Connect with us

Inicie Sua Carreira

“Me formei e não consigo emprego”. Veja 4 dicas para resolver essa situação!

Me formei e não consigo emprego

“Me formei e não consigo emprego: o que fazer?”. Essa é uma pergunta que passa muitas vezes pela sua cabeça? Então, você chegou ao post certo para aprender a dar um fim a esse problema.

Infelizmente, essa é uma situação pela qual muitos profissionais recém-formados passam. Afinal, o mercado de trabalho é bem competitivo para diversas áreas, e nem sempre é possível ter emprego para todo mundo.

A boa notícia é que você pode utilizar várias estratégias para superar esses desafios e conseguir o emprego que deseja. Não sabe como? Então, acompanhe este post e confira 4 dicas para desenvolver a carreira!

Manual do candidato: como se portar em uma entrevista de emprego

“Me formei e não consigo emprego”: por que isso acontece?

Terminar a faculdade e não conseguir emprego é comum atualmente, e isso acontece por conta de diversos fatores. O primeiro deles é a alta taxa de desemprego do país. Em situações de instabilidade econômica, alguns setores do mercado sofrem abalos e se torna mais complicado se manter no trabalho ou conseguir um cargo.

Outro fator que pode influenciar a dificuldade de encontrar um emprego, como visto, é a alta concorrência no mercado. Algumas áreas recebem muitos candidatos diariamente e, por isso, não é possível contratar todos, sendo necessário fazer uma seleção bem exigente.

Há também o fato de que algumas áreas de atuação naturalmente não têm uma grande demanda de novos profissionais. Esse é o caso dos cargos públicos, nos quais há uma baixa rotatividade de funcionários, pois a maioria passou por concursos e têm mais estabilidade na carreira.

O que fazer para sair dessa situação?

Acontece que é totalmente possível sair desse problema. No entanto, primeiramente, será preciso identificar quais são os principais obstáculos que estão impedindo que você consiga um emprego.

É a falta de experiência profissional? É a competitividade dessas vagas? É a falta de espaços para novos colaboradores em uma organização? Reflita sobre os possíveis fatores que contribuem para que você continue em situação de desemprego.

Além disso, leve em consideração que muitos profissionais também ficam em dúvida sobre o que fazer depois da faculdade. Afinal, o mercado de trabalho se atualiza muito rápido e, no começo, é natural sentir um pouco de confusão em relação a como se adequar.

Para minimizar os problemas, veja 4 atitudes estratégicas que você pode adotar a partir de agora!

1. Leia sobre as tendências na sua área

É muito importante saber o que está em alta na sua área de atuação para que você possa apresentar as competências necessárias para seguir nesse ramo. A melhor forma de se atualizar é ler as notícias; não apenas as pertinentes à sua carreira, como também aquelas que dizem respeito ao país e ao mundo.

Entender as tendências do mercado é o primeiro passo para se preparar para estar à frente. Assim, você sabe o que precisa desenvolver para ter um diferencial competitivo e conquistar as vagas mais concorridas.

Além disso, ler bastante as notícias ajuda a saber quando está acontecendo um processo seletivo ao qual você pode se candidatar. Vale ressaltar que, ainda que a vaga não acabe sendo sua, participar de diferentes tipos de recrutamento ajuda a entender melhor as estruturas de seleção e melhorar a sua preparação para as etapas.

2. Invista em uma especialização em alta

Praticamente todas as áreas de atuação têm alguns campos que se destacam. É neles que você deve apostar se o intuito é conseguir uma boa oportunidade de emprego. Isso porque profissionais competentes e especialistas em determinados assuntos são bem requisitados no mercado de trabalho.

Dessa maneira, um investimento fundamental na sua carreira é a realização de uma especialização. Por meio de um curso de pós-graduação, é possível se atualizar, conhecer melhor uma determinada área, aprender um conteúdo com mais detalhes e desenvolver habilidades profissionais que o mercado procura.

No entanto, é preciso ter estratégia na hora de escolher o curso de pós-graduação. O ideal é observar as áreas que estão em alta e que são do seu interesse. Assim, você tem certeza de que está investindo em uma especialização que pode trazer um retorno satisfatório.

Se você é da área de Exatas, por exemplo, pode se interessar pelas tendências da Engenharia do Futuro, que nada mais são que os campos que estão recebendo mais atenção do mercado por apresentar inovações que a sociedade precisa e deseja.

3. Reforce o seu networking

O networking é outra palavra-chave para quem está procurando emprego. Com ele, é possível manter contato com profissionais que podem se tornar os seus sócios, indicar uma oportunidade de trabalho interessante ou, até mesmo, oferecer uma vaga para você.

Por isso, faça o possível para estabelecer uma boa rede de contatos. Nela, pode haver antigos colegas de classe, pessoas que fizeram estágio com você e, inclusive, profissionais que encontrou em uma entrevista de emprego.

O ideal é que você desenvolva um olhar atento para oportunidades, assim como o seu relacionamento interpessoal. Assim, é possível criar uma rede de apoio mútuo e conquistar uma vida profissional de sucesso.

4. Conte com a Unyleya

Contar com o apoio de instituições de ensino competentes e preocupadas com o futuro dos seus alunos também é essencial. Assim, você garante que o investimento na educação vai trazer resultados positivos e contribuir para o desenvolvimento da carreira dos sonhos.

Nós, da Unyleya, estamos à disposição para ajudar você a conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Unindo o melhor da educação e da tecnologia, oferecemos cursos de graduação e pós-graduação nas mais variadas áreas e ajudamos você a estudar a distância com mais facilidade.

Agora, sempre que passar pela sua cabeça o pensamento “me formei e não consigo emprego”, você já sabe o que precisa fazer para driblar os obstáculos e ir em busca dos seus sonhos. Além disso, aproveite as oportunidades que aparecem no seu caminho. Ter o apoio de uma boa instituição de ensino, de um sólido networking e de uma capacitação profissional de qualidade vai ser fundamental para ocupar ótimos cargos no mercado.

Gostou do post? Então, saiba mais sobre o nosso centro de carreiras e veja um leque de oportunidades para o seu desenvolvimento profissional!

2.5/5 - (48 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD