Connect with us

Inicie Sua Carreira

5 dicas para seu desenvolvimento de carreira

desenvolvimento de carreira

Pensar em desenvolvimento de carreira hoje em dia se resume em buscar diferenciais para o seu currículo. Afinal, com o mercado cada vez mais competitivo, não é tarefa fácil conseguir uma posição de destaque. Na maioria das vezes, as pessoas precisam ser pacientes e dedicarem uma boa parte de seu tempo a aprofundar os estudos e no desenvolvimento de novas habilidades.

Isso tem tudo a ver com as exigências atuais do mundo do trabalho, tendo em vista que as novas tecnologias revolucionaram os modelos operacionais em diversos setores de atuação. Portanto, estar atualizado é só o começo da sua jornada. Neste post, falaremos melhor sobre o assunto e listaremos 5 dicas certeiras para você colocar em prática hoje mesmo. Continue a leitura e planeje uma carreira de sucesso!

O desenvolvimento de carreira e sua importância

Investir no crescimento profissional, adquirir novas habilidades e acumular soft skills são aspectos fundamentais para progredir no seu desenvolvimento de carreira, alcançando aquela tão sonhada posição no mercado.

O crescimento profissional naturalmente está relacionado à busca da formação superior, pois ter uma graduação no currículo ainda é a melhor maneira de provar que você está preparado para atuar naquela profissão.

Em relação às habilidades, é essencial exercitar seu autoconhecimento para descobrir quais são seus diferenciais em relação aos concorrentes. Nesse caso, não estamos nos referindo apenas às suas habilidades brutas, conhecidas como hard skills, mas também àquelas que têm a ver com questões comportamentais. Alguns exemplos são: empatia, capacidade de liderança, facilidade para se comunicar, entre outras.

Numa entrevista de emprego, por exemplo, procure destacar também essas competências, e não apenas aquelas relacionadas à sua formação em si. A humanização das relações de trabalho é algo que ganha espaço no mercado, portanto, mostrar-se um ser humano empático, responsável e ético soma pontos importantes no seu currículo.

As 5 dicas para se desenvolver na carreira

Separamos algumas dicas certeiras para colocar em prática em seu desenvolvimento de carreira. Veja!

1. Invista em um curso superior

Ao equilibrar suas habilidades pessoais com os conhecimentos teóricos adquiridos em um curso superior, naturalmente você se torna um profissional mais completo e requisitado. Por isso, nunca pense que é tarde demais para voltar a estudar, pois, quanto mais especializado você for, maiores as chances de assumir posições elevadas na empresa.

Além disso, até mesmo as vagas de nível júnior exigem formação superior atualmente. Sabemos que não é tarefa simples terminar um curso de graduação. Porém, hoje em dia, temos a flexibilidade da EAD para auxiliar as pessoas que precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo, de modo que elas possam criar sua própria rotina de estudos e conquistar o diploma antes que imaginam.

2. Tenha um bom plano de carreira

É impossível falar de desenvolvimento profissional sem mencionar os planos de carreira. Saber aonde você quer chegar é imprescindível para traçar seu percurso em busca dos resultados. Somente um bom planejamento pode dar a dimensão exata do que você almeja com seu crescimento e a aquisição de novas habilidades.

Então estabeleça suas metas e treine sua disciplina para não perder o foco ao longo do caminho. Quando você sabe por onde começar, fica muito mais fácil ir adiante, vibrando sem peso na consciência a cada nova conquista. Assim, de passo em passo, o profissional vai adquirindo a competência e a confiança necessárias para dar voos maiores.

3. Cultive o seu networking

Ampliar a rede de contatos é um jeito simples, mas muito eficaz, de alcançar posições no mundo do trabalho. Em alguns casos, até mesmo aquele professor do Ensino Médio com quem você tinha uma excelente relação pode indicar seu currículo para determinada vaga. O próprio ambiente da graduação é propício para formar parcerias profissionais, tanto com professores e ex-professores quanto com os colegas de turma.

Por isso é tão importante cultivar relacionamentos saudáveis em todos os setores da sua vida profissional. Lembre-se de que seus ex-chefes já conhecem o modo como você trabalha e poderão ser procurados pelos seus futuros supervisores para dar referências sobre sua atuação. Nada como poder confiar nessas respostas, não é mesmo?

4. Estude novos idiomas

Qualquer que seja o ramo de atuação, conhecer um novo idioma é um grande diferencial no currículo de quem está se candidatando a um processo seletivo. Dependendo da área ou do cargo em questão, mais do que um diferencial, ter esse conhecimento é uma exigência da empresa. Portanto, investir nessa formação é algo urgente para muitas pessoas.

Mas não é preciso se desesperar! Até mesmo quem não teve aulas de inglês ou espanhol nos Ensinos Fundamental e Médio pode exercitar o autodidatismo e começar a aprender do zero, com o auxílio de bons conteúdos disponíveis gratuitamente na internet. Também há diversos professores que praticam preços acessíveis para aulas particulares. Com certeza vale a pena o investimento!

5. Faça cursos complementares

Além dos de idiomas, os cursos complementares que dialoguem com sua área de formação ajudam a transformar você em um profissional mais requisitado. Sem falar que isso prova que a pessoa não ficou parada no tempo, ou seja, mais do que o interesse de se aperfeiçoar em determinado assunto, a matrícula em um curso complementar diz muito sobre o entusiasmo do aluno pelos estudos.

Como sabemos, esse entusiasmo é o que nos motiva a ter disciplina para alcançar as metas daquele plano de carreira dos sonhos. Por isso, além de ser bem-visto pelo mercado de trabalho como alguém dedicado e competente, o profissional desenvolve ainda seu crescimento pessoal, passando a se sentir mais valorizado.

Com a autoestima em dia, é natural que os resultados na profissão sejam cada vez melhores. Nesse processo, antes mesmo do que você imagina, já terá subido de posição e ganhado a confiança dos seus superiores. Então, conforme as novas oportunidades surgirem, eles saberão com quem contar para assumir a liderança.

Lembre-se apenas de que, qualquer que seja o curso escolhido, é imprescindível contar com uma instituição de qualidade para alcançar o sucesso profissional, um bom desenvolvimento de carreira e tornar-se uma referência na sua área de atuação!

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão mais informações e conteúdos exclusivos deste blog!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD