Connect with us

Insights Confiáveis

10 filmes motivacionais que vão te inspirar a correr atrás dos seus sonhos

Com a correria do cotidiano, como trabalhar, arrumar a casa, cuidar dos filhos etc., muitas vezes falta energia para correr atrás dos sonhos, não é mesmo? Nesse contexto, assistir a filmes motivacionais pode ser uma injeção de ânimo e inspiração.

Há centenas de boas histórias, muitas delas baseadas em fatos e personagens reais, que vão ajudar você a inflar seu espírito de luta e de fé. Um bom filme pode transformar as pessoas para sempre. Quer saber mais? Então veja neste post 10 indicações de obras imperdíveis da sétima arte. Venha com a gente!

1. Little boy

O filme “Little boy” conta a história de Pepper, de 7 anos, que tem uma relação muito próxima com seu pai, com quem o menino vive várias aventuras. O convívio entre os dois acaba interrompido quando o irmão de Pepper é convocado para a Segunda Guerra Mundial.

O pai do garoto vai para os campos de batalha no lugar do irmão de Pepper, causando grande sofrimento para o protagonista. Além dessa grande perda, o menino ainda sofre para ser aceito pelos amigos, que o provocam com frequência pelo fato de Pepper ter um porte físico pequeno.

Estimulado pelo padre Oliver, o personagem inicia uma grande odisseia para salvar a vida de seu pai e trazê-lo de volta. Para isso, ele começa a pôr em prática uma lista de boas atitudes elaborada pelo religioso.

Em época de falta de tempo e de dinheiro, como hoje em dia, às vezes é muito difícil acreditar que vale a pena enfrentar desafios complexos. É isso que Pepper ensina.

2. A culpa é das estrelas

Mais um longa que não pode faltar na sua lista de filmes motivacionais é “A culpa é das estrelas”. À primeira vista, a obra parece ser um pesado drama, já que conta a história de dois adolescentes com câncer. Apesar do tema, o roteiro fala de amor com muita sensibilidade e um surpreendente otimismo.

Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters se conhecem em reunião de um grupo de apoio para jovens com câncer. Hazel está em fase terminal e, em função disso, não quer se envolver emocionalmente com outras pessoas além dos pais.

A adolescente escolhe se isolar com medo de fazer os outros sofrerem por causa de suas condições de saúde. Quando ela conhece Augustus, é acometida por uma paixão. A jornada dos dois garotos, apesar de ter momentos tristes, não é dominada pela melancolia, pelo contrário.

O filme mostra que viver bons momentos é sempre possível, até mesmo para os portadores de doenças incuráveis. Juntos, os dois vão para Amsterdã, na Holanda, onde vivem uma aventura em busca da realização de um antigo sonho de Hazel.

3. Invictus

“Invictus” aborda a vida do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela (1918-2013), que neste ano faria 100 anos, narrando a sua soltura após três décadas de prisão. Mandela é libertado e eleito presidente.

Em vez de estimular a vingança do povo negro sobre o branco, o líder dá uma grande lição de respeito, amor e solidariedade unificando a população de seu país em torno de um importante objetivo: ganhar a Copa Mundial de Rugby.

Um dos mais célebres e engajados militantes contra o Apartheid, o político sul-africano, com apoio do capitão do time de Rugby, conseguiu incentivar a união da população usando esse esporte como motivação.

Vale lembrar que a África do Sul estava dividida pelo ódio e pelo preconceito. A seleção sul-africana venceu o torneio com apenas um jogador negro, contrariando as expectativas sobre o desempenho dos atletas, que tinham pouquíssimas chances de vitória. O filme traz lições sobre temas delicados, como a resignação, a solidariedade, o perdão, a humildade e a superação.

4. Billy Elliot

Billy Elliot aborda a história de seu protagonista, que leva o nome do filme, um garoto pobre que reside no norte da Inglaterra. Em razão de sua condição social vulnerável, Elliot é levado para as exaustivas jornadas de trabalho em minas de carvão, assim como sua família.

A vida do garoto começa a mudar quando encontra no balé uma grande paixão. Ele inicia uma verdadeira luta para investir na dança e combater o preconceito.

