Connect with us

Inicie Sua Carreira

Fique por dentro do Enem Digital e entenda como funciona

Na edição 2020 do Enem, o candidato poderá escolher fazer a prova impressa ou a versão digital. Acesse o post e entenda o que mudou nesta edição!

enem digital

Em virtude da pandemia do Covid-19, as provas da edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas em janeiro e fevereiro de 2021. Porém, a mudança mais significativa é o novo formato de aplicação: o Enem Digital. Além da versão impressa, os testes também serão aplicados digitalmente para cerca de 100 mil candidatos. Dessa forma, ninguém será pego de surpresa ou obrigado a fazer a versão digital.

Trata-se de uma fase de testes até que o Exame possa ser 100% digital para todos os candidatos, o que está previsto para ocorrer a partir de 2026, conforme cogita o Ministério da Educação (MEC). Em meio a tantas novidades, é natural que os estudantes fiquem confusos sobre o funcionamento da prova. Por isso, fizemos este post que ajudará a esclarecer as dúvidas.

Além disso, falaremos da importância de uma boa preparação para se dar bem no exame e garantir seu ingresso no ensino superior. Afinal, o Enem é atualmente a principal porta de entrada nas universidades, contribuindo para a conquista do tão sonhado diploma. Continue a leitura e planeje a sua jornada!

O que muda no Enem Digital?

A diferença básica entre a modalidade convencional do Enem e a versão digital é que nessa última os estudantes respondem às perguntas em um computador, ou seja, não há cadernos de questões nem os gabaritos de papel. Os exames digitais serão feitos nos laboratórios de informática das universidades, no endereço previamente indicado no cartão de inscrição do candidato.

No entanto, há uma série de semelhanças entre os dois formatos como, por exemplo, a presença dos fiscais credenciados supervisionando a aplicação das provas. A composição do Enem Digital também se mantém em relação à versão impressa, abrangendo quatro provas com questões objetivas e uma redação argumentativa, que ainda será manuscrita. Além disso, as provas continuarão ocorrendo em dois domingos consecutivos.

Não há alteração no valor das inscrições e os critérios para quem deseja obter isenção se mantêm. Ao se inscrever, o estudante optará pela modalidade de sua preferência: impressa ou digital. Quanto ao acompanhamento da inscrição e da participação no exame, o aluno encontrará todas as informações necessárias acessando o sistema virtual do Enem.

Como será aplicada a prova?

O novo modelo do Enem será implementado de forma gradual, de modo que nenhum estudante fique comprometido por conta de mudanças bruscas ou incompatíveis com suas respectivas ao estudar em casa. Tanto é que, para o primeiro ano de teste da versão digital, o MEC limitou o número de candidatos a 100 mil pessoas. Os demais, farão a prova impressa.

É importante lembrar que os exames impressos serão realizados em outra data e, obviamente, terão questões diferentes da prova digital, assim como o tema da redação. Como se trata de uma medida recente, ainda não há muitos detalhes sobre o funcionamento das provas. Porém, a princípio, os alunos que optarem pela modalidade digital deverão se deslocar à universidade em questão e acessar o sistema do Enem.

Outra informação importantíssima é que nem todas as cidades terão a opção de prova digital, somente algumas capitais. Então, no momento da inscrição, é preciso conferir se a sua localidade permite essa escolha. Embora as versões impressa e digital tenham questões diferentes, o nível de complexidade e o tempo para a resolução será o mesmo, garantindo sempre critérios justos para a seleção.

Quando for se inscrever para o exame, o aluno deve ficar atento também à seguinte regra: ao optar pela prova digital, não será possível alterar essa escolha posteriormente. Então, planeje bem a sua decisão e só escolha o formato digital se você tiver familiaridade com os equipamentos. Vale ressaltar ainda que o Enem feito pelo computador não disponibiliza recursos de acessibilidade.

Além disso, quem ainda não concluiu o Ensino Médio e está fazendo a prova apenas como trainee não poderá optar pela modalidade digital. As universidades que forem ceder seus laboratórios para a realização dessa modalidade devem se responsabilizar pela infraestrutura fornecida, garantindo que os candidatos não enfrentem problemas técnicos durante as provas.

Por que se preparar para o Enem?

Seja na versão impressa, seja na versão digital, o Enem exige uma preparação criteriosa por parte dos candidatos, sobretudo se você optar por cursos bastante concorridos, que costumam ter uma nota de corte altíssima. Portanto, nada de deixar para estudar somente às vésperas da prova, ok? O ideal é começar a rotina de estudos assim que o aluno ingressa no Ensino Médio.

Dessa forma, ele terá muito tempo para definir qual faculdade fazer e, então, organizar seu cronograma de estudos, priorizando aquelas matérias de maior dificuldade. Não se esqueça de separar um tempinho valioso para treinar a redação, pois não adianta mandar bem no conteúdo objetivo e ficar de fora porque a escrita argumentativa foi falha.

Uma boa dose de motivação ajuda a otimizar os estudos, mantendo o astral mais elevado e evitando estresse e ansiedade. Se você não sabe onde buscar essa motivação, comece pensando nos cursos de sua preferência. Imagine-se na profissão dos sonhos e trace metas de curto, médio e longo prazo para alcançar esse objetivo. Ciente do ponto de chegada, naturalmente você se sentirá mais animado para dar a partida.

Apenas se lembre de que não é aconselhável escolher uma profissão considerando somente o ponto de vista financeiro. Vai dizer que você não conhece ninguém que é super bem-sucedido profissionalmente, mas que na vida pessoal enfrenta uma série de problemas? Pois é. Isso acontece quando realização profissional e pessoal estão muito distantes uma da outra.

Para equilibrar essas duas vertentes, é fundamental escolher um curso que tenha a ver com a sua personalidade, com seus gostos e valores pessoais. Definindo essas questões, a única dúvida que ficará é quanto à escolha do tipo de prova. Se você estiver confiante para fazer o Enem Digital, vá em frente. Se a sua preparação foi bem-feita, o resultado será positivo independentemente da modalidade.

Está precisando de uma forcinha para se organizar nos estudos? Então, aproveite a visita e veja estas 7 dicas certeiras para não perder o ritmo!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD