Descubra aqui como fazer um currículo que te destaque de todos

  • 26/dez/2018

Descubra aqui como fazer um currículo que te destaque de todos

 

Saber como fazer um currículo bem elaborado pode fazer toda a diferença na hora de se destacar perante os outros profissionais, chamar a atenção dos recrutadores e ser selecionado para uma entrevista, dando um passo importante para conquistar aquela oportunidade com a qual você tanto sonhou.

No entanto, no momento de redigir um, é comum que ainda perdurem várias dúvidas e inseguranças — afinal, quais informações devem (ou não) constar no arquivo? Saiba que existem algumas dicas que podem impulsionar um currículo entre os tantos outros que chegam diariamente nas mãos dos recrutadores. É sobre isso que falaremos a seguir. Acompanhe!

Qual a importância de um bom currículo?

Segundo a Harvard Business Review, o tempo médio que um recrutador leva para ler cada um dos vários currículos que ele recebe por dia é de apenas sete segundos. Dessa forma, em um mercado competitivo e disputado, é fundamental saber como fazer um currículo de destaque e que agregue valor à sua candidatura, afinal, ele representa o primeiro contato da empresa com você.

Com um documento bem-feito, é possível sair na frente de diversos candidatos na disputa por uma vaga — mesmo que você ainda não tenha muita experiência! Para isso, é importante também estar atento aos principais fatores a serem evitados, sobre os quais falaremos adiante no artigo.

Como fazer um currículo de destaque?

Siga a estrutura de um currículo

Dados pessoais

Logo no início do documento, você deve disponibilizar seus principais dados pessoais, como:

  • nome completo;

  • idade ou data de nascimento (opcional);

  • estado civil;

  • endereço;

  • e-mail;

  • telefone para contato (fixo e celular).

É fundamental que todas essas informações estejam atualizadas e em fácil acesso. Além disso, não é preciso inserir documentos como RG, CPF, dados de carteira de trabalho, entre outros.

Objetivo

Logo após os seus dados pessoais, você deve redigir o seu objetivo profissional. Trata-se de algo curto e simples, de no máximo duas frases, abordando somente o cargo e a área de interesse — aqui, uma dica importante é não indicar mais de uma área em um mesmo currículo. Esse campo pode ser customizado de acordo com cada candidatura.

Além disso, é recomendado não inserir os cargos desejados nos objetivos (assistente comercial, analista de vendas etc.). Isso pode gerar uma interpretação negativa por parte do recrutador e acabar fechando as portas para outras possibilidades.

Formação acadêmica

Neste campo, você deve colocar, em ordem de importância (pós-graduação, graduação, etc.) o seu grau de escolaridade, indicando a instituição de ensino, o nome da formação e as datas de início e término — ou previsão de término, caso ainda em andamento — dos cursos que fez.

Como o candidato deve colocar primeiro o último grau de escolaridade, aqueles que ainda não têm nível superior devem citar o nível médio, e assim por diante. Abaixo, preparamos um exemplo:

  • pós-graduação em Marketing Digital – (nome da instituição) – 2015 (em curso);

  • graduação em Comunicação Social – (nome da instituição) – 2011 a 2015.

Experiência profissional

Da experiência atual à mais antiga, mencione o nome da empresa, cargo desenvolvido, período de atuação e suas atribuições, sempre de forma sucinta e objetiva. Esteja atento à descrição das atividades, já que é por meio deste item que o avaliador conhecerá um pouco mais sobre o seu potencial.

Caso o candidato ainda não tenha nenhuma experiência profissional, poderá inserir nesta seção tudo aquilo que colaborou, até então, com o início de sua caminhada, como palestras, workshops, trabalhos voluntários ou projetos que participou na faculdade, colocando suas atribuições e responsabilidades.

Qualificações

Por fim, você deverá inserir todas as suas qualificações, como certificados de cursos relacionados à área de interesse, conhecimentos técnicos das ferramentas de informática e internet, além dos idiomas que domina, seguido do grau de proficiência falada e escrita (que pode ser categorizada como básica, intermediária, avançada e fluente).

O candidato deve ser honesto e indicar seu real conhecimento do idioma, uma vez que, no momento da entrevista, o recrutador poderá testá-lo.

Mantenha as informações claras e objetivas

Embora não exista um tamanho ideal de currículo predefinido pelos recrutadores e especialistas, esses mesmos profissionais afirmam que o ideal é que ele tenha, no máximo, entre uma ou duas páginas. Sendo assim, mantenha a objetividade — nada de ficar dando voltas e mais voltas no conteúdo, certo?

Aqueles currículos imensos, repletos de detalhes desnecessários e palavras de difícil compreensão, na maioria das vezes, não impressionam os recrutadores e acabam se tornando mais um entre a pilha de outros arquivos. É perfeitamente compreensível que, na tentativa de chamar a atenção, algumas pessoas acabem exagerando na quantidade de informações, mas tenha em mente que isso quase sempre prejudica o candidato.

Escreva somente aquilo que for verdade

Ao redigir o seu currículo, é fundamental que você inclua apenas aquelas informações que forem verdadeiras. Escrever mentiras em um momento tão importante quanto esse não vale a pena, mesmo que você queira muito determinada vaga ou que o seu objetivo seja chamar a atenção dos recrutadores.

A verdade é que existem diversas maneiras de se destacar, como as que já apontamos e ainda apontaremos neste post, mas mentir definitivamente não é uma delas. Lembre-se de que todos os dados que você inserir em seu currículo podem ser previamente consultados pelas empresas — e o mesmo vale para as habilidades e conhecimentos, que podem facilmente ser testados durante o processo seletivo.

Nesses casos, você não só acabaria perdendo a vaga, como também prejudicaria a sua imagem como profissional no mercado de trabalho.

Tenha cuidado com os erros de digitação e gramática

Por fim, mas definitivamente não menos importante, é preciso redobrar a atenção quanto aos erros de digitação e gramática, que jamais devem passar despercebido. Imagine só montar um excelente currículo, mas não ser selecionado para uma vaga simplesmente porque passou uma impressão de desleixo aos recrutadores?

Felizmente, isso pode ser evitado quando se faz uma boa revisão antes de enviar o currículo para as empresas. Leia e releia o arquivo em busca de erros e, se aparecer alguma dúvida, não hesite em pesquisar na internet ou recorrer a um dicionário. Caso julgar necessário, vale pedir até mesmo a um amigo ou familiar mais experiente para dar uma olhada naquilo que você escreveu e apontar possíveis deslizes.

Como é possível enriquecer ainda mais um currículo?

Com cada vez mais profissionais qualificados se formando e entrando no mercado de trabalho, os cursos de nível superior, como graduações e pós-graduações, deixaram de ser apenas diferenciais interessantes em um currículo.

Sendo assim, para dar um salto em sua carreira rumo ao sucesso ou até mesmo ingressar em novas áreas de atuação, é preciso entender que o investimento em educação é uma peça-chave e que certamente valerá a pena. Lembre-se de que as empresas valorizam aqueles profissionais que vão em busca de conhecimento, uma vez que eles só têm a agregar ao crescimento da organização.

Viu só como fazer um currículo que chamará a atenção dos recrutadores não é uma tarefa tão difícil quanto possa parecer? Para não errar, basta redobrar a atenção no momento de redigir o arquivo e seguir a fundo as dicas que reunimos no post!

Agora que você já sabe como fazer um currículo de destaque, precisa também se preparar para as entrevistas que virão pela frente, não é mesmo? Então, confira nosso próximo artigo com os principais erros a serem evitados nesse momento!

 

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