Connect with us

Inicie Sua Carreira

7 dicas para estudar a distância de forma leve e produtiva

Dicas para estudar a distância
Tempo de Leitura: 4 minutos

A modalidade de educação a distância (EAD) oferece diversas vantagens, como mais flexibilidade, economia de custos e possibilidade de montar a rotina de acordo com o que mais favorece o seu desempenho. No entanto, é importante atentar a algumas dicas para estudar a distância, a fim de ter uma melhor organização.

Esse é um dos maiores desafios de quem optar por estudar a distância: necessidade de se planejar e se organizar para manter a rotina de estudos. Vale ressaltar que, mesmo que a modalidade seja EAD, ainda é fundamental se empenhar para ter um bom aprendizado.

É por isso que resolvemos trazer 7 dicas de estudo a distância. Acompanhe este post e veja o que você pode fazer para ter um melhor desempenho na EAD!

1. Tenha um ambiente de estudos produtivo

Tudo precisa começar com o ambiente de estudos. É importante ter espaços para lazer, para descanso e para concentração, pois isso facilita que o seu cérebro associe o que focar em cada momento. Desse modo, é importante separar um cantinho que favoreça o seu aprendizado.

O ideal é ter uma mesa e cadeira confortáveis para que você possa ficar por algumas horas sem sentir dores ou qualquer desconforto. É preciso que o ambiente tenha uma boa iluminação, evitando muito esforço na vista.

Outro ponto importante é observar a quantidade de sons do lugar. Prefira ambientes silenciosos para que a concentração venha com mais facilidade. Caso isso não seja possível, experimente utilizar fones de ouvido com isolamento acústico ou ouvir músicas que favoreçam o foco — música clássica e sons da natureza são bons exemplos.

2. Defina roteiro e cronograma de estudos

Com o ambiente preparado, chegou a hora de definir como vai ser a sua rotina de estudos. Montar um roteiro detalhando cada passo traz diversos benefícios para o seu desempenho e a sua produtividade.

Por isso, comece listando todos os conteúdos que devem ser vistos e atividades que precisam ser entregues em determinado período. Em seguida, veja como está a sua rotina e descubra quantas horas você pode se dedicar exclusivamente aos estudos.

A partir disso, separe o que você vai estudar a cada dia, fazendo um cronograma bem detalhado. Esse planejamento pode ser feito de forma semanal, mensal ou bimestral. No entanto, é interessante ter um roteiro que abranja um período maior no qual se basear.

Vale a pena ressaltar a importância de inserir momentos de pausas e de descansos em seu cronograma. Colocar horários flexíveis é necessário também; assim, você se prepara para imprevistos e evita o acúmulo de tarefas.

Qual carreira mais combina com você?

Além disso, faça ajustes no roteiro sempre que notar que ele já não está mais tão adequado à sua rotina. Dessa maneira, vai sentir muito menos frustração e estresse nos estudos.

3. Faça a gestão do seu tempo

É importante também fazer uma boa gestão do tempo, principalmente se você precisa conciliar trabalho e estudo. O primeiro passo é evitar a procrastinação. Para isso, é possível contar com a ajuda de um ambiente estimulante e de um roteiro. Existem igualmente algumas ferramentas de suporte, como playlist de motivação, aromaterapia, meditação e várias outras.

Outra medida que vai ajudar a gerenciar o tempo é saber tudo o que você precisa fazer durante o dia. Utilizar uma agenda ou um planner é uma ótima ideia. Desse modo, é possível se organizar diariamente, estipulando quanto tempo vai demorar para realizar cada tarefa.

4. Tenha disciplina

Não adianta ter um planejamento bem-definido, se você não consegue colocá-lo em prática. Por essa razão, a disciplina entra como uma das principais dicas para estudar a distância. Com ela, é possível ter mais comprometimento com as atividades estudantis e definir limites.

É por meio da disciplina que você vai conseguir ter gestão de tempo e uma rotina mais equilibrada. Afinal, ao seguir o seu roteiro de estudos de forma organizada, sobra tempo para se dedicar a outras atividades, descansar e se divertir.

5. Use ferramentas de organização

As ferramentas de organização serão essenciais para manter a disciplina e seguir o planejamento. Como citamos, a agenda e o planner são grandes aliados nessa jornada.

Sendo físicos ou virtuais, tanto a agenda quanto o planner ajudam a visualizar as tarefas que devem ser realizadas dentro de um determinado período, contribuindo para ter uma preparação adequada.

Outros itens que podem ajudar na organização são planilhas, bloco de notas, checklists e aplicativos para estudo. Contudo, nem todos vão necessariamente funcionar bem para você. Portanto, teste cada uma dessas ferramentas e veja quais delas contribuíram para que a sua rotina fosse mais produtiva.

6. Faça esboços do aprendizado

É importante ter parâmetros para avaliar o quanto está aprendendo em cada disciplina. Uma dica é fazer anotações dos conteúdos, porém, com as suas próprias palavras. Apostar em flashcards também é indicado para resumir os assuntos e facilitar a hora da revisão.

Além do mais, tente fazer resumos e revisões periódicas do que foi estudado. Essa é uma medida fundamental para evitar o esquecimento da matéria e manter o conteúdo fresquinho na sua cabeça.

Com essas estratégias, é possível acompanhar o seu aprendizado, identificando os conteúdos que já domina e aqueles que ainda precisam ser mais estudados para que você os compreenda inteiramente.

7. Encontre o melhor horário para estudar

De nada adiantaria se falássemos para você começar o dia bem cedo, pois só assim ele será produtivo. Isso não dá certo com todas as pessoas, já que cada uma tem períodos em que consegue ter mais disposição e concentração.

O importante é encontrar os horários em que consegue ter mais motivação e foco para estudar, tanto faz ser de manhã, tarde, noite ou madrugada. O que vale mesmo são as suas preferências e as estratégias que realmente são eficientes para você.

Com essas dicas para estudar a distância, você vai tirar de letra essa missão e conseguir aproveitar muito mais as vantagens que a EAD proporciona. Além disso, aposte em uma instituição de ensino com EAD de verdade para ter a melhor experiência possível com os estudos nesse formato.

Gostou do post? O que achou da dica de encontrar o seu melhor horário para estudar? Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o nosso post com dicas para ter mais produtividade à noite!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.