15 dicas para melhorar seu rendimento estudando a distância

  • 23/jul/2018

15 dicas para melhorar seu rendimento estudando a distância

Estudar com eficiência é um grande desafio para muita gente. Apesar de alguns contarem com uma facilidade maior para absorver um novo conteúdo, muitos enfrentam grandes dificuldades em conseguir esse feito por meio do estudo.

Tendo em vista esse cenário, podemos afirmar que o processo de estudo depende muito de fazer as coisas certas para melhorar seu rendimento.

Independente de sua área de atuação e seja você um nômade digital, um trabalhador CLT ou um freelancer em tempo integral, sabemos que buscar o melhor rendimento não é uma tarefa simples.

Em muitos casos, torna-se até desmotivante, visto que diversas alternativas acabam não funcionando para muitos estudantes dos mais variados cursos existentes no Brasil.

Quando entramos na realidade de quem é estudante de EAD, essa questão pode ser ainda mais desafiadora, visto que muitos deles possuem outras atividades e compromissos ao longo do dia. Nesse sentido, há a necessidade de conciliação dessas atividades com as aulas e os estudos.

Se você se identifica com essa realidade, fique tranquilo, preparamos uma lista com 15 dicas práticas de organização para conseguir melhorar o seu rendimento estudando na modalidade EAD. Continue a leitura conosco!

1. Não subestime o curso

Antes de mais nada, tenha em mente que um curso de EAD não necessariamente será mais fácil do que um que seja presencial. Muitos acabam se enganando ao subestimar um curso a distância dessa maneira.

Se por um lado não será preciso assistir aulas e realizar provas presencialmente, estudar a distância exigirá cumprir prazos e ter muita disciplina. Qualquer falha grave nesse sentido poderá ocasionar péssimas consequências, inclusive, a reprovação do aluno.

2. Seja organizado

Ser organizado é fundamental para o processo de adequação da rotina em relação aos estudos de um curso EAD. Então, é imprescindível que você crie ações para organizar os seus dias, semanas e meses para melhorar seu rendimento nos momentos em que está estudando.

Sugerimos que comece anotando todas as suas tarefas relacionadas ao curso e verifique como elas podem ser encaixadas durante a sua semana, principalmente, no tempo que é dedicado para os estudos.

Isso pode ser feito de diversas maneiras, seja utilizando um gerenciador de tarefas, calendário, uma planilha, ou até mesmo uma folha de papel. O ideal é que seja do jeito que mais lhe agrada e que ajude a cumprir suas tarefas e obrigações.

3. Crie uma lista de prioridades

Já que falamos no tópico anterior sobre organização, para complementar esse assunto, trazemos aqui uma prática que pode contribuir efetivamente para que isso seja alcançado: criar uma lista de prioridade.

O fato é que não basta listar o que precisa ser feito, é preciso entender quais obrigações são mais importantes e mais urgentes. Dessa maneira, será possível identificar o que deve ser feito com prioridade e o que não pode ser deixado para trás.

Obviamente, não existe uma fórmula pronta para criar uma lista de prioridades, entenda que isso também será um aprendizado na sua vida.

O melhor caminho é que você comece organizando essa lista da maneira que achar melhor e, com o tempo, verifique se o método está funcionando. Caso não esteja, faça ajustes até encontrar o modelo ideal de criar uma lista de prioridades.

4. Tenha foco e disciplina

Ter foco e disciplina também ajuda a melhorar o rendimento de quem estuda a distância. Visto que o EAD exige muitas tarefas que não são presenciais, muitas vezes é fácil perder o foco ou deixar para depois. Por isso, listamos essa questão como algo importante.

Não tem como fugir, contar com esses elementos será algo indispensável para ter um bom desempenho no curso. Sendo assim, ter algumas atitudes podem ajudar nesse processo: procurar ter uma atenção plena, anotar os compromissos e fazer.

Perceba que ao aplicá-las na sua rotina de estudo, a sua produtividade será muito maior, evitando que as coisas fiquem para a última hora ou sejam deixadas para depois.

5. Evite perder os prazos

Lembra que falamos que um EAD exige cumprir prazos?

É fundamental respeitá-los, pois, dessa forma evita-se que o seu tempo seja desperdiçado. Afinal, hoje, o tempo é algo muito valioso para quem tem uma rotina corrida e precisa conciliar os estudos com outras atividades.

Um grande mal do ser humano é sempre deixar as coisas para depois, acumulando muitas tarefas, algo que é determinante para afetar negativamente o seu rendimento nos estudos. Então, procure sempre cumprir o que é preciso dentro do seu prazo.

Além de afetar o desempenho nas atividades do dia a dia, quer queira ou quer não, perder prazos também afeta o lado emocional. Isso traz sempre a sensação de que você está atrasado e que há muita coisa a ser feita todos os dias, provocando um cansaço desnecessário.

6. Fuja das distrações

Outra dica efetiva para melhorar o rendimento nos estudos, e que também está ligada a manter o foco, é buscar fugir de qualquer possibilidade de distrações. Sabemos que ninguém é de ferro e a tentação de checar as redes sociais, o e-mail, o seu site de notícias preferido pode aparecer bem no momento de estudo.

Então, lembre-se que você possui um objetivo maior e que nenhuma distração pode deixá-lo longe dele.

Procure identificar quais são os pontos de distração ao longo da sua rotina e crie maneiras de evitá-los para que não cresçam, tomem conta do seu dia e atrapalhem o seu desempenho.

7. Crie objetivos e metas

Uma ótima maneira de cumprir o que deve ser estudado no curso a fim de ter um bom rendimento é criar objetivos e metas. Afinal, ter bem claro onde se quer chegar também ajuda no foco e nas ações que devem ser feitas do dia a dia em prol dos estudos.

Obviamente que o objetivo maior deverá ser conseguir terminar o EAD com um bom desempenho, mas entenda que, para chegar nisso, será preciso atingir objetivos menores, subindo degrau por degrau. Por isso, é importante quebrá-lo em objetivos que sejam menores.

8. Tenha um local apropriado para estudos

Não adianta de nada ter a intenção de estudar se não há um local apropriado para que isso seja feito. Pode até parecer bobagem, mas é um ponto decisivo para que haja concentração e também ter um bom desempenho.

Procure um lugar tranquilo, bem iluminado, que favoreça a sua postura corporal e que seja possível focar nos estudos.

Saiba que definir um local fixo ajudará a condicionar o cérebro para entender que quando se está nesse lugar é o momento de estudar e absorver o conteúdo, isso poderá ajudar muito na melhoria do seu rendimento.

9. Tenha equilíbrio

Estudar bastante é essencial para quem quer se dar bem em qualquer curso, porém, é preciso ter equilíbrio. Lembre-se que você não é uma máquina e não há motivos para sobrecarregar a sua mente com uma rotina dominada somente pelos estudos.

Defina seu cronograma de estudos com sabedoria, não tente estudar todos os detalhes possíveis, pois, o que você precisa é apenas de um certo tempo para determinada disciplina.

Caso queira estudar mais do que é necessário, corre-se o risco até de comprometer o seu aprendizado de outros conteúdos, o que pode não contribuir para a sua formação.

10. Crie mecanismos de motivação

Ter motivação para estudar também é importante para ter um bom rendimento nos estudos. Sabemos que nem todos os dias você estará animado para realizar isso, portanto, é preciso criar estratégias e mecanismos para chamar essa motivação.

Nesse sentido, utilize a sua criatividade, você pode mesclar conteúdos mais fáceis, com os mais difíceis, misturar o estudo de uma disciplina mais teórica com outra mais prática, além de criar prêmios para presentear a si próprio quando um estudo é concluído, como, por exemplo, um tempo maior de descanso.

11. Tire as suas dúvidas

Apesar do ensino ser a distância, é preciso tirar as dúvidas sobre o conteúdo quando elas surgirem. Afinal, elas não podem ser o motivo para afetar o seu rendimento nos estudos, nem no entendimento das disciplina.

Então, busque sempre os recursos que o EAD oferece para que os alunos sanem as suas dúvidas e questionamentos, seja enviando e-mail para o professor, seções onlines para tirar dúvidas e até os fóruns de discussão.

O importante é não deixar que elas atrapalhem o seu desempenho.

12. Seja independente

Uma característica dos cursos a distância é que eles proporcionam mais liberdade para o aluno. Isso é bom, mas exige também que o aluno seja mais independente para definir a maneira de estudo que mais lhe agrade, bem como possa se organizar para isso.

Sendo assim, como não há o contato diário com a sala, nem com os professores, não se prenda a eles para guiar os seus estudos, visto que muitas coisas você precisará fazer por conta própria.

13. Conte com a tecnologia

Contar com a tecnologia também é uma ótima opção para conseguir obter mais rendimento nos estudos. Ferramentas baseadas nesse recurso não faltam, hoje há diversas soluções que ajudam na produtividade, tal como vídeo-aulas e podcasts, por exemplo.

14. Aproveite as tarefas coletivas para aprender

Apesar da maioria das atividades serem individuais, sempre haverá algumas que são coletivas e que precisarão ser feitas com os seus colegas de curso. Nesse sentido, aproveite esse desafio para aprender.

Talvez não seja fácil fazer tudo remotamente, principalmente se comunicar, mas vencendo essa barreira, aproveite para trocar experiência e conhecimento com outros colegas de curso.

15. Tenha momentos de descanso

Por fim, a nossa última dica é que você preze também pelos momentos de descanso. Eles são essenciais para recarregar as energias e preparar o corpo e a mente para um novo dia focado na sua rotina de estudos.

Procure sempre respeitar os momentos de lazer, que eles são tão importantes quanto o próprio estudo em si.

Deu para perceber que oportunidades para melhorar seu rendimento não faltam, não é mesmo? Então, agora é com você, aplique essas dicas no dia a dia e note como elas ajudarão a ter uma rotina de estudos muito melhor.

Tem outra dica sobre o assunto como sugestão? Então, conte para gente nos comentários!

E se quiser conhecer uma nova maneira de facilitar sua rotina e melhorar sua produtividade, acesse nossa planilha com mais de 100 aplicativos e ferramentas recomendados por produtores de conteúdo! Depois é só escolher um e testar.

 

 



Nosso App

Nossas Redes Sociais