Connect with us

Inicie Sua Carreira

Nota do Enem para faculdade particular: confira aqui como usar

nota do enem faculdade particular
Tempo de Leitura: 4 minutos

Criado no fim da década de 1990, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou por várias transformações até se consolidar como a principal forma de ingresso no Ensino Superior em todo o Brasil. Mesmo assim, muitos estudantes ainda se perguntam se há a possibilidade de usar a nota do Enem para faculdade particular.

Essa dúvida existe porque o processo seletivo que o Ministério da Educação (MEC) divulga amplamente é o do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado para instituições de Ensino Superior da rede pública. No entanto, o fato é que o ingresso em cursos de graduação de faculdades particulares por meio da nota do Enem já é uma realidade.

Por esse motivo, desenvolvemos este post para ajudar você a entender como usar a nota do Enem para faculdade particular e garantir a sua vaga em um curso superior. Tem interesse em saber como funciona esse processo? É só continuar a leitura!

É possível entrar na Unyleya com a nota do Enem?

Conforme o Enem foi se aperfeiçoando com o passar dos anos, cada vez mais instituições de ensino começaram a utilizar os resultados obtidos no exame para selecionar novos alunos. É o caso da Unyleya, que adota alguns métodos de seleção, sendo um deles a nota do Enem.

Além de utilizar o desempenho no Enem para participar do processo seletivo da faculdade, essa nota também dá acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Com o Prouni, você pode conseguir uma bolsa de estudos. Já o FIES permite financiar as mensalidades e só começar a pagá-las após se formar.

Como funciona o processo seletivo da Unyleya?

Como dissemos, a Unyleya adota algumas formas de ingresso. Uma delas é o vestibular simplificado, que consiste em uma prova de redação que o candidato deve enviar para ser avaliada por um dos consultores educacionais da instituição.

Quem fez o Enem, por outro lado, pode ficar isento de fazer esse vestibular. Se tiver obtido pelo menos 500 pontos no exame, você consegue usar a sua nota para ingressar na faculdade de um modo até mais simples do que o próprio vestibular simplificado, sem precisar se preocupar com essa prova.

Outro método é a transferência, voltada para estudantes que querem transferir para a Unyleya um curso EAD ou presencial já iniciado em outra faculdade. Nesse caso, também não é preciso fazer vestibular. Você só precisa apresentar uma cópia do histórico escolar e das ementas das disciplinas cursadas, a fim de que a coordenação avalie possíveis isenções de matérias.

Há também o ingresso para portadores de diploma, por meio do qual pessoas já formadas podem começar uma nova graduação sem passar por um novo vestibular. Basta entregar a documentação necessária e fazer a matrícula.

Como estudar para o Enem e entrar no curso de seus sonhos?

Agora que já explicamos como é simples usar a nota do Enem para faculdade particular, confira algumas dicas que preparamos a fim de ajudar você a estudar para essa prova e alcançar um bom resultado.

Qual carreira mais combina com você?

Leia o edital

Esse é o primeiro passo que até parece óbvio, mas muita gente se esquece de fazer. O edital do Enem traz informações valiosas sobre a prova, como prazos importantes que você não pode perder, instruções para o dia do exame e quais são as áreas do conhecimento abordadas nele. Por isso, reserve um tempo para ler esse material com calma.

Faça um cronograma de estudo

Para ter certeza de que conseguirá estudar tudo o que precisa até a data do Enem, é interessante fazer um cronograma, definindo dias e horários em que vai se dedicar a cada conteúdo. Não se esqueça de incluir algum tempo nesse planejamento para revisar as matérias.

Escolha um local apropriado

Ter um lugar adequado para estudar sem interrupções é essencial se você deseja manter uma boa produtividade. Então, prefira um ambiente reservado, sem barulhos de conversas, televisão, música alta e outras interferências que podem atrapalhar a sua concentração.

Use videoaulas

Alguns conteúdos podem ser difíceis de assimilar, principalmente para quem já terminou a escola há algum tempo. Visando resolver esse problema, uma boa ideia é assistir a videoaulas. Muitos professores de cursinhos produzem esse tipo de conteúdo e disponibilizam de modo gratuito na internet.

Responda provas anteriores

Mais uma dica importante para se sair bem no exame e usar a nota do Enem para faculdade particular é estudar as provas das edições anteriores. Assim, você pode analisar os formatos das questões, observar quais temas caem com frequência e testar seus conhecimentos respondendo às provas que, de fato, foram aplicadas.

Pratique a redação

A prova de redação é uma etapa imprescindível para garantir um bom desempenho no Enem. Portanto, estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, que é exigido no exame, e pratique bastante a escrita nesse formato, sempre abordando temas atuais e relevantes para a sociedade.

Quais são as vantagens de usar a nota do Enem para faculdade particular?

Usar a nota do Enem para ingressar em uma faculdade particular traz a vantagem de não ter que se preocupar com um vestibular tradicional. Uma vez que o exame pode ser usado para tentar vagas em inúmeras instituições de ensino por meio de diferentes processos seletivos, faz sentido querer se dedicar o máximo possível a essa prova que exige bastante estudo e preparação.

Outra vantagem é que você consegue economizar a taxa de inscrição que pagaria para fazer um vestibular tradicional. Se mesmo assim ainda preferir participar tanto do processo seletivo com a nota do Enem quanto de outros vestibulares, você aumenta suas chances de conseguir uma aprovação em alguma dessas tentativas.

Em todo caso, usar a nota do Enem para faculdade particular é uma opção que merece ser considerada. Ingressando em um curso da Unyleya, você tem acesso à melhor experiência em educação a distância do Brasil, com uma metodologia exclusiva que facilita o aprendizado para se capacitar e dar início a uma carreira de sucesso.

Quer conhecer os cursos da Unyleya e saber tudo sobre a nossa metodologia de ensino? Entre em contato conosco e fique por dentro de todos os detalhes!

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.