Connect with us

Inicie Sua Carreira

Saiba como se preparar para o Enem em 5 passos

Quer conferir 5 passos de como se preparar para o Enem? Então clique aqui agora mesmo e confira quais nós listamos para te ajudar!

como se preparar para o enem

Ao longo da vida, estabelecemos metas para obter aprendizados importantes e comemorar diferentes conquistas. Isso também ocorre durante a construção da carreira. Um dos caminhos para começar a se profissionalizar e atuar na área desejada é saber como se preparar para o Enem.

O exame é aguardado com ansiedade por milhares de estudantes a cada ano. Além de permitir compreender seu nível de conhecimento sobre diversos assuntos, a prova pode garantir acesso facilitado ao ensino superior e, consequentemente, à graduação que você tanto deseja.

É fundamental, portanto, aprender a gerir o tempo e organizar os estudos para ter um bom desempenho em todas as avaliações. Neste artigo, você verá 5 passos que podem favorecer essas práticas.

Por que estudar para o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado anualmente e tem como principal objetivo avaliar o desempenho escolar daqueles estudantes que finalizaram a educação básica. Ainda assim, qualquer pessoa pode desenvolver a prova e tirar proveito dos benefícios que costumam acompanhá-la.

Veja, a seguir, o que é possível obter com uma boa pontuação no Enem:

  • autoavaliação de conhecimentos;
  • certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • complemento de nota para alguns vestibulares;
  • bolsa de estudos pelo Prouni;
  • intercâmbio via convênios com instituições estrangeiras;
  • acesso a programas de financiamento (como FIES);
  • contribuição com pesquisas e indicadores educacionais;
  • ingresso em cursos do ensino superior.

A última alternativa representa o interesse de boa parte dos estudantes do país. Afinal, ao passar no Enem, você poderá ocupar vagas em faculdades privadas sem precisar fazer o vestibular tradicional. Também terá a possibilidade de entrar na universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

São tantas vantagens envolvidas que vale a pena dar o seu máximo durante a fase de preparo. Inclusive, esse é o momento ideal para treinar o corpo e a mente a passar um bom tempo debruçados sobre as matérias. Lembre-se que o exame costuma durar muitas horas e exige bastante concentração.

Como se preparar para o Enem?

Avaliações sempre geram expectativas e, em muitos casos, preocupações exageradas. Uma boa forma de lidar com os sentimentos negativos que tendem a surgir é desenvolver a confiança. Para isso, você precisa ter a certeza de que se planejou corretamente e deu o seu melhor nos estudos.

Que tal começar? Veja abaixo 5 passos para ter mais segurança e enfrentar o medo do Enem.

1. Monte um cronograma para orientar sua rotina

Organização diária é a chave para dar conta de todas as tarefas que você precisa fazer. Pense que, a partir de agora, os estudos terão prioridade e precisam ter lugar especial em sua agenda. Então, analise tudo o que precisa revisar e encaixe esses deveres em sua rotina.

Identifique os horários em que o seu nível de produtividade costuma estar mais alto e reserve-os para leituras e exercícios mais complexos. Além disso, pode ser uma boa tática iniciar os trabalhos sempre pelas matérias que você considera difíceis.

Esse cronograma com períodos exclusivos para cada atividade deve ser seguido todos os dias. Tudo fica mais fácil se você tomar o cuidado de montar um ambiente adequado, confortável e livre de distrações. Pode ser o home office da família (se tiver) ou o seu próprio quarto.

2. Saiba onde procurar os conteúdos e as informações certas

O portal do Inep é um dos melhores espaços para obter notícias atualizadas sobre o Enem. A dica, portanto, é acompanhar esse e outros sites oficiais durante todo o período de preparo para a prova. Assim, você consegue se informar sobre possíveis mudanças relacionados ao exame.

Vale lembrar que a aplicação do Enem ocorre em dois dias, nos quais os estudantes precisam realizar 4 provas com 45 questões cada e elaborar uma redação de 30 linhas. Os temas das avaliações são os seguintes:

  • linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • ciências humanas e suas tecnologias;
  • ciências da natureza e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias.

Na página do Inep dedicada ao Enem, é possível acessar as provas anteriores e seus respectivos gabaritos para ter uma noção sobre as questões cobradas em cada caderno. A edição de 2020 será realizada em versão impressa e digital, nos meses de janeiro e fevereiro de 2021.

3. Exercite diferentes questões e a elaboração de textos

O portal citado também ensina como se preparar para o Enem, orientando desde a leitura do edital até a verificação das matrizes de referência (que definem o que será avaliado em cada área do conhecimento). O ideal é que você transforme essas dicas em aliadas na sua rotina.

Com as provas anteriores em mãos, por exemplo, você consegue realizar simulados para verificar o total de erros e acertos. Além de identificar pontos que demandam melhorias para aumentar a pontuação final, poderá treinar o tempo de realização do exame no conforto de casa.

Exercitar a interpretação de texto e a caligrafia também é essencial para fazer uma boa redação. Para isso, leia notícias variadas e escreva sobre elas utilizando suas palavras. Quanto mais prática, melhor! Faça quantos rascunhos achar necessário, evitando gírias, erros de português e falta de coesão.

4. Diversifique os métodos para manter a motivação

Não é fácil permanecer sentado por horas conferindo dados, conceitos e fórmulas sobre o mesmo assunto. O processo fica ainda mais cansativo antes de provas importantes, como é o caso do Enem. Afinal, são muitos conteúdos para rever e novos temas para assimilar.

Uma estratégia eficaz para manter o tédio e a preguiça bem longe é diversificar os métodos de estudo. Assim, se em um período você focou bastante em leituras de apostilas, experimente terminar o dia ouvindo um podcast que aborda o mesmo assunto presente no material impresso.

Há uma série de recursos disponíveis para favorecer seus aprendizados. Aos poucos, você descobrirá quais têm mais a ver com o seu perfil e poderá usá-los sempre que precisar de um novo estímulo.

5. Cuide da sua saúde e priorize seu bem-estar

O combo descanso adequado e alimentação equilibrada são velhos conhecidos por quem busca manter uma vida saudável. Acontece que esses cuidados também são fundamentais para pessoas que precisam enfrentar uma maratona de estudos.

Dormir o suficiente recarrega as energias para que você tenha ânimo e inspiração no dia seguinte. Ingerir variedade de nutrientes, por outro lado, faz com que seu corpo funcione perfeitamente e tenha condições de cumprir toda a rotina sem dificuldades.

Então, ao longo da fase de preparo, principalmente na véspera da prova, redobre a atenção sobre si. Garanta boas noites de sono, alimente-se melhor, movimente o corpo e faça intervalos para se dedicar ao que você mais gosta (hobbies, esportes, jogos, companhia de amigos e familiares etc.).

Gostou das dicas sobre como se preparar para o Enem? Agora, basta procurar os recursos que possam favorecer essa rotina e caprichar nas respostas das questões. Todo recurso que sirva como reforço é bem-vindo, o que inclui desde planilhas de tarefas até os famosos aplicativos.

Por falar em apps, não deixe de conferir 8 opções que vão ajudar você no preparo para o Enem.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD