Connect with us

Dicas de Estudo

11 aplicativos de estudo que todo universitário deveria usar

aplicativos de estudo

Se você anda tendo dificuldades para estudar, saiba que a internet está recheada de soluções para mudar esse cenário. Existem muitos aplicativos de estudo, que auxiliam em um bom planejamento das revisões de conteúdos, além de aumentar a sua produtividade.

É importante você evitar distrações, o que é um ponto importante para manter o foco nos estudos. No entanto, os smartphones podem ser utilizados como ponte para acessar inúmeras ferramentas de aprendizado!

Quer saber como conciliar tecnologia e educação para potencializar os seus estudos de uma maneira inovadora? Neste post, você vai conhecer 11 aplicativos de estudo que deixarão a aprendizagem muito mais dinâmica!

1. Duolingo

Aprender línguas estrangeiras é fundamental, tanto para quem ainda vai prestar o vestibular quanto para os que já são universitários. Isso porque as provas para ingressar em um curso superior, como as do Enem, exigem que você comprove sua competência em Inglês ou em Espanhol. Já na universidade, você precisará ter conhecimento de, ao menos, uma língua estrangeira se quiser se destacar no mercado de trabalho.

O Duolingo é um dos aplicativos de estudo mais populares para a aprendizagem de idiomas. Então, se você precisa de ajuda para fazer uma prova de Inglês, Espanhol, Alemão ou Francês, é só baixá-lo e começar a praticar.

Dividido em diferentes módulos contendo exercícios de pronúncia, escrita, escuta e tradução, o Duolingo é um aplicativo grátis para iOS, Android e Windows. Ele tem vários níveis de dificuldade e incita uma forma mais fluida de estudar outras línguas.

2. Formulando

Memorizar fórmulas é o pesadelo de muitos estudantes, mas esse aplicativo vai deixar tudo mais simples para você.

Tanto Matemática quanto Física e Química são disciplinas que utilizam fórmulas, e todos esses números e letras podem deixar sua cabeça confusa. Pensando nisso, o Formulando funciona como um quiz e ajuda na memorização de como aplicar cada equação em sua matéria correspondente.

Além disso, o aplicativo instiga a cooperação e a competitividade a partir da gamificação. Ele aborda questões como potências, progressões, cinemática e eletrodinâmica. Você pode optar por fazer um simulado e testar suas habilidades ou responder questões de áreas específicas, as quais são desbloqueadas à medida que o usuário compartilha o app com seus amigos.

3. Pomodoro Challenge

Já ouviu falar sobre a Técnica Pomodoro? É um método de gestão de tempo muito usada na educação para aumentar o foco e a produtividade, tornando o estudo muito mais eficiente. Afinal, qualquer que seja o seu objetivo, você sabe que o avanço dependerá de como organiza as tarefas da sua rotina e dita o ritmo de sua aprendizagem.

O Pomodoro Challenge é um dos aplicativos de estudo que se baseia na técnica de mesmo nome, com o objetivo de ajudar na administração do tempo. Ele vai analisar a sua produtividade e identificar os dias da semana em que você apresenta um melhor desempenho. Isso possibilita a criação de um feedback sobre o seu rendimento ao longo do tempo.

O app ainda conta com mensagens motivadoras para não deixar nenhum estudante desanimar. Com ele, é mais fácil se orgulhar do seu progresso nos estudos. A ferramenta está disponível gratuitamente para Android e pode ser encontrada no Google Play.

4. Evernote

Esse aplicativo, disponível para Android, Windows e iOS, tem como objetivo o armazenamento na nuvem e a organização de arquivos, o que facilita muito a busca e o compartilhamento de imagens, documentos e artigos do seu interesse.

O Evernote é um ótimo instrumento de estudo, tanto que os universitários podem usá-lo para tirar fotos das anotações presentes no quadro, criar cadernos para cada disciplina, inserir anotações utilizando etiquetas e fazer listas de tarefas que o professor tenha passado em sala de aula.

Ele também pode ser útil para classificar as notas de cada disciplina, além de armazenar os slides e os PDFs enviados pelos professores e criar lembretes para provas. Inclusive, é possível acessar todos esses materiais de qualquer lugar e por meio de diversos dispositivos.

Enquanto isso, os vestibulandos podem fazer uso do aplicativo para criar um caderno específico de vestibular e reunir todas as informações relacionadas às provas, salvar datas, horários, locais, documentos necessários e mapa de como chegar, dentre outros. Isso se torna mais importante caso o estudante vá prestar mais de um vestibular, pois são muitos os detalhes que podem gerar confusão.

5. Geekie Games

Se destaca na lista de aplicativos de estudo por ser habilitado pelo MEC. Seu objetivo principal é a adequação do método de ensino às necessidades do estudante, e não o contrário, o que faz com que garanta um plano personalizado para cada perfil.

O Geekie Games disponibiliza, de forma gratuita, simulados preparatórios para o vestibular. A partir da sua nota, o aplicativo vai direcionar seus estudos para as áreas em que você apresentou maior dificuldade e mostrará quais assuntos específicos precisam de mais dedicação. Assim, você pode assistir às videoaulas e fazer exercícios complementares para melhorar seus pontos fracos.

