Connect with us

Insights Confiáveis

Aprenda como estabelecer metas de ano novo que você pode cumprir

Chega o fim do ano e a história é sempre a mesma: é hora de rever os planos concretizados e pensar sobre o futuro. Nada melhor do que aproveitar o novo começo para dar um rumo nas coisas, fazer planos e correr atrás dos sonhos, não é mesmo? E é aí que surgem as famosas metas de ano novo.

Famosas, sim, mas nem sempre por um bom motivo — reza a lenda que quase ninguém consegue cumpri-las.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, metas de ano novo são definidas no calor do momento. Toda aquela magia de fim de ano coloca as expectativas lá no alto e acabamos não pensando direito nos planos feitos.

A boa notícia é que este ano não precisa ser assim! Separamos algumas dicas importantes para ajudar você a tirar suas metas do papel e garantir que nada terá que ficar para o ano seguinte. Quer saber como? Aproveite a leitura!

Seja realista

Antes de mais nada, é preciso que suas metas sejam tangíveis, afinal, de nada adianta gastar tempo e esforço com coisas que não estão ao seu alcance. Ser realista não significa definir objetivos fáceis, apenas quer dizer que você deve trabalhar com aquilo que está dentro da sua realidade naquele momento.

Para alguém que acabou de entrar em uma empresa, por exemplo, um ano pode ser pouco para conquistar um cargo executivo. Talvez seja melhor focar em subir um nível de cada vez. Se a meta for alcançada antes do fim do prazo estabelecido, nada impede que você vá um passo além.

Divida suas metas em etapas

Um grande objetivo não é alcançado de uma vez só; é preciso trabalhar duro e vencer várias etapas para que ele seja concretizado. Pensando nisso, o ideal é dividir suas metas em várias partes contínuas, como passos que seguem por um determinado caminho até o destino desejado.

Um por um, escreva seus objetivos no papel, e logo abaixo deles escreva tudo o que você precisa para conquistá-los. Esses detalhes serão as etapas dos seus objetivos.

Trabalhe com metas a curto e longo prazo

A verdade é que nós sempre tendemos a querer que tudo aconteça o mais rápido possível. No entanto, na prática, não é assim que as coisas são — alguns objetivos demandam muito mais tempo do que outros.

Depois de dividir suas metas em etapas, você precisará organizá-las dentro do tempo disponível (no caso, um ano). Cada um dos passos para chegar ao seu objetivo final terá um tempo específico. Alguns podem tomar alguns dias, enquanto outros podem demorar meses.

Saiba aceitar que nem tudo pode ser tão rápido quanto você imagina, mas se esforce para cumprir as tarefas dentro do tempo que for estabelecido.

Mantenha o compromisso

Talvez esse seja o ponto em que a maioria das pessoas se perde nas metas de ano novo. Sem demonstrarem resultados imediatos, aos poucos os planos são deixados de lado.

É preciso lembrar que, para que suas metas se concretizem, existe uma peça fundamental: você. Mantenha-se fiel aos seus planos e cumpra seus compromissos. Para ajudar nisso, é sempre bom relembrar qual é o objetivo final e quais são as vantagens que ele trará para você.

Mesmo que os benefícios pareçam distantes, é preciso lembrar que eles só chegarão se os pequenos passos forem cumpridos.

Acompanhe seus avanços

Lembre-se de que os objetivos são seus e de mais ninguém, e que você é o principal responsável pelo sucesso ou fracasso nas metas estabelecidas. Não existe ninguém fiscalizando ou vigiando seu desempenho — essa responsabilidade é só sua.

Para garantir que está fazendo o progresso necessário, é preciso que você acompanhe seus avanços. Verifique constantemente as metas que já foram cumpridas, confira se os prazos estão em dia e se os passos estão realmente te levando para o caminho certo.

Nada de procrastinar e depois querer fazer o trabalho de um ano em apenas um mês.

Reorganize-se quando for necessário

Depois de tudo o que já foi dito, é preciso lembrar: imprevistos acontecem o tempo todo e com qualquer pessoa, inclusive com você. Um ano é tempo suficiente para que muitas mudanças ocorram em todos os âmbitos da sua vida.

Além disso, é perfeitamente possível que as coisas não saiam exatamente como você imaginava. Nesse caso, pode ser necessário recomeçar, reorganizar os passos e até mesmo traçar novas metas.

Use a metodologia SMART para definir boas metas

SMART é uma sigla em inglês para as palavras specific, measurable, attainable, realistic e time-based — em português, específica, mensurável, atingível, realista e temporalmente definida. De acordo com a metodologia, essas são as cinco características básicas de uma boa meta.

O método SMART foi desenvolvido para o universo empresarial, mas é completamente aplicável a objetivos pessoais.

Ao definir suas metas de fim de ano, verifique se elas possuem todas as cinco características da metodologia. Ou seja, analise se a meta é específica, realista, se os resultados podem ser mensurados, se ela realmente pode ser alcançada e se é possível organizá-la dentro de um tempo predeterminado.

Se seus planos atenderem a essas cinco características, as probabilidades de você conseguir realizá-los são muito maiores.

Seguindo todas as dicas que foram listadas aqui, suas metas certamente se tornarão realidade. No entanto, se algum imprevisto acontecer e algo der errado, lembre-se de que sempre é possível tentar novamente.

Também é importante lembrar que suas metas precisam trazer benefícios para você. Caso perceba que, pelo contrário, um plano só traz transtornos e não oferece vantagem nenhuma, não hesite em mudá-lo. Não vale a pena trabalhar por metas sem significado.

Metas de ano novo são resoluções positivas e que podem trazer ótimos benefícios. Defina-as com todo o cuidado necessário e elas poderão ajudar você a ter um ano de muitas conquistas e gratidão.

No próximo ano, quando ouvir por aí alguém cantando “então é Natal, e o que você fez?”, a sensação de realização compensará todos os esforços.

E aí, o que achou das nossas dicas? Pronto para começar? Se você já começou a pensar nas suas metas de ano novo, deixe um comentário aqui no post. Compartilhar metas é uma ótima forma de ganhar ainda mais incentivo e inspiração!

 

4.9/5 - (7 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD