sociais