O aplicativo para Android registra cada passo do estudante e ajusta as atividades conforme avança no estudo. Ainda, os simulados vão além dos textos e apresentam imagens, vídeos. A interdisciplinaridade também é trabalhada.

6. Me Salva!

Outro aplicativo que oferece um cronograma de estudos sob medida para os estudantes e está disponível para Android e iOS é o Me Salva! Por meio da análise do seu perfil, ele mostra o que deve ser estudado, acompanha a sua trajetória e proporciona mais segurança para a conquista de objetivos acadêmicos.

Seja você um universitário ou um vestibulando, saiba que as videoaulas interativas do app serão de bastante utilidade, pois incluem conteúdos do Ensino Superior, assim como as disciplinas que caem no Enem e em outras provas do vestibular.

7. Calm

O Calm tem uma proposta diferente da maioria dos aplicativos de estudo por estimular o descanso profundo entre cada jornada. É muito mais tranquilo retomar os conteúdos quando damos uma folga ao cérebro e ao corpo, concorda?

Nesse sentido, sempre que perceber que precisa de uma pausa, procure os recursos de relaxamento do Calm. Disponível para Android e iOS, esse app ensina sobre técnicas de respiração, traz exercícios de alongamento e conta com várias opções de meditação guiada. Pode ajudar muito a conter sintomas de estresse e ansiedade, principalmente em vésperas de provas.

8. 12 min

A proposta dessa ferramenta é fornecer resumos de livros em forma de texto ou de áudio. Obras de todos os estilos passam pela análise de um time, que fica responsável por compilar os principais pontos do conteúdo. Isso inclui conceitos, palavras-chave, ideias centrais e até informações sobre o autor.

A média de tempo para conferir cada material é de 12 minutos, o que traz comodidade para a rotina de estudantes e profissionais. Isso quer dizer que você vai descobrir rapidamente se gostou ou não de um livro e decidir, com mais clareza, se vale a pena fazer a leitura dele por completo.

Disponível para Android e iOS, esse é um dos aplicativos de estudo mais atrativos para quem precisa consumir um grande volume de conteúdo. A vantagem é que as resenhas podem ser ouvidas ou lidas pelo celular, enquanto você está no transporte, no intervalo das aulas da faculdade ou em um momento de lazer.

9. Trello

É uma das ferramentas mais conhecidas para a organização de tarefas. Isso quer dizer que você pode aproveitá-la para planejar viagens, criar agendas de trabalho e, claro, para estruturar um cronograma de estudos bastante detalhado.

O Trello é bem popular entre profissionais das mais diversas áreas, uma vez que facilita a integração de todos os membros envolvidas em um projeto. Como a capacidade de atuar em equipe é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, muitas pessoas têm apostado em recursos que favorecem essa colaboração.

O aplicativo está disponível para aparelhos com sistema iOS e Android. Ele apresenta uma interface intuitiva e conta com itens que ajudam a categorizar as atividades. Você pode aproveitar as checklists, as etiquetas coloridas e os cartões personalizados para acompanhar o status de cada processo diário.

10. AppDetox

O rendimento em qualquer tipo de tarefa aumenta quando conseguimos nos livrar das distrações. E como boa parte dos estímulos externos vem do mundo digital, nada melhor que utilizar uma ferramenta capaz de bloquear o acesso a sites, redes sociais e jogos online.

O AppDetox para Android tem justamente essa proposta. Por esse motivo, merece um lugar especial entre seus aplicativos de estudo. Com ele, fica mais fácil conter a vontade de espiar o que está acontecendo na internet a todo momento. Isso porque o aplicativo funciona com base em horários estipulados para cada tipo de interação.

Você pode, por exemplo, determinar o tempo que será dedicado à revisão de conteúdos e a quantidade de intervalos previstos ao longo dessa maratona. Assim, consegue manter 100% do foco naquilo que importa, já que o app vai avisando a hora certa de parar ou de iniciar uma nova tarefa.

11. Semper

Que tal estimular sua memória e o raciocínio em vários momentos do dia? Esse app desafia o usuário a resolver questões de matemática, idiomas e outras áreas do conhecimento. A ideia é que você consiga estar sempre por dentro de vários temas, refletindo sobre eles.

O mais legal é que as perguntas são feitas toda vez que você precisa desbloquear a tela do celular. Também é possível definir os assuntos conforme as suas prioridades, de modo a reforçar o aprendizado em determinada matéria. O Semper está disponível para Android e pode ser seu melhor companheiro nas horas vagas.

E então, o que achou da nossa lista de aplicativos de estudo? Vale a pena testar os que chamaram a sua atenção para encontrar uma maneira eficaz de absorver os conteúdos e melhorar sua rotina de estudo. Pense que os resultados desse esforço vão beneficiar a sua vida em vários aspectos.

Quer mais dicas para avançar no campo da educação? Veja agora como construir um mapa mental que ajude nos estudos!

5/5 - (3 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD