Connect with us

Inicie Sua Carreira

Como imprimir o cartão de confirmação do Enem? Descubra!

cartão de confirmação do Enem
Tempo de Leitura: 4 minutos

Ingressar em uma faculdade é o sonho de muitos jovens que acabaram de concluir o Ensino Médio e estão preparados para embarcar nessa jornada de iniciar uma carreira. E uma das formas mais comuns de fazer isso é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já que essa prova pode substituir o vestibular em algumas faculdades.

Entretanto, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre os procedimentos adotados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ao aplicar a prova do Enem. Por isso, é muito importante estar sempre bem informado e se preparar para não perder nenhum prazo ou informação importante, hein?

Neste post, vamos te contar o que é e para que serve o comprovante, além de te ensinar o passo a passo de como imprimir o cartão de confirmação do Enem. Ficou curioso? Então continue a leitura para conferir!

O que é o cartão de confirmação do Enem?

O cartão de confirmação é um documento emitido pelo Ministério da Educação (MEC) semanas antes da prova. Tem como objetivo principal comprovar a sua inscrição no exame. Além disso, esse documento também dá ao participante as instruções necessárias para o dia da prova, tais como opção da língua estrangeira, hora e local exato em que vai ocorrer o exame.

Para que serve?

É imprescindível saber como se preparar para o Enem desde o início dos estudos até a véspera da prova. Por isso, acessar e imprimir o cartão de confirmação do Enem é uma forma de se organizar nas últimas semanas que antecedem esse exame.

Com o cartão em mãos, é possível saber o local exato em que a prova vai ocorrer. Com isso, o estudante pode visitar o local com antecedência para verificar quais linhas de ônibus ou metrô precisará pegar para que não haja nenhum problema relacionado à localização no dia da aplicação.

Quais as informações do cartão?

O cartão traz diversas informações necessárias para o dia da prova. Nele, contém o nome completo e o CPF do candidato, além de seu número de inscrição, indicação de atendimento especial (para grávidas, lactantes, pessoas com deficiência, idosos, entre outros) e a opção de língua estrangeira escolhida ao fazer a sua inscrição.

Além do mais, é informada a data, o horário e o local exato de realização das provas, além do horário de abertura e de fechamento dos portões. Lembre-se de que as provas são sempre realizadas aos domingos.

É possível alterar as informações do comprovante de inscrição?

Só é possível alterar informações se houver erros nos dados. Nesse caso, o participante deve entrar em contato com o Inep por telefone (0800 616161) e pedir a alteração. Vale ressaltar que o candidato deve fazer essa solicitação antes do período de provas.

Entretanto, não é possível mudar algumas informações, como o local de prova e a opção de língua estrangeira escolhida, após o período das inscrições.

Qual carreira mais combina com você?

Como obter e consultar o cartão de confirmação do Enem?

O cartão de confirmação de inscrição do Enem é emitido pelo MEC cerca de duas semanas antes da realização da prova. Veja a seguir o passo a passo de como consultar e imprimir o seu comprovante do Enem:

  1. o primeiro passo é entrar na Página do Participante no site do Inep;
  2. nessa página, você será direcionado para o site do governo e deverá fazer login com sua conta gov.br;
  3. a próxima tela é o seu perfil — no menu esquerdo selecione a opção “Local de prova” — escolha o local que você deseja realizar a prova do Enem;
  4. pronto, seu cartão de confirmação aparecerá na tela;
  5. para imprimir o comprovante do Enem, basta rolar até o final da página — é recomendado imprimir e levar seu cartão de confirmação de inscrição no dia do exame para facilitar o acesso aos locais de prova.

Vale ressaltar que, para acessar a página, é preciso colocar apenas o seu CPF e a senha que você criou ao fazer a sua inscrição. Caso tenha esquecido, é possível recuperá-la no próprio site do Inep.

Além do mais, também é possível acessar o seu cartão de confirmação do Enem pelo aplicativo, disponível em smartphones com sistemas Android e iOS.

É preciso levar no dia da prova?

Apesar de o Inep não exigir o cartão de confirmação no dia da prova, é recomendado levá-lo com você para conferir informações importantes, como o número de inscrição do Enem e local exato da prova.

Na véspera do Enem, os itens obrigatórios que você deve separar para levar são o seu documento de identificação original com foto e duas ou até três canetas pretas, para o caso de alguma delas falhar durante a prova.

É recomendado também levar sempre uma garrafa de água e algo para comer, já que a duração da prova é longa, sendo cinco horas e meia no primeiro dia e cinco no segundo dia, totalizando dez horas e meia. Haja resistência, hein?

Lembre-se: os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário oficial de Brasília. Portanto, fique atento e chegue com antecedência ao seu local de provar para não correr o risco de perder a oportunidade de prestar esse exame tão importante.

A Unyleya te ajuda a chegar lá!

Agora que você já sabe como consultar e imprimir o seu cartão de confirmação do Enem, fique ligado para não perder datas e prazos importantes. Uma das formas de ingresso na Unyleya é pela nota do Enem, pois a sua pontuação nesse exame garante isenção da prova do vestibular e a nota mínima exigida é de apenas 500 pontos.

Além do mais, a Unyleya conta com diversos cursos EAD e um corpo docente composto por professores especialistas renomados em sua área de atuação para ajudar você a realizar o sonho da faculdade. Então não perca tempo e venha para iniciar a sua jornada rumo ao sucesso profissional!

E aí? As informações deste post sobre o cartão de confirmação do Enem te ajudaram? Então acesse o site da Unyleya para saber tudo sobre a sua faculdade dos sonhos e inscreva-se usando a nota do Enem!

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.