Connect with us

Dicas de Estudo

7 livros que caem no Enem e como são cobrados na prova

livros que caem no enem

A realização do Exame Nacional do Ensino Médio é um dos caminhos mais comuns para ingressar no ensino superior. Se você pretende prestar essa importante prova avaliativa e quer organizar a sua rotina de estudos, pode incrementar a parte das leituras com as nossas indicações de livros que caem no Enem.

Embora não exista uma lista específica de títulos, saiba que alguns são recorrentes nas edições do exame. Ou seja, quem tem conhecimento das principais obras literárias aumenta a chance de acerto em diversas questões. Isso é essencial para demonstrar competências e apresentar um bom desempenho.

Que tal começar? Aqui vão 7 opções de leituras para você debater em grupos de estudo ou produzir resumos!

1. Vidas Secas — Graciliano Ramos

Popular entre os livros que caem no Enem, esse título foi lançado em 1938 e aborda um romance com um fundo repleto de críticas aos problemas sociais. Não é à toa que seu conteúdo gera muitas reflexões, entregando um material interessante para a produção de questionamentos que façam o leitor emitir a sua opinião.

Vidas Secas retrata o regionalismo nordestino e tem sua história inspirada na infância do autor, Graciliano Ramos. Você verá também que foi escrito em terceira pessoa e contém capítulos independentes. A narrativa gira em torno da seca em um contexto de injustiças, êxodo rural e uma família explorada em vários aspectos.

2. O Cortiço — Aluísio Azevedo

Está aí outro romance que tem como cenário a vida de pessoas em condições bastante difíceis. Ele traz o contexto de uma habitação coletiva do Rio de Janeiro ocupada por indivíduos e famílias pobres, mostrando como todos se relacionam, seus comportamentos e o que fazem para encarar a rotina diária.

Há um personagem principal, João Romão, um português ambicioso que comanda o cortiço e cumpre uma série de práticas consideradas inadequadas. Vale prestar atenção às menções sobre o momento histórico e o meio ambiente local, a fim de elaborar boas respostas e elevar os pontos que compõem a nota do Enem.

3. Macunaíma — Mário de Andrade

Publicado em 1928, foi considerado um dos títulos mais importantes do autor. A base para o material incluiu pesquisas sobre as origens e particularidades do povo brasileiro. É famoso entre os livros que caem no Enem por conta de seu herói sem caráter, além de retratar a cultura e demais costumes do povo.

Essa obra de romance modernista tem uma linguagem bem próxima da forma com a qual as pessoas falavam na época. Ou seja, enquanto demonstra variações no jeito de transmitir mensagens, Mário de Andrade acaba fazendo críticas à linguagem culta. Tudo em meio a uma trajetória aventuresca do índio Macunaíma e personagens que prestam ajuda.

4. Memórias Póstumas de Brás Cubas — Machado de Assis

Na dúvida de como se preparar para o Enem, não deixe de incluir este autor em sua lista de materiais de consulta. Suas obras geralmente aparecem nas edições do exame e costumam envolver linguagem realista e direta, com descrições bastante detalhadas das personagens e suas realidades.

Em Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Machado de Assis apresenta as diversas lembranças do protagonista após a sua morte. É como se a personagem narrasse a sua própria vida, utilizando diálogos com o leitor em vários momentos. São capítulos curtos que prendem a atenção por conta da exploração profunda de questões psicológicas.

5. A Hora da Estrela — Clarice Lispector

Não poderia faltar uma autora em nossas sugestões de livros que caem no Enem. Clarice Lispector lançou o título em 1977 e se destacou graças à rica narrativa. Seus leitores têm, frequentemente, a percepção de que o enredo está ocorrendo na atualidade, durante a conferência de cada linha presente na obra.

A Hora da Estrela apresenta a história de Macabéa, uma moça ingênua que resolve sair do nordeste para viver novas experiências no Rio de Janeiro. Ao longo dos capítulos, você vai se deparar com os desafios e os esforços da protagonista para sobreviver à cidade grande.

6. Dom Casmurro — Machado de Assis

Falamos que o autor é valorizado em muitas provas, certo? A sugestão, agora, envolve uma obra de realismo psicológico que também pode ser caracterizada como romance impressionista. Com lançamento em 1899, vem sendo um dos livros mais aproveitados para a elaboração de questões em exames e vestibulares.

O processo de leitura se dá sobre uma narrativa em primeira pessoa, a fim de contar a história de Bento Santiago. A personagem ganhou fama por conta de seu relacionamento conturbado com Capitu. Mas preste atenção, pois, além dos episódios de ciúme e demais dificuldades, você consegue captar as descrições dos costumes da época.

7. Grande Sertão: Veredas — Guimarães Rosa

Por ser um das obras mais expressivas do pós-modernismo brasileiro (1956), também aparece nas inúmeras dicas de livros que caem no Enem. Seu conteúdo gira em torno da vida de Riobaldo, um velho jagunço que faz reflexões constantes sobre o cotidiano e comparativos entre o bem e o mal, ou deus e o diabo.

O cenário se passa no sertão brasileiro, entre os estados da Bahia e de Minas Gerais. O curioso desse material é que ele acontece na forma de monólogo, ou seja, tudo é contado pela personagem retratada na história. É um jeito de manter o leitor mais próximo e interessado nas mensagens transmitidas.

Perceba que são muitos livros para estudante com foco em períodos específicos. Isso significa que a variação das obras trará uma boa bagagem de conhecimento para você elaborar as suas ideias, argumentar e responder às questões. A banca vai se preocupar muito mais com a sua capacidade de fazer análise crítica, e não com decorebas.

O ideal é que você diversifique as fontes para construir um repertório de qualidade e arrasar nas questões do exame. Se possível, complemente as leituras comuns com áudios, resumos e outros materiais produzidos sobre os livros que caem no Enem. Isso trará novos olhares e percepções diferentes a respeito das ideias.

Se gostou deste artigo ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário logo abaixo! Vamos adorar saber o que você achou do conteúdo!

2/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD