Connect with us

Inicie Sua Carreira

Descubra 6 passos de como escolher uma boa faculdade EAD!

Tempo de Leitura: 4 minutos

A educação a distância tem ajudado muitas pessoas a conquistarem o diploma de Ensino Superior. No entanto, algo que é comum entre a maioria dos estudantes que consideram entrar nesse tipo de graduação é a dúvida de como escolher uma faculdade EAD.

Existe uma série de fatores a serem considerados no momento da escolha, e é sobre isso que vamos falar neste post. A seguir, entenda mais sobre a educação a distância e veja como escolher uma boa instituição de ensino!

Quais são as vantagens da faculdade EAD em relação às presenciais?

A educação a distância (EAD) desperta a atenção dos alunos devido às suas diferenças em relação a uma faculdade presencial. Primeiramente, devemos ressaltar que esses dois tipos de curso têm as suas vantagens, não sendo possível indicar qual é o melhor.

Entretanto, existem fatores que devem ser avaliados para saber qual deles é o mais adequado para os seus estudos. Desse modo, essa análise precisa ser individual e não pode ser generalizada. 

Quer saber se a EAD combina com você? Então, confira as principais vantagens desse tipo de curso!

Flexibilidade de horários

Quem trabalha e estuda sabe como é difícil conciliar essas duas atividades. Contudo, com a EAD, é possível ter maior flexibilidade de horários, sendo possível estudar durante as pausas para descanso, finais de semana e horas livres. Essa é uma das principais vantagens em relação ao ensino presencial, no qual é necessário seguir um cronograma com as horas e o turno em que se matriculou.

Certificado com a mesma validade

Se a sua dúvida é se o diploma de um curso de educação a distância vale da mesma forma que o de uma graduação presencial, a resposta é: sim. Ambos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm validade no mercado de trabalho.

Economia de custos

A EAD permite economizar dinheiro e tempo com a locomoção até o campus. Além disso, o aluno reduz os gastos com alimentação fora de casa e, até mesmo, com a mensalidade. Isso porque, tendo em vista que as aulas ocorrem em ambiente virtual, é possível oferecer parcelas menores para os cursos feitos a distância.

Como escolher uma faculdade EAD?

Considerando todas essas vantagens, chegou a hora de saber, de uma vez por todas, como escolher uma faculdade EAD. A seguir, listamos os 6 principais passos para tomar a decisão mais apropriada!

1. Pesquise sobre a instituição

Tudo começa com uma pesquisa sobre a instituição. Avaliar a metodologia de ensino, a grade curricular dos cursos e se ela é credenciada pelo MEC é importante para saber se você está se matriculando em um lugar confiável e que oferecerá um retorno positivo para o seu desenvolvimento de carreira.

Qual carreira mais combina com você?

2. Confira como é a comunicação interna da instituição

Pesquise também como é feita a comunicação interna da instituição com os alunos. O acesso direto ao coordenador do curso, a possibilidade de contar com tutores em EAD, além de um canal para tirar dúvidas e solicitar serviços são facilidades de que você precisa para ter uma boa jornada universitária.

3. Avalie a qualidade do corpo docente

Um dos fatores que mais influenciam na qualidade das aulas é a formação do corpo docente. Profissionais bem habilitados são mais capazes de passar conteúdos úteis para os alunos e ajudar no crescimento profissional de cada um deles. Por esse motivo, observe também o grupo dos professores do curso.

4. Verifique se há oferta de cursos atualizados 

Lembra-se da dica de avaliar a grade curricular? Isso, junto à análise do projeto pedagógico, dá uma boa dica se o conteúdo abordado no curso está atualizado.

Uma formação moderna é fundamental para se destacar no mercado de trabalho e conseguir oportunidades. Por isso, é fundamental que os conhecimentos oferecidos pela faculdade EAD estejam alinhados com as novidades da área de atuação.

5. Saiba como é a atenção individual do professor ao aluno

Não só apenas as aulas oferecidas pelos professores que precisam ser de qualidade. O atendimento ao aluno para tirar dúvidas e ajudar a superar os desafios também é importante para o desenvolvimento acadêmico de uma pessoa. Desse modo, entre em contato com a instituição para saber como é feita essa atenção individual do docente no curso. 

6. Converse com ex-alunos

Nada melhor do que conhecer a experiência que uma pessoa teve para saber qual é a decisão certa a tomar. Ouvir a opinião de ex-alunos sobre o ensino de uma instituição vai ajudar você a saber se, de fato, gostaria de estudar nesse lugar.

O que considerar no momento dessa escolha?

Além da escolha da faculdade EAD, é necessário considerar uma série de outros fatores que impactam diretamente na experiência com os estudos e na vida profissional. Veja quais são eles!

Curso de interesse

Na hora de escolher o curso que você quer fazer, é importante refletir se essa é a área que vai trazer não só o sucesso de carreira, como também a satisfação pessoal. Essas duas conquistas devem estar alinhadas para que você se torne um profissional realizado.

Tempo livre disponível

Não se engane: não é porque um curso é feito na modalidade a distância que você não vai precisar se dedicar muito às aulas. Desse modo, é preciso avaliar se a sua rotina tem tempo livre disponível para cumprir com as obrigações e realizar as atividades da faculdade.

Mercado de trabalho na área de interesse

Avaliar como está o mercado de trabalho na área que você quer seguir é imprescindível para garantir que está tomando uma boa decisão. Por essa razão, além de pesquisar sobre a faculdade EAD, analise também as oportunidades de atuação em determinado segmento.

A Unyleya é uma boa opção?

A Unyleya é uma instituição de ensino focada em contribuir com o desenvolvimento do aluno. Com o corpo docente formado por mestres e doutores, além do reconhecimento pelo MEC em todos os cursos de bacharelado, licenciatura, tecnólogo e de pós-graduação, essa é uma ótima opção na hora de buscar capacitação profissional.

Além disso, a Unyleya atende aos requisitos supracitados, como oferecer mensalidades acessíveis, permitindo que mais alunos tenham acesso à educação a distância de qualidade.

Saber como escolher uma faculdade EAD é essencial para investir desde já no seu futuro. Sendo assim, considere todas essas dicas e conte com a ajuda de uma instituição de ensino de qualidade nessa fase tão importante da vida.

Gostou da ideia de fazer faculdade EAD? Então, entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos cursos!


Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.