5. A vida secreta de Walter Mitty

“A vida secreta de Walter Mitty” é uma comédia que conta a história de Walter Mitty, um gerente de fotografia de uma importante revista. Mitty leva uma vida tediosa, mas tem vontade de passar por boas aventuras. Aliás, ele vive sonhando com isso.

Um belo dia, a revista na qual o personagem trabalha anuncia que encerrará as suas atividades, o que põe a vida profissional de Mitty em risco. Depois que uma importante fotografia é perdida, o protagonista inicia uma série de aventuras para recuperar essa imagem para que ela possa ilustrar a última edição do veículo.

Com o lema “pare de sonhar e viva”, a jornada desse herói passa por escalar montanhas, sobreviver a erupções vulcânicas, lutar com tubarões, entre outras missões aparentemente impossíveis.

6. Jamaica abaixo de zero

“Jamaica abaixo de zero” é mais um dos filmes motivacionais com traços de humor. Ele aborda a história das dificuldades de um time de atletas jamaicanos para treinar para os Jogos Olímpicos de Inverno em um país onde não neva.

O time dribla vários obstáculos de forma criativa e faz de tudo para conseguir ganhar uma medalha. Ao assistir à obra, você terá um divertido ensinamento sobre a superação de desafios.

7. Coach Carter: Treino para a Vida

Já no longa “Coach Carter: Treino para a Vida”, o público confere a história real de Ken Carter, proprietário de uma loja de itens esportivos que aceita o desafio de treinar o time de basquete do colégio onde estudou.

A equipe é formada por jovens rebeldes e desajustados, com muitas dificuldades econômicas e de aprendizagem. Rígido, o técnico Carter cria regras para os atletas integrarem a equipe, como melhorar o desempenho nos estudos e o comportamento.

O treinador sofre muito com a resistência dos estudantes, o que o leva a fazer uma escolha drástica para reverter esse quadro. É uma história que fala sobre o autoconhecimento e é uma excelente lição de vida sobre como ser líder e conquistar a confiança das pessoas.

8. Forrest Gump

O filme “Forrest Gump” é outro indicado para quem quer encontrar a motivação. Forrest, o protagonista, não é muito inteligente, mas tem um enorme coração e uma conduta positiva diante das dificuldades da vida.

Ele passa por grandes desafios e aventuras e influencia as pessoas ao seu redor com sua garra e otimismo. Forrest é um personagem dedicado, determinado e que dá o seu melhor em tudo que se dispõe a fazer. Muito ingênuo, o personagem não foca nos resultados e  nem nos percalços que estão pela frente.

Dessa forma, ele acaba conquistando grandes feitos, o que é considerado pura sorte para alguns. Trata-se de um enredo que mostra a importância de uma atitude otimista para vencer os obstáculos.

9. Selma: Uma Luta Pela Igualdade

Em “Selma: uma luta pela igualdade” é narrada parte da biografia do ativista Martin Luther King (1929-1968) em prol dos direitos dos negros. Em 1965, ele lidera uma enorme marcha por Selma, uma cidade dos Estados Unidos, com o objetivo de protestar contra a violência e as injustiças raciais.

O filme mostra a face cruel da sociedade branca dominante, que insiste em deixar a população negra à margem de seus direitos políticos, econômicos e sociais. É mais uma bela história sobre lutar e resistir de forma pacífica a situações adversas.

10. Gandhi

Advogado, político e líder diplomático e espiritual, Gandhi (1869-1948) é o tema do filme que leva seu nome. Esse longa conta a biografia desse revolucionário pacifista, que conseguiu unir milhares de cidadãos em protestos na Índia contra a opressão e a colonização inglesa no país.

A conduta de Gandhi e seus valores humanos até hoje são referências. A ideia do filme é estimular as pessoas a acreditar que podem fazer a diferença sem ações brutas nem agressividade.

Como você pôde perceber, filmes motivacionais podem inspirar e dar aquele ânimo para você retomar a luta pelos seus sonhos. Com o estresse do dia a dia, nada como uma pausa para se divertir e, ao mesmo tempo, fazer algumas reflexões sobre a vida e a história.

O que achou das nossas indicações? Quer dividir esse conteúdo com os amigos, os vizinhos, os colegas e a família? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais!

 

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD