Connect with us

Guia de Carreiras

Como conseguir emprego pelo LinkedIn? Confira 7 dicas

como conseguir emprego pelo linkedin

As redes sociais deixaram de ser apenas um espaço de descontração e, atualmente, dão uma ótima contribuição para diversos outros objetivos, inclusive profissionais. Dentro desse contexto, muitas pessoas surgem com dúvidas de como conseguir emprego pelo LinkedIn. 

Essa é uma das redes sociais que mais se destacam quando o assunto é encontrar emprego. Por meio dele, é possível criar conexões com pessoas de todo o mundo e aproveitar o espaço para fortalecer o networking, procurar vagas de emprego e se candidatar a oportunidades.

Mas, para isso, é preciso conhecer alguns truques para garantir que o seu perfil ganhe a atenção dos recrutadores. Neste post, fique por dentro de 8 dicas que podem ajudar a conseguir um emprego pelo LinkedIn!

1. Mantenha o perfil atualizado

Para começar, independentemente do espaço que você está usando para se candidatar a vagas de trabalho, lembre-se de que é importante sempre manter os seus dados atualizados no currículo, no site de empregos, entre outras opções.

No caso do seu perfil no LinkedIn, é importante atualizá-lo com seus novos cursos, experiências e competências. Assim, você consegue se promover com ainda mais vantagens. Afinal, até mesmo as interações que a sua rede de conexões realiza com suas postagens e atualizações podem ser exibidas no feed de diversas outras pessoas.

Sem mencionar que manter todas as informações atualizadas ajuda a promover o marketing pessoal e evitar a impressão de perfil abandonado. Esquecer de movimentar o LinkedIn é um dos principais erros que muitas pessoas cometem e que dificultam conseguir uma vaga por lá.

Só tenha cuidado também para adicionar sempre informações verdadeiras. Outro dos maiores erros dos profissionais, que também diminui as chances de sair do desemprego, é inventar habilidades para melhorar o perfil, mas que não são atestadas. Sendo assim, apenas informe o que é possível provar.

2. Participe de grupos

Os grupos do LinkedIn são excelentes ambientes para conhecer novas pessoas e melhorar a sua apresentação no mercado para conseguir um emprego. Nesses espaços, é possível trocar experiências e abordar assuntos mais específicos, principalmente aqueles que você tem mais domínio.

Com isso, fica mais fácil se destacar por seus conhecimentos e habilidades profissionais. Recrutadores em busca de um determinado perfil podem encontrar você nos grupos e oferecer ótimas oportunidades.

3. Mantenha contato com as suas conexões

Interagir com as suas conexões no LinkedIn também é muito válido. Além de se manter presente e fazer com que o seu nome fique marcado na mente dos colegas, ainda é possível estreitar a sua rede fazendo um networking mais sólido.

O contato com as outras pessoas também ajuda a ficar por dentro de novas oportunidades de emprego e, até mesmo, receber uma indicação valiosa. Por isso, tente curtir, comentar e compartilhar mais conteúdos de suas conexões.

4. Organize a busca

Sabia que o LinkedIn também tem mecanismos de SEO? Quando você insere palavras-chave relacionadas ao cargo que você tem interesse na aba “Título”, logo abaixo do seu nome, torna-se mais fácil que os recrutadores te encontrem quando fazemos pesquisas relacionadas.

Até mesmo as indicações para a formação de novas conexões se tornam mais precisas ao organizar a busca com palavras estratégicas na montagem do seu perfil. Por isso, aproveite cada recurso.

5. Tenha objetividade nas informações

Na hora de se descrever, na seção “Sobre”, vale a pena ter cuidado com a escolha das informações que você pensa em colocar. Isso porque textos muito longos e prolixos não serão facilmente lidos.

Já que o objetivo é se destacar e conseguir uma vaga de emprego, é preciso que o seu perfil desperte o interesse do mercado. Por isso, tente ter o máximo de objetividade na descrição. Assim, em menos de 1 minuto, é possível identificar qual é o seu interesse no mercado, os cargos em que tem experiência profissional e/ou a área de atuação.

6. Use palavras-chave de forma estratégica

Lembra da importância das palavras-chave na aba “Título”? Elas também valem para o campo “Sobre” e para as publicações que você eventualmente fizer no LinkedIn.

Por esse motivo, é importante pensar quais são as palavras mais pesquisadas dentro do seu campo de atuação e inseri-las. Com essa estratégia, seu perfil e suas publicações têm mais chances de aparecerem dentre os primeiros resultados em uma busca com essas palavras-chave.

7. Utilize a busca avançada

Por outro lado, se quem está fazendo a pesquisa pelo LinkedIn é você, saiba que é importante também ter estratégias. Nesse caso, variar diferentes palavras-chave relacionadas à sua área de interesse é uma das maneiras de aumentar as chances de achar uma vaga que combine com o seu perfil.

Junto a isso, explore os filtros disponíveis nas buscas. O LinkedIn oferece a possibilidade de navegar entre anúncios de diferentes tipos de emprego com filtros de:

  • nível de experiência;
  • data de anúncio;
  • tipo de vaga;
  • setor;
  • função;
  • modelo de trabalho, entre várias outras opções que favorecem a sua pesquisa.

8. Configure os alertas de vagas

Outra funcionalidade muito interessante do LinkedIn é a possibilidade de programar a rede social para gerar alerta de vagas que são compatíveis com o seu perfil e com o que você está procurando. Essa é uma vantagem imensa para quem não tem o hábito de pesquisar diariamente as novas oportunidades.

Para quem não consegue emprego, principalmente por perder o prazo de candidatura para as vagas, essa ferramenta é muito interessante. Ao ativar as notificações do celular e do e-mail, é possível agir de prontidão e se candidatar a vagas cada vez mais promissoras.

A verdade é que, para saber como conseguir emprego pelo LinkedIn, é preciso conhecer a rede social. Por isso, deixar de explorá-la é um dos maiores erros que uma pessoa comete ao buscar emprego nessa plataforma.

O LinkedIn é uma mídia bastante interessante, pois tem atualizações constantes, a fim de melhorar o uso e aumentar as vantagens de aproveitar o espaço para ter acesso a oportunidades profissionais. Por isso, atualizar-se todos os dias vai fazer com que você tenha mais chances.

Como visto, saber como conseguir emprego pelo LinkedIn ou por qualquer outra plataforma não é uma tarefa simples sem conhecer bem os recursos disponíveis. No entanto, com alguns truques, é possível desfrutar cada vez mais das vantagens dessa rede social e ter acesso a ótimas oportunidades profissionais. 

Quer saber mais sobre como investir na sua carreira? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar no seu desenvolvimento pessoal!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD