Connect with us

Inicie Sua Carreira

Veja 6 passos para se dar bem em um processo seletivo virtual!

processo seletivo virtual
Tempo de Leitura: 4 minutos

A experiência do processo seletivo virtual está cada vez mais comum no mercado de trabalho. Muitos ainda não passaram por isso, mas a prática deve se tornar cada vez mais frequente.

As tecnologias oferecem tantos recursos que as empresas acabam conseguindo otimizar diversas tarefas com essas facilidades. A pandemia também contribui para acelerar esse processo, já que os encontros presenciais ficaram mais restritos. De qualquer forma, fazer pelo menos uma parte do processo virtualmente vale muito a pena!

A questão é: como se preparar para esse novo contexto? Se você quer se sair bem nessa, não pode deixar de conferir o post completo!

O que é um processo seletivo a distância e como ele funciona?

Se você ainda não conhece, o processo seletivo virtual é uma “nova” maneira de selecionar candidatos a uma vaga de emprego usando a internet e outras tecnologias. Os procedimentos são quase os mesmos, com a diferença de que o contato entre os entrevistados e a equipe de seleção acontece virtualmente.

Com isso, as empresas economizam tempo e dinheiro ao transferir as etapas para o mundo digital. Em alguns casos, elas ainda mantêm uma entrevista presencial para conhecer os selecionados de perto, mas isso não é uma regra.

Pode ser que todas as fases do processo sejam online, inclusive que a proposta de trabalho siga o modelo de home office. Ou seja, a pessoa contratada não precisa comparecer ao escritório em nenhum momento.

Para os candidatos, não deixa de ser uma facilidade poder participar de um processo seletivo de casa. Não é preciso se deslocar e perder tempo com isso, basta ligar um dispositivo eletrônico conectado à internet (tipo o seu celular ou computador) para estar em contato com a organização.

Os detalhes de cada seleção podem variar bastante, sendo essencial conferir todos eles para ficar preparado e atender aos critérios pedidos pela empresa. A partir de então, fique tranquilo e aproveite a comodidade!

Quais são os principais passos para se dar bem em um processo seletivo a distância?

Assim como em tantas outras áreas, a tendência é que as tecnologias transformem alguns dos nossos hábitos antigos. O processo seletivo virtual já é uma realidade e deve se repetir cada vez mais por conta dos benefícios envolvidos.

Então, se você quer garantir boas dicas de preparação para esse tipo de “evento”, confira todos os tópicos a seguir!

1. Explore o seu marketing pessoal

Empresas que fazem processos virtuais provavelmente valorizam e apostam em recursos digitais. Isso indica que você também precisa cuidar desses detalhes para fazer um bom marketing pessoal.

Dois exemplos práticos são atualizar suas redes sociais (especialmente o LinkedIn, que é muito utilizado no meio profissional) e preparar um bom currículo online. Sabendo que o mercado é muito competitivo, não perca as oportunidades de “se vender” e tentar alavancar sua carreira.

2. Sempre faça o dever de casa

A facilidade não pode ser acompanhada de um certo descaso. Você deve se preparar e ficar preocupado (não de um modo negativo) com o processo seletivo virtual do mesmo jeito que ficaria se ele acontecesse presencialmente.

Seu dever de casa é estar pronto para passar por todas as etapas com sucesso. Por exemplo, fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa e seu mercado de atuação costuma ser muito importante para construir suas falas. Além disso, uma boa dose de reflexão e autoconhecimento vão ajudar nas respostas pessoais.

3. Seja pontual

Não deixe tudo para a última hora já que basta “sentar na cadeira e ligar o computador”. Organize os seus horários para estar pronto pelo menos com dez minutos de antecedência.

Um erro cometido por muitas pessoas que não seguem esse conselho é verificar algum problema técnico nos equipamentos ou na conexão da internet. Imagine o pânico de um contratempo desse bem na hora marcada?

Lembre-se de conferir tudo antes para evitar surpresas desagradáveis, inclusive que possam comprometer a sua participação no processo. E, claro, coloque um despertador para estar online exatamente no horário definido pela empresa!

4. Tenha cuidado com interrupções

A escolha do ambiente para participar de algo tão importante quanto uma entrevista de emprego é outro ponto fundamental. Ainda mais porque é comum ter que ligar a câmera para que as pessoas possam ver cada candidato.

O que priorizar para não ter problemas? Seguem nossas recomendações:

  • boa iluminação;
  • ambiente organizado;
  • fundo neutro;
  • tranquilidade.

Se você estiver em um local com outras pessoas, estabeleça um combinado com elas para que não haja interrupções e barulho durante seu compromisso. O ideal é que você foque totalmente o processo e que nada atrapalhe sua participação.

5. Não desvie o olhar da câmera

Uma das maneiras de demonstrar seu interesse em conquistar a vaga de emprego é focando toda a sua atenção no processo, certo? Isso quer dizer que você deve se desligar de todo o resto e manter o olhar fixo para a câmera, além de responder a tudo que for pedido durante a sessão.

Existem pessoas que ficam jogando no celular, conferindo as redes sociais, lendo notícias, observando o que está ao seu redor etc. Fazer qualquer outra coisa não é uma boa ideia e pode prejudicar seu desempenho. Esteja completamente disponível e evite distrações.

6. Cuide da sua aparência e comportamento

Na maioria das vezes, não há grandes exigências relacionadas à estética para comparecer a esse tipo de reunião virtual. Isto é, as empresas não exigem um traje formal ou outros detalhes específicos. Quando os encontros são presenciais, é comum que a gente tenha que se preocupar mais com isso.

Mesmo assim, não deixe de prezar pela sua aparência no vídeo, o que vai ajudar muito a passar uma boa impressão. Arrume-se como se estivesse indo para o trabalho e nada de aparecer com uma roupa desleixada ou com o cabelo despenteado!

Um comportamento simpático também é capaz de contar pontos a seu favor. Outro ponto de atenção deve ser a linguagem utilizada. Muita gente acaba adotando uma postura informal demais por estar em casa, mas é bom ter cuidado com as palavras.

Enfim, essas são nossas sugestões para quem vai participar de um processo seletivo virtual e quer se sair bem! Se você tiver um encontro desses marcado e ainda não estiver se sentindo bem preparado, considere a ideia de fazer uma simulação antes com a ajuda de um amigo. Que tal?

Curtiu as dicas? Assinando a nossa newsletter, você vai receber vários outros conteúdos interessantes diretamente no seu e-mail!


Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.