Connect with us

Insights Confiáveis

Pós EAD: como avaliar a qualidade do curso?

A pós EAD é a alternativa para milhares de profissionais progredirem com os estudos e atenderem às exigências de qualificação contínua. Afinal, nem sempre o modelo presencial permite a conciliação entre trabalho, família e aprendizagem.

Essa demanda naturalmente gerou uma oferta volumosa de cursos. Ao longo do tempo, a maioria das instituições migrou total ou parcialmente para a Educação a Distância, sem contar o surgimento de novas organizações já pautadas no modelo.

Por isso, o conteúdo a seguir traz critérios para que os interessados possam encontrar o curso ideal. Leia com bastante atenção e aprenda como realizar uma escolha consciente!

O que é e como funciona a pós EAD?

A pós-graduação lato sensu é uma modalidade de ensino voltada para a continuidade dos estudos realizados na graduação, normalmente com o aprofundamento de um assunto ou com a formação específica para uma determinada função.

O curso é diferente de um mestrado ou doutorado (pós-graduações stricto sensu) por ser mais voltado para o mercado e para o desenvolvimento das atividades do dia a dia dos profissionais.

Por sua vez, a modalidade a distância corresponde à especialização com intermédio dos recursos de informática e conexão de rede. Na prática, o aluno recebe os materiais de estudo e realiza as atividades avaliativas de qualquer dispositivo conectado, sem a necessidade de frequentar uma sala de aula.

Além disso, as instituições de ensino promovem a interação entre os alunos, professores e serviços de secretaria. O que, via de regra, ocorre em plataformas de ensino — ambientes virtuais nos quais os estudantes acessam o conteúdo do curso e executam as tarefas solicitadas.

Quais são as vantagens de uma pós EAD?

O crescimento do mercado de pós EAD é algo perfeitamente explicável com a análise das vantagens do modelo. Entre outras, as razões que levam à procura desses cursos são as seguintes:

  • certificado idêntico ao presencial;
  • flexibilidade de horários;
  • menor custo;
  • ausência de deslocamentos para instituição;
  • disponibilidade permanente do material do curso.

Sendo assim, é recomendável uma avaliação ampla das características do curso e da Instituição de Ensino também para que as vantagens próprias da modalidade a distância não sejam perdidas.

Como avaliar a qualidade da pós EAD?

A qualidade do curso é fruto da combinação de fatores ligados à infraestrutura – mesmo que a distância, conteúdo e metodologia de ensino. Não há, portanto, um único quesito, mas um conjunto, que fornece as condições para que o estudante aproveite a especialização ao máximo. Veja as 6 principais medidas para uma boa avaliação:

Conheça o corpo docente

O auxílio dos professores é um dos principais motivos pelos quais as pessoas não estudam sozinhas e optam por um curso de pós-graduação. Não à toa, o conhecimento e a experiência do corpo docente se traduz em qualidade da formação.

Por isso, ao avaliar, confira o currículo dos profissionais participantes da pós EAD. Cursos de mestrado, doutorado e especialização são indícios de domínio sobre os temas abordados, bem como o exercício de atividades ligadas ao mercado de trabalho.

Investigue o reconhecimento pelo mercado

Um exercício prático para descobrir a qualidade do curso é procurar informações sobre o posicionamento das empresas sobre a Instituição de Ensino. Isto é, os contratantes, de fato, valorizam o certificado da organização?

Nesse sentido, o LinkedIn pode ser um instrumento de pesquisa relevante, a fim de encontrar os ex-alunos e conhecer o estágio de suas carreiras. Com efeito, é possível descobrir qual o perfil das pessoas que procuram a especialização e ver os cargos que elas ocupam atualmente.

Uma segunda via é pesquisar as parcerias da prestadora de ensino com outras entidades. Isso porque a tendência é que boas organizações busquem associações com marcas que agreguem valor, dando fortes indícios da qualidade dos serviços.

Considere a reputação da instituição

O histórico da instituição é um mecanismo seguro para avaliar a qualidade dos cursos. Afinal, a tendência é que, no mínimo, a organização se esforce para manter o nível anualmente.

Assim, caso as opiniões dos ex-alunos sejam positivas, haja bons resultados no Ministério da Educação (MEC) etc., as chances de sucesso são maiores.

Por outro lado, um dado importante é considerar também a reputação do grupo de ensino como um todo. Isso porque muitas instituições são ligadas a organizações com uma atuação mais ampla e participação relevante em outros setores da educação.

Verifique selos e certificações

Uma terceira pista sobre a qualidade dos cursos é a validação por uma entidade especializada em qualidade do ensino. Normalmente, isso ocorre quando a instituição implementa padrões e modelos reconhecidos e, por seguir todos os procedimentos, recebe o selo ou certificado de qualidade.

Atualmente, o reconhecimento do MEC e a presença na lista da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) são quesitos importantes para os cursos de pós-graduação EAD.

Pesquise sobre a infraestrutura do curso

Assim como em um curso presencial, a infraestrutura é um critério importante na pós EAD. Ocorre que, nesse caso, a principal questão é o serviço oferecido digitalmente, como a plataforma de ensino, o suporte de tutores, a abertura de solicitações junto à secretaria etc.

Um ponto de destaque é a utilização de diferentes meios para transmitir o conteúdo. Se a instituição, além do acesso via site, disponibilizar um aplicativo para tablet e smartphone, o aluno terá mais flexibilidade quanto à escolha do local de estudo e aproveitará melhor os intervalos das atividades do dia a dia.

Outro questão é a disponibilidade do serviço. O ideal é que, em qualquer horário, o estudante possa ter acesso aos conteúdos necessários para progredir no curso e, assim, siga o seu próprio ritmo.

Consulte o conteúdo programático

Um último quesito é realmente se aprofundar e conhecer os tópicos que serão abordados na qualificação. Afinal, a formação precisa corresponder às expectativas do estudante, principalmente quando o objetivo é atingir um novo patamar na carreira.

Geralmente, as instituições disponibilizam as informações nas páginas de divulgação e inscrição dos cursos. Assim, basta a consultar para verificar se os temas e as respectivas cargas horárias são compatíveis com as suas necessidades.

Sendo assim, você não encontrará grandes obstáculos para avaliar a pós EAD e encontrar um curso com padrão de qualidade elevado. Então, faça uma checklist e verifique ponto a ponto antes de realizar uma contratação.

Para receber outras dicas relevantes para sua carreira, assine nossa newsletter e acesse nosso conteúdo em primeira mão!

[rock-convert-cta id=”2970″]

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD