Connect with us

Inicie Sua Carreira

Descubra 6 passos de como escolher uma boa faculdade EAD!

faculdade ead

Índice

A educação a distância tem ajudado muitas pessoas a conquistarem o diploma de Ensino Superior. No entanto, algo que é comum entre a maioria dos estudantes que consideram entrar nesse tipo de graduação é a dúvida de como escolher uma faculdade EAD.

Existe uma série de fatores a serem considerados que podem interferir no momento da escolha, como a facilidade de ingresso na faculdade, o valor das mensalidades e até a metodologia adotada pela instituição. É sobre tudo isso que vamos falar neste post.

A seguir, entenda mais sobre a educação a distância e veja como escolher uma boa instituição de ensino!

Quais são as vantagens da faculdade EAD em relação às presenciais?

A educação a distância (EAD) desperta a atenção dos alunos devido às suas diferenças em relação a uma faculdade presencial. Primeiramente, devemos ressaltar que esses dois tipos de curso têm as suas vantagens, não sendo possível indicar qual é o melhor.

Entretanto, existem fatores que devem ser avaliados para saber qual deles é o mais adequado para os seus estudos. Desse modo, essa análise precisa ser individual e não pode ser generalizada. 

Quer saber se a EAD combina com você? Então, confira as principais vantagens desse tipo de curso!

Flexibilidade de horários

Quem trabalha e estuda sabe como é difícil conciliar essas duas atividades. Contudo, com a EAD, é possível ter maior flexibilidade de horários, encaixando os momentos de estudo nos seus intervalos durante a semana, nos finais de semana e horas livres. Essa é uma das principais vantagens em relação ao ensino presencial, em que é necessário seguir um cronograma com as horas e o turno em que se matriculou.

Certificado com a mesma validade

Se a sua dúvida é se o diploma de um curso de educação a distância vale da mesma forma que o de uma graduação presencial, a resposta é: sim. Ambos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm validade no mercado de trabalho. Dessa forma, você não ‘perde’ em nada por optar por uma graduação a distância.

Economia de custos

A EAD ainda permite economizar dinheiro e tempo com a locomoção até o campus. Além disso, o aluno reduz os gastos com alimentação fora de casa e, até mesmo, com a mensalidade. Já que as aulas ocorrem em ambiente virtual, a instituição tem menos custos para se manter, o que permite que ela ofereça parcelas menores para os cursos feitos a distância.

Como escolher uma faculdade EAD?

Considerando todas essas vantagens, chegou a hora de saber, de uma vez por todas, como escolher uma faculdade EAD. A seguir, listamos os 6 principais passos para tomar a decisão mais apropriada!

1. Pesquise sobre a instituição

Tudo começa com uma pesquisa sobre a instituição. Avaliar a metodologia de ensino, a grade curricular dos cursos e se ela é credenciada pelo MEC é importante para saber se você está se matriculando em um lugar confiável e que oferecerá um retorno positivo para o seu desenvolvimento de carreira. Não se esqueça de pesquisar a avaliação de outros estudantes que já se formaram nela.

2. Confira como é a comunicação interna da instituição

Pesquise também como é feita a comunicação interna da instituição com os alunos. O acesso direto ao coordenador do curso, a possibilidade de contar com tutores em EAD, além de um canal para tirar dúvidas e solicitar serviços são facilidades de que você precisa para ter uma boa jornada universitária.

3. Avalie a qualidade do corpo docente

Um dos fatores que mais influenciam na qualidade das aulas é a formação do corpo docente. Profissionais bem habilitados são mais capazes de passar conteúdos úteis para os alunos e ajudar no crescimento profissional de cada um deles. Por esse motivo, observe também o grupo dos professores do curso.

4. Verifique se há oferta de cursos atualizados 

Lembra-se da dica de avaliar a grade curricular? Isso, junto à análise do projeto pedagógico, dá uma boa dica se o conteúdo abordado no curso está atualizado.

Uma formação moderna é fundamental para se destacar no mercado de trabalho e conseguir oportunidades. Por isso, é fundamental que os conhecimentos oferecidos pela faculdade EAD estejam alinhados com as novidades da área de atuação.

5. Saiba como é a atenção individual do professor ao aluno

Não só apenas as aulas oferecidas pelos professores que precisam ser de qualidade. O atendimento ao aluno para tirar dúvidas e ajudar a superar os desafios também é importante para o desenvolvimento acadêmico de uma pessoa. Desse modo, entre em contato com a instituição para saber como é feita essa atenção individual do docente no curso. 

6. Converse com ex-alunos

Nada melhor do que conhecer a experiência que uma pessoa teve para saber qual é a decisão certa a tomar. Ouvir a opinião de ex-alunos sobre o ensino de uma instituição vai ajudar você a saber se, de fato, gostaria de estudar nesse lugar. Se for possível, leia os comentários nas redes sociais da faculdade e chame alguns estudantes para um bate-papo.

O que considerar no momento dessa escolha?

Além da escolha da faculdade EAD, é necessário considerar uma série de outros fatores que impactam diretamente na experiência com os estudos e na vida profissional. Veja quais são eles!

Curso de interesse

Na hora de escolher o curso que você quer fazer, é importante refletir se essa é a área que vai trazer não só o sucesso de carreira, como também a satisfação pessoal. Essas duas conquistas devem estar alinhadas para que você se torne um profissional realizado. Existem muitas ofertas de cursos na modalidade EAD hoje em dia, então, isso permite que você se matricule na sua área de interesse.

Tempo livre disponível

Não se engane: não é porque um curso é feito na modalidade a distância que você não vai precisar se dedicar muito às aulas. Desse modo, é preciso avaliar se a sua rotina tem tempo livre disponível para cumprir com as obrigações e realizar as atividades da faculdade. O ideal é organizar seu tempo antes mesmo das aulas começarem, reservando alguns horários para se dedicar exclusivamente a isso.

Mercado de trabalho na área de interesse

Avaliar como está o mercado de trabalho na área que você quer seguir é imprescindível para garantir que está tomando uma boa decisão. Por essa razão, além de pesquisar sobre a faculdade EAD, analise também as oportunidades de atuação em determinado segmento, a média salarial paga nele, a demanda das empresas e as eventuais possibilidades de especialização no futuro.

Recursos institucionais

Também é interessante observar qual é a infraestrutura que a instituição oferece aos estudantes. Além disso, pesquise sobre os diferenciais que você vai obter ao se matricular no curso que está escolhendo. Na Unyleya, por exemplo, o estudante conta com:

  • clube de vantagens exclusivo — com descontos especiais em mais de 10 mil parceiros, contando com lojas físicas e online, além de diversos serviços;
  • indique e ganhe — que dá créditos para você resgatar na compra de smartphones, notebooks e tablets;
  • centro de carreiras — oportunidades exclusivas de emprego, além de insights valiosos para a sua recolocação profissional no mercado;
  • bolsa Carnegie — uma bolsa no seu curso de inglês, com toda ajuda da inteligência artificial e reconhecimento de voz para alavancar seu aprendizado.

Material didático

O material didático também conta muito na escolha da instituição, afinal, ele será sua principal fonte de consulta durante todo o curso. Antes de se matricular, você pode se informar sobre todos os materiais que receberá e por quais meios terá acesso a eles. Em alguns casos, eles são disponibilizados diretamente na plataforma da instituição; em outros, precisam ser adquiridos na versão física.

Formas de ingresso

Facilidade de ingresso também é importante, não é mesmo? É preciso eleger uma instituição que facilite o seu acesso ao ensino superior. É pensando nisso que a Unyleya recebe estudantes através:

  • do ENEM — avaliando a sua pontuação, que deve ser de pelo menos 500 pontos;
  • do porte de diploma — se você estiver fazendo a 2ª graduação não precisa realizar o vestibular;
  • de transferência — caso queira trocar de instituição de ensino, pode fazer isso a qualquer momento;
  • de vestibular simplificado — você presta uma prova de redação que deverá ser validada pelo consultor e pronto.

Valor do curso

Por fim, não se esqueça de comparar o valor do curso com outras instituições. Mas, atenção: esse não deve ser o único fator observado. Procure pelo melhor custo-benefício, o que significa que a mensalidade paga deverá cobrir vantagens que farão a diferença no seu diploma ou na sua vida profissional durante e depois da formação.

A Unyleya é uma boa opção?

A Unyleya é uma instituição de ensino focada em contribuir com o desenvolvimento do aluno. Com o corpo docente formado por mestres e doutores, além do reconhecimento pelo MEC em todos os cursos de bacharelado, licenciatura, tecnólogo e de pós-graduação, essa é uma ótima opção na hora de buscar capacitação profissional.

Além disso, a Unyleya atende aos requisitos supracitados, como oferecer mensalidades acessíveis, permitindo que mais alunos tenham acesso à educação a distância de qualidade. Isso é uma série de vantagens imperdíveis para quem quer uma boa colocação no mercado, sem abrir mão de facilidades durante o período da graduação, como descontos no cinema e nas principais redes de fast food.

Saber como escolher uma faculdade EAD é essencial para investir desde já no seu futuro. Sendo assim, considere todas essas dicas e conte com a ajuda de uma instituição de ensino de qualidade nessa fase tão importante da vida.

Gostou da ideia de fazer faculdade EAD? Então, escolha sua graduação!

4.5/5 - (2 votes)
Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD