Emprego dos sonhos: o que você faz para preencher essa vaga?

  • 05/nov/2018

Emprego dos sonhos: o que você faz para preencher essa vaga?

Desde o colegial, somos preparados para ingressar no ensino superior e, assim, conquistar o tão desejado emprego dos sonhos. Porém, o que muitas vezes esquecemos é que esse é um conceito abstrato e aberto a diferentes interpretações — e nenhuma delas está errada ou vale menos que a outra.

Não é à toa que, para muitos, a carreira perfeita significa uma jornada de trabalho reduzida, ausência de ambiente fixo e rendimentos acima da média. Para outros tantos, é ter estabilidade, prestígio social e uma gama variada de benefícios que proporcionem qualidade de vida — ou seja, o que é o ideal para o seu vizinho pode não ser para você e vice-versa.

Por essa razão, se autoavaliar e traçar quais são os objetivos que se tem para sua trajetória profissional é crucial. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que vão ajudá-lo na missão de conquistar o emprego dos sonhos, mantendo-se firme, forte e resistente até alcançá-lo. Acompanhe!

Busque um segmento com o qual você tenha afinidade

Para começar, pare e reflita sobre qual área o cativa e desperta o seu interesse. Sim, por mais piegas que pareça — e por mais que já tenha escutado isso de amigos e familiares —, é fundamental que você tenha uma conexão com a carreira que deseja seguir.

Do contrário, por melhores que sejam as condições de trabalho e o retorno financeiro, a insatisfação pessoal vai afetar o seu desempenho profissional e tornar o seu emprego algo maçante ao longo de tempo, podendo levá-lo a ser rebaixado de função ou, ainda pior, demitido.

Portanto, avalie quais são os seus interesses, as suas paixões, as suas vocações e as suas habilidades para identificar com quais profissões você tem mais afinidade.

Invista na sua qualificação profissional

Após definir o ramo no qual deseja atuar, é o momento de investir na sua qualificação. Para tanto, fazer uma graduação é indispensável, já que muitas profissões exigem não só que você tenha ingressado no ensino superior, como também possua cadastro ativo nos conselhos que fiscalizam determinadas áreas (como as de Engenharia e de Ciências Contábeis e Administração), o que só é possível com apresentação do diploma.

Já para valorizar ainda mais a sua formação, adquirir know-how sobre um ou mais segmentos específicos e se manter com um perfil competitivo no mercado de trabalho, é uma ótima escolha cursar uma especialização e/ou um MBA.

Desenvolva constantemente novas habilidades

Além de apostar no ganho de conhecimento e no embasamento técnico na sua área de atuação — que, sem dúvidas, são importantes —, invista também em desenvolver suas habilidades para se destacar em qualquer processo de seleção e recrutamento.

Por exemplo, se você deseja ser professor de História ou Língua Portuguesa, é uma boa ideia fazer cursos de oratória e apresentação em público, pois eles vão facilitar o exercício da docência e melhorar a sua comunicação com os alunos.

Afinal de contas, as empresas buscam cada vez mais profissionais versáteis que unam o saber teórico com ações práticas para resolver problemas, lidar com diferentes ambientes de trabalho e representar de forma eficiente a marca que os contrata.

Potencialize o seu networking

Uma quarta dica é potencializar e fortalecer o seu networking. Isso porque muitas oportunidades que são tidas como emprego dos sonhos não são divulgadas no mercado e nem sequer contam com processo seletivo. Na verdade, essas vagas são preenchidas por indicações de pessoas próximas ao contratante.

Por isso é necessário criar conexões com colegas, clientes, fornecedores e afins com quem você tem contato na companhia onde trabalha. Afinal, serão eles que vão fazer parte da sua rede de contatos, sendo responsáveis por atestar seu profissionalismo, sugeri-lo para outros conhecidos e até propor parcerias com você.

Saiba divulgar o seu trabalho e a sua experiência

Ter um bom currículo é essencial, sem dúvidas. Porém, você não precisa se ater apenas a essa forma de divulgar suas habilidades, competências e experiências.

Com o avanço das plataformas profissionais, como Behance, Lattes e LinkedIn, é possível fazer tudo isso e, de quebra, montar um portfólio e expor suas conquistas acadêmicas, titulações, premiações e muito mais. Por isso, explore-as e use-as ao seu favor!

Entre em contato com a empresa onde deseja trabalhar

Identificou uma vaga que contempla tudo o que você espera do seu emprego dos sonhos? Pois então não se acanhe nem fique com medo de entrar em contato com a empresa que a oferece.

Faça justamente o oposto e procure o RH dela para entregar o seu currículo. Mesmo que ele não seja selecionado na primeira tentativa, certamente será adicionado ao banco de dados da companhia e pode ser escolhido em futuras seleções ou vagas temporárias, por exemplo. O importante é dar o primeiro passo e demonstrar o seu interesse em fazer parte do corpo de funcionários da organização.

Organize sua vida pessoal e profissional

Ao decidir dar continuidade à sua formação, mudar de emprego ou começar uma nova carreira, você não pode agir por impulso e, como diz o ditado, dar um passo maior que a perna. O ideal é planejar como será esse período, estabelecendo bem quais serão os passos a serem dados, formulando a sua nova rotina e definindo os seus novos horários.

Assim, evita-se que contratempos, desorganização, falhas de comunicação com terceiros e afins provoquem um desequilíbrio entre a sua vida pessoal e a profissional.

Programe o seu orçamento financeiro

Paralelamente à dica anterior, é importante que você programe o seu orçamento financeiro, especialmente caso saia do seu cargo atual e se desligue da empresa em que atua para tentar novas oportunidades. É que o emprego dos sonhos pode surgir mais rápido do que se imagina e também, infelizmente, demorar um pouco mais do que o previsto.

Logo, se precaver, já contando com esse possível cenário, é a decisão mais acertada para não ter que lidar com perrengues causados por falta de dinheiro. Por isso, antes de tomar decisões arriscadas, planeje uma reserva que assegure não só o pagamento das suas contas em dia, mas, principalmente, o seu padrão de vida e da sua família por, pelo menos, um ano.

Com nossas dicas, você conseguirá se manter persistente e aumentar as suas chances de conquistar o tão almejado emprego dos sonhos. Por isso, siga todas as que listamos neste post e se torne um profissional de destaque!

Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de diversas informações sobre ensino superior e mercado de trabalho que podem ajudá-lo nessa busca!

 

